Home / Animais / Tubarão Martelo Recortado: Sphyrna Lewini, Habitat e Tamanho

Tubarão Martelo Recortado: Sphyrna Lewini, Habitat e Tamanho

Os tubarões são animais de grande porte que causam medo em muitas pessoas, sendo também personagens muito importantes em filmes de terror desde o começo da história do cinema, já que antigamente os ataques de tubarão eram ainda mais frequentes.

Apesar disso, as pessoas se interessam demais pelo universo dos tubarões e cada vez mais querem ter mais informações sobre as espécies existentes ao redor de todo o mundo, já que todas elas parecem extremamente interessantes até mesmo para quem é leigo no assunto.

Um tubarão que vem ganhando maior visibilidade e está passando a ser mais estudado pelas pessoas é o tubarão martelo recortado, conhecido cientificamente como Sphyrna lewini. Porém, ainda não existem muitas informações disponíveis sobre essa espécie.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre o tubarão martelo recortado para que você saiba tudo o que já foi descoberto sobre ele; como por exemplo qual o seu habitat e o tamanho de seu corpo. Por isso, continue lendo para não perder nenhuma informação!

Sphyrna Lewini – Classificação Científica

Saber a classificação científica de um animal é um dos primeiros passos para aprender sobre ele de maneira mais profunda e correta; principalmente poque a classificação científica é o instrumento utilizado para estudar uma espécie por todos os cientistas do mundo, já que ela leva a linguagem universal de nomenclaturas.

Por isso, vamos primeiro analisar um pouco mais a classificação científica do tubarão martelo recortado, assim entenderemos ainda mais qual o seu papel na natureza e quais são as suas características físicas.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Carcharhiniformes
Família: Sphyrnidae
Gênero: Sphyrna
Espécie: Sphyrna lewini

Espécie Sphyrna Lewini
Espécie Sphyrna Lewini

A família da qual esse tubarão pertence, a Sphyrnidae, agrega outras três espécies de tubarão martelo, todas pertencendo ao mesmo gênero do tubarão martelo recortado: o gênero Sphyrna.

Isso significa que essas 3 espécies possuem características muito parecidas, porém esse tubarão se diferencia das outras, já que faz parte de outra espécie. As outras 2 espécies pertencentes ao mesmo gênero do tubarão martelo recortado são: Sphyrna mokarran e Sphyrna zygaena, sendo que a Biologia ainda não possui muitas informações sobre nenhuma delas.

Sphyrna Zygaena
Espécie Sphyrna Zygaena

Portanto, podemos perceber que esse é um animal que provavelmente não existe em abundância na natureza, principalmente porque os cientistas não conseguiram muitas informações sobre a família, gênero e espécie às quais ele pertence, já que não foram encontrados muitos exemplares na natureza.

Apesar disso, ainda temos diversas informações que com certeza vão ampliar a sua mente e te ajudar nos seus estudos sobre os tubarões existentes no mundo!

Habitat do Sphyrna Lewini

Assim como muitas outras informações, o habitat natural do tubarão martelo recortado ainda não está completamente especificado e muito claro, já que ele foi encontrado em diversas localidades diferentes ao redor de nosso planeta, mas em quantidades pequenas de exemplares.

Porém, podemos afirmar que esse tubarão já foi encontrado (e muito provavalmente ainda pode ser) na maioria dos mares de clima tropical e temperado ao redor de todo o globo, o que significa que esse animal gosta de climas temperados e tropicais.

Por isso, pode-se afirmar que esse tubarão não é uma espécie que gosta das águas frias da América do Norte, por exemplo; sendo mais recorrente e presente nos países da América do Sul.

Características Físicas do Tubarão Martelo Recortado

O tubarão martelo recortado, como já é de se esperar, é um animal de porte grande, podendo medir mais de dois metros e chegando a pesar mais de 80 quilos; apesar disso, ele ainda é considerado muito menor do que as outras espécies de tubarão existentes na natureza.

Uma característica adaptativa muito interessante desse animal são os olhos e narinas, que estão nas laterais do rosto do animal, e não na frente. Isso faz com que ele tenha uma visão periférica muito desenvolvida, excelente para os momentos de caça tão presentes em sua vida.

Além disso, assim como a maioria dos tubarões, essa espécie possui o olfato extremamente desenvolvido e aguçado, podendo chegar a sentir o cheiro de sangue dissolvido na água em uma proporção de um milionésimo de sangue para muitos litros de água; com certeza não é aconselhável entrar em águas onde esse tubarão está presente enquanto possuir algum machucado pelo corpo!

Cabeça do Tubarão Martelo Recortado
Cabeça do Tubarão Martelo Recortado

Por fim, uma outra característica que podemos citar é a cabeça desse tubarão; isso porque ela é plana e achatada, o que facilita o nado, deixando-o mais rápido e também faz com que ele faça curvas sem nenhuma dificuldade.

Portanto, podemos dizer que esse tubarão não se diferencia tanto dos outros. Porém, ele possui um porte menor e também os olhos e narinas laterais, que com certeza são um destaque da espécie e uma evolução adaptativa muito interessante.

Estado de Conservação na Natureza

O tubarão martelo recortado está classificado como EN (endangered – em perigo) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. Isso basicamente significa que o animal está perto de ser extinto na natureza em um futuro próximo, sendo o segundo estado mais grave de ameaça, perdendo apenas para o CR, conhecido como “criticamente em perigo” em português.

Isso basicamente significa que em pouco tempo não serão mais encontrados exemplares do tubarão martelo recortado na natureza, e como sempre, a extinção desse animal é resultado da ação humana. A extrema poluição dos mares e caça ilegal e desenfreada a diversas espécies de tubarão são a causa da futura extinção dessa espécie, que provavelmente será levada para cativeiro para que cientistas tentem aumentar o número de exemplares na natureza.

Portanto, podemos ver como a ação humana e a falta de noção do impacto que temos na natureza está afetando cada vez mais as espécies de animais, principalmente porque atualmente existem 3.219 espécies animais que se encontram na mesma categoria do tubarão martelo recortado de acordo com a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais).

Quer saber um pouco mais sobre outras espécies de tubarão? Não se preocupe, temos o texto certo para você! Leia também em nosso site: Quais Praias Têm Tubarão no Brasil? Como Evitar um Ataque?

Veja também

Como Calcular a Idade de Um Cachorro?

Saber como calcular a idade de um cachorro não é uma tarefa das mais simples. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *