Home / Animais / Tudo Sobre a Raça Dobermann: Características e Fotos

Tudo Sobre a Raça Dobermann: Características e Fotos

Quem é que nunca sonhou em ter um cachorro para chamar de seu, não é mesmo? Isso porque principalmente aqui no Brasil temos uma cultura muito forte com relação aos cachorros, já que todos amam esses animais e é extremamente comum encontrarmos casas com até mesmo mais de 2 cachorros para as pessoas cuidarem.

Porém, muitas pessoas acabam adotando os animais e não pesquisam nem mesmo quais são as características daquela raça em específico, o que com o passar do tempo pode causar diversas desavenças entre o dono e o animal, já que ambos possuirão personalidades diferentes.

Assim, nós defendemos que você deve sim sempre pesquisar um pouco mais sobre a raça de cachorro que você quer adotar, já que assim fica muito mais fácil de se entender como esse animal se comporta e até mesmo conseguir compreender quais são as necessidades que ele possui ao longo de sua vida.

Portanto, neste artigo vamos falar de maneira mais profunda sobre o dobermann. Continue lendo o texto para saber todas as características desse animal e ainda ver diversas fotos para se inspirar na hora de adotar um cão dessa raça!

Características Físicas

Entender um pouco mais sobre as características físicas de um animal é algo que vai muito além da estética, mas sim ajuda a entender também em qual tipo de espaço ele cabe, como será a alimentação dele e até mesmo se esse animal pode viver no mesmo ambiente que crianças, por exemplo.

Em primeiro lugar, no caso do dobermann podemos dizer que essa é uma raça com porte bem robusto, e é exatamente por isso que ele é visto como um animal bem forte e protetor, apesar de não ter um perfil agressivo na realidade.

Em segundo lugar, a cor do dobermann com certeza é um ponto positivo para quem gosta de cachorros mais escuros, já que a grande maioria dos exemplares da raça é de coloração preta, e isso é algo muito atraente quando levamos em conta o corpo já imponente que essa raça possui.

Raça Dobermann Características

Além de tudo isso, o dobermann posusi uma peculiaridade muito interessante: uma manchinha marrom clara tanto em certa parte da cabeça quanto no focinho, o que o diferencia de outras raças e obviamente faça com que ele se destaque entre todas.

Por fim, podemos dizer que esse é um cão que na fase adulta pode chegar a pesar 45kg e medir cerca de 72cm de altura, e por isso essa raça é considerada de porte médio a grande.

Logo, essas são algumas características físicas que você provavelmente ainda não sabia e são de extrema importância!

Características Comportamentais

Quem pensa que apenas a aparência importa na hora de escolher uma raça de cachorro para adotar está muito enganado. Isso porque uma das principais características para se observar em uma raça antes de adotar é justamente a forma com que o cachorro se comporta, já que ninguém quer adotar um cão agressivo, por exemplo.

Assim, podemos dizer que o dobermann não é o cachorro mais amigável do mundo, isso porque ele não gosta muito de interagir com outros cachorros e muito menos com gatos. Porém, ao mesmo tempo ele gosta muito de brincar e também se dá bem com crianças.

É importante notar que esse cachorro precisa ser treinado ainda enquanto filhote, já que ele é muito enérgico e isso pode acabar fazendo com que ele fique agressivo ou muito bagunceiro com o passar do tempo, o que é um ponto negativo a se levar em consideração.

Além disso, ele é conhecido por ser extremamente territorialista, o que faz com que ele seja um excelente cão de guarda. O dobermann possui um talento nato para proteger e seu corpo é robusto o suficiente para isso, portanto essa também é a raça ideal para quem quer se sentir mais protegido.

Logo, essas são algumas das características comportamentais que você debe saber sobre o dobermann.

Características de Saúde

A saúde é um outro muito importante a ser levado em consideração por quem quer adotar uma nova raça, principalmente porque ela é a responsável por reduzir ou aumentar a expectativa de vida dos animais, e na verdade não podemos fazer nada com relação a isso. Porém, podemos sim influenciar.

Basicamente, o dobermann é um cachorro que não costuma ter problemas de saúde, mas os casos mais recorrentes de doença entre essa raça englobam problemas como por exemplo nos quadris, no coração e até mesmo no sangue, o que pode ser muito preocupante.

Como você já sabe o cachorro não tem capacidade de falar, e muito provavelmente ele pode estar passando por alguma dor e você não consegue saber, e e é exatamente por isso que todos devem ir ao médico sempre que possível para tratar possíveis problemas.

Assim, ao menor sinal de dor e desconforto em alguma das partes que citamos anteriormente, recomendamos que você vá até um médico para saber se a saúde do seu filhotinho está bem.

Dobermann – Curiosidades

Os textos científicos são uma excelente maneira de aprendermos um assunto de maneira mais acadêmica e rebuscada, mas a grande verdade é que muitas pessoas só querem aprender mais sobre os animais sem nenhuma exigência.

Sem problemas! Vamos listar agora algumas curiosidades sobre essa raça tão interessante.

  • Esse é um cachorro que deve ter uma dieta bem balanceada e equilibrada para que ele consiga perder peso da maneira correta;
  • É interessante visitar um veterinário sempre que possível para saber se a  saúde do seu cachorro está bem;
  • É normal o cachorro se sentir deslocado nos primeiros dias, já que ele está literalmente em um ambiente novo;
  • Esse é um cachorro conhecido por ser muito bravo, mas ele também pode ser muito fofo;
  • Essa é a raça excelente para quem quer desafios muito bem pensados que exigem esforço, já que é disso que o doberman gosta.

Portanto, essas são algumas dicas e curiosidades sobre essa raça que você provavelmente ainda não sabia!

Quer aprender mais sobre outros seres? Leia aqui com a gente: Posso Tomar Chá de Hibisco Todos os Dias? Contra Indicações

Veja também

Boiadeiro-Australiano

Top 10 Raças de Cachorros Mais Inteligentes do Mundo

Os cachorros são animais muito inteligentes, que tratam as pessoas com amor e respeito na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *