Home / Animais / Tubarão Mako: É Perigoso? Ele Ataca? Características e Fotos

Tubarão Mako: É Perigoso? Ele Ataca? Características e Fotos

Existem duas espécies de tubarão mako, que são parentes próximos dos grandes tubarões brancos, o mako de barbatana longa e o de barbatana curta, mas hoje vamos falar e conhecer mais especificamente sobre o fascinante tubarão mako de barbatana curta já que o de barbatana longa é muito raro.

Uma característica que diferencia esse tubarão é sua velocidade: o tubarão mako mantém o recorde de ser o tubarão mais veloz do mar e está entre os peixes de natação mais rápidos do mundo. Além de também ser considerado um tubarão ameaçador. Vamos ver mais sobre isso?

Quão Rápido os Tubarões Mako Nadam?

O tubarão mako (isurus oxyrinchus) tem uma velocidade sustentada de 32 km por hora, mas pode dobrar ou triplicar essa velocidade por curtos períodos de tempo. O mako pode acelerar de forma confiável a 74 km, e alguns desses indivíduos podem até atingir 96 km.

Seus corpos com formato longo e fino permitem que os tubarões mako subam através da água a uma velocidade rápida. Os tubarões mako também possuem escamas pequenas e flexíveis que cobrem seu corpo, permitindo que controlem o fluxo de água sobre a pele e minimizem o arrasto.

E os tubarões mako não são apenas rápidos, eles também podem mudar de direção em uma fração de segundo. Sua notável velocidade e manobrabilidade os tornam predadores letais.

Características do Tubarão Mako, Habitat e Reprodução

O tubarão mako tem em média 3 metros de comprimento e 136 kg, mas os indivíduos maiores podem pesar bem mais de 450 kg. Esses tubarões possuem um dorso cinza-azulado escuro e uma barriga branca.

Os tubarões mako têm focinhos cônicos e corpos cilíndricos, o que minimiza a resistência à água, como dito acima, e os torna hidrodinâmicos. A barbatana caudal é lunar em forma, como uma lua em forma de lua crescente. Uma crista firme logo à frente da nadadeira caudal, chamada quilha caudal, aumenta a estabilidade da nadadeira ao nadar.

Os tubarões mako têm grandes olhos negros e cinco longas fendas branquiais de cada lado. Seus dentes longos geralmente se projetam de suas bocas.

Tubarão Mako Características

Não se sabe muito sobre a reprodução de tubarões mako. No entanto, os tubarões mako crescem lentamente, levando anos para atingir a maturidade sexual. Os machos atingem a idade reprodutiva aos 8 anos ou mais e as fêmeas levam pelo menos 18 anos. Este ciclo de vida prolongado torna a população de tubarões mako extremamente vulnerável a práticas como a sobrepesca.

Os tubarões  mako acasalam, portanto a fertilização ocorre internamente. Seu desenvolvimento é ovovivíparo, com filhotes se desenvolvendo em um útero, mas nutridos por um saco vitelino em vez de uma placenta. Sabe-se que os jovens tubarões mako melhor desenvolvidos canibalizam seus irmãos menos desenvolvidos no útero, uma prática conhecida como oofagia.

A gestação leva até 18 meses, quando a mãe dá à luz uma ninhada de filhotes vivos. As ninhadas de tubarões mako têm entre 8 e 10 filhotes, mas ocasionalmente até 18 podem sobreviver. Após o parto, o mako fêmea não acasala novamente durante até mais de 18 meses.

Os dois tipos de tubarões mako diferem ligeiramente nas suas áreas e habitats. Os tubarões mako de barbatana curta são considerados peixes pelágicos, o que significa que habitam a coluna de água, mas tendem a evitar as águas costeiras e o fundo do oceano. Já os mako de barbatana longa são epipelágicos, o que significa que habitam a porção superior da coluna de água, onde a luz pode penetrar.

Os tubarões mako habitam águas temperadas tropicais e quentes, e dificilmente são encontrados em águas mais frias. Eles são peixes migratórios, tanto que estudos de identificação de tubarões documentam que os tubarões mako percorrem distâncias de 3218 km e mais. Eles são encontrados nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, em latitudes até o sul do Brasil e até o norte do nordeste dos Estados Unidos.

E no quesito alimentação, esses tubarões costumam desfrutar de um jantar recheado de peixes excepcionalmente rápidos na natação, como atum altamente desenvolvido e peixe-agulha. Isso não é tudo. Estes tubarões desfrutam dos sabores de tubarões azuis, golfinhos, lulas, cavalas, botos e tartarugas marinhas. Eles definitivamente têm diversas preferências alimentares.

Classificação do Tubarão Mako

Eles pertencem à família da cavala ou dos tubarões brancos. Os tubarões da cavala são grandes, com focinhos pontiagudos e longas fendas branquiais, e são conhecidos por sua velocidade também.

A família dos tubarões-cavala e também dos tubarões mako inclui apenas cinco espécies vivas: lamna nasus, lamna ditropis, isurus oxyrinchus, isurus paucus e grandes carcharodon carcharias.

Eles são Perigosos?

Qualquer tubarão grande, incluindo o mako, pode ser perigoso quando encontrado. Os tubarões mako têm dentes longos e afiados, e podem ultrapassar rapidamente qualquer presa potencial graças à sua velocidade. No entanto, os tubarões mako normalmente não nadam nas águas rasas e costeiras onde ocorrem a maioria dos ataques de tubarões.

No entanto, houve relatos de tubarões mako atacando humanos; no entanto, é muito raro que um desses tubarões ataque sem provocação humana. Devido ao tamanho e poder desses peixes, alguns desses ataques foram fatais, mas os tubarões mako não estão sinceramente interessados ​​em se alimentar de humanos.

Quando um humano foi ferido por um desses tubarões, é muitas vezes depois de o terem  capturado no final de uma linha de pesca. Eles são conhecidos por ferir os pescadores e danificar os barcos. Por fim, a conclusão é que a motivação para um ataque desse tubarão é por provocação, ou melhor, por se sentir ameaçado por nós humanos. Em mais de alguns casos, também culpam o erro humano, como o dos pescadores de o arrastarem em seus barcos.

Interação com Humanos

As atividades humanas, incluindo a prática desumana de barbatanas de tubarão, estão gradualmente empurrando os tubarões mako para uma possível extinção. Os tubarões makos não estão ameaçados neste momento, mas ambos os dois tipos de tubarão mako são classificados como espécies “vulneráveis”.

Os humanos culpam injustamente esses makos, mais especificamente o de barbatana curta, pelo esgotamento de outros animais pescados popularmente, como o atum e a cavala. Na verdade, esses tubarões são vítimas frequentes da pesca comercial e recreativa. O desejo humano por sopa de barbatana de tubarão causou uma diminuição exponencial da população de tubarões mako. Os makos sofreram com a colheita, e muitas vezes se tornam vítimas de empresas que pescam espadarte e atum.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *