Home / Animais / Tudo Sobre O Coala: Características, Nome Cientifico E Fotos

Tudo Sobre O Coala: Características, Nome Cientifico E Fotos

Trouxe um amigo super bacana para você conhecer hoje, ele é meio feinho mas é gente boa. Conheça a partir de agora o Coala, este simpático animalzinho!

Características do Coala

Lamento, mas você não vai poder vê-los aqui pelo Brasil, pois eles são exclusivos das florestas do nordeste e sudeste da Austrália.

Por favor não siga o exemplo do nosso irresponsável Coala, ele não toma nenhum pouco de água, você não deve se deixar levar por este mal hábito. Brincadeiras à parte, este animal não bebe muito liquido, mas extrai a água que está nos alimentos que come. Em casos extremos ele pode recorrer ao liquido para manter-se hidratado.

As folhas de Eucalipto são o que o Coala mais gosta, ele as escolhe a dedo sempre prezando pelas que estão mais novas.

Se você é daqueles (a) que ao ver um animal felpudo logo quer acariciá-lo, saiba que o Coala possui um pelo denso e sedoso, uma carinha de emburrado, focinho curto e olhos separados.

O Coala curte uma vida bem a céu aberto, por isso, não possui casa, ele fica exposto ao clima sem nenhum problema. Ele é o cigano ou hippie do mundo animal!

O estilo de vida do Coala é daquele que todo ser humano queria ter: ele dorme por 14 horas e o restante do tempo gasta comendo.

Para este animal a vida deve ser levada de maneira suave e sem estresse, sendo assim, todos os seus movimentos são beeeeem lentos, para ele ter presa é perca de tempo. Ele e o Bicho Preguiça são paz e amor!

Quando está com vontade de esvaziar a mente e curtir a paisagem bem do alto, o Coala usa suas garras para escalar as árvores e curtir uma vista ampliada da natureza.

O Coala Macho é um pai bem irresponsável, ele não acompanha o desenvolvimento do seu filhote, ao contrário, ele se afasta e deixa todo trabalho para a mãe. Que desleixado!

Cinco Coalas Juntos em um Galho de Árvore
Cinco Coalas Juntos em um Galho de Árvore

Acho bom este animal ficar bem esperto, pois uma espécie de cachorro selvagem chamada de Canis Dingo está sempre de olho nele doido para pegá-lo.

Outros seres que estão de olho neste bicho são os humanos, as atividades de caça e também as queimadas estão deixando cada vez mais este animal perto da extinção.

Nome Científico

Lá vem a ciência querendo complicar a minha e a sua vida: porque eles não inventam nomes mais fáceis? Saiba que o nome dado pelos cientistas aos Coalas é Phascolarctos cinereus!

Até mesmo eu, ao final desta matéria nem vou lembrar de um nome tão complicado como este!

Porque São Marsupiais

Eu já me peguei fazendo esta pergunta para mim mesmo, ao pesquisar sobre o assunto descobri que este nome vem pelo fato de que este animal possui uma bolsa em seu corpo chamada de marsúpio, nela o Coala coloca seu filhotinho e o leva para cima e para baixo. Sabe aquela bolsa que os Cangurus possuem? Então, é a mesma deste animal! Ela fica sempre na região abdominal!

Coala Junto Com o Filhote
Coala Junto Com o Filhote

Curiosidades Sobre o Coala

Direto Para a Bolsa da Mamãe!

Eles permanecem na bolsa da mãe por um bom tempo e quando nascem, automaticamente se arrastam até a mãe para serem colocados no Marsúpio.

Uma Herança Nojenta

Os Coalas possuem um hábito bem nojento: ao crescerem eles precisam adquirir uma bactéria que é responsável pela digestão do Eucalipto, eles a conseguem comendo o vômito e as fezes da mãe. Isso é bem nojento!

Ele É O Que Come

Este bicho come tantas folhas de Eucalipto que acaba pegando o cheiro dessa árvore, estima-se que ele consome 1kg delas.

Urso Coala na Grama
Urso Coala na Grama

Coala Não é Urso

Muitos os chamam de “Urso Coala”, este é um grande erro cometido por pessoas leigas, visto que este animal é um marsupial. Ele não tem nada a ver com ursos!

O nome Coala vem de uma palavra aborígene que significa “não beber”, ou seja, uma referência ao animal que não bebe água.

Pequena Criatura

Um grão de feijão tem o mesmo tamanho de um recém-nascido Coala, eles surgem extremamente pequenos, além disso, nascem cegos; pelados e sem orelha.

Ao passar o período em que o filhote sai da bolsa da mãe, ele permanece nas costas dela, ou então na barriga.

Uma Vida Nas Alturas

Os Coalas permanecem quase que o tempo todo em árvores, dificilmente eles descem para alguma coisa, acredito que nelas eles tenham uma mobilidade bem melhor.

Coala Fotografado Com a Boca Aberta
Coala Fotografado Com a Boca Aberta

Pelugem Dura

O Pelo deste animal é o mais grosso dentre todos os marsupiais, não é nada parecido com aqueles felpudos e que nós gostamos de acariciar.

Redução Populacional

A população deste bicho contava com milhões, agora já não é tudo isso, as atividades de nós humanos destruirão drasticamente esta espécie. Mais uma vez nós impactamos negativamente a mãe natureza!

Fatores como:  a destruição de matas, os acidentes de trânsito e os ataques de cães são um dos que mais matam estes animais, sendo que a intervenção humana fica sempre em primeiro lugar quando o assunto é a degradação da natureza.

Uma outra consequência bastante curiosa que contribui para diminuição populacional dos Coalas é Clamídia, uma doença que afeta nós seres humanos e tem assolado bastante a vida destes bichos.

Os efeitos da Clamídia na vida deste animal é bastante trágica, ele acaba ficando cego, com infecções pulmonares e caso não seja rapidamente medicado, com certeza irá morrer em poucos dias.

Digitais Quase Humanas

Coala Fotografada Se Alimentando
Coala Fotografada Se Alimentando

Você sabia que o Coala possui digitais? É isso mesmo, e melhor ainda, elas são completamente semelhantes à de nós humanos!

Um Intestino Diferenciado

Já ouviu falar em Ceco? Não? Ele é uma parte do sistema digestivo dos Coalas responsável por possibilitar a comilança toda deste animal, afinal de contas, ele come bastante folhas de Eucalipto e para digerir isso tudo precisa de um organismo bastante forte.

E então, será que consegui surpreender você com essas informações sobre o nosso amigo Coala? O quanto já sabia sobre eles?

Espero que tenha gostado desta matéria, em breve novos conteúdos virão e para vê-los é necessário manter-se sempre em contato com este site, obrigado e até a próxima!

Veja também

Planta em Casa

Porque é Importante ter Plantas em Casa?

Para quem gosta de ter um ambiente aconchegante em casa, principalmente para quem trabalha em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.