Home / Animais / Comportamento da Marmota, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Comportamento da Marmota, Hábitos e Modo de Vida do Animal

As marmotas são animais adaptados a climas frios. Eles são capazes de viver em lugares onde há pouca vegetação e de escavar em solo pedregoso e congelado. Vivem a altitudes de 400 a 500 m. acima da linha da floresta nas montanhas alpinas central e ocidental da Europa. Marmotas são encontradas ao norte do México e na Eurásia, desde os Alpes Europeus até a Ásia central norte , o Himalaia e o nordeste da Sibéria até a Península de Kamchatka.

As marmotas pertencem à família dos esquilos (Sciuridae) da ordem Rodentia . Os parentes vivos mais próximos das marmotas são esquilos e cães da pradaria . A história evolutiva das marmotas é registrada na América do Norte por fósseis de espécies extintas do final da época do Mioceno. Na Eurásia, não há evidências anteriores à época do Pleistoceno.

Características das Marmotas

A cor do pelo das marmotas alpinas é uma mistura de loiro a avermelhado a cinza escuro. Seus corpos são roliços e resistentes e têm uma altura de 18 cm. A massa corporal muda drasticamente de estação para estação. Antes da hibernação no outono, o peso médio dos machos  e  fêmeas gira em torno dos quatro quilos e meio. Na primavera, o peso médio dos machos  e fêmeas é de menos de três quilos. Especializado em escavar, o polegar de uma marmota alpina tem uma unha, enquanto todos os outros dígitos têm garras.

A reprodução não é necessariamente anual e depende do peso da fêmea dominante de um grupo (pois ela é a única fêmea a se reproduzir) após a hibernação. As marmotas acasalam logo após emergirem da hibernação. A maioria das marmotas produz jovens todos os anos, mas a marmota olímpica (Marmota olympus) das montanhas olímpicas dos Estados Unidos produz jovens a cada dois anos.

Marmota Características

A gestação leva aproximadamente 33 a 34 dias. As ninhadas variam em número de jovens de um a sete, cada um pesando cerca de 29 g. ao nascer. O cabelo começa a crescer após 5 dias e os olhos se abrem em torno do 23º dia. Após o nascimento, os jovens são escondidos em tocas pela mãe e não saem até serem desmamados (cerca de 40 dias). Os jovens tornam-se sexualmente maduros por volta dos 2 anos de idade. A expectativa de vida de uma marmota alpina é de 15 a 18 anos.

Comportamento da Marmota, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Modo de Vida – As marmotas são ativas durante o dia e são quase inteiramente vegetarianas. A marmota do Alasca (Marmota broweri ), que pasta na vegetação de tundra com baixo teor de nutrientes, deve procurar áreas produtivas de forragem, onde compete indiretamente com outros pastores de mamíferos, incluindo caribu (Rangifer tarandus), ovelha de Dall (Ovis dalli) e ratazanas .

As marmotas  passam a primavera e o verão engordando o máximo possível em preparação para o inverno. Por volta de outubro, esses animais entram na toca e fecham a entrada com feno e grama. Ao hibernar, a temperatura cai drasticamente. A respiração diminui para 2-3 respirações por minuto. As temperaturas dos adultos são mais quentes que os mais jovens, de modo que os pais e os filhos mais velhos controlam a temperatura dos jovens abraçando-os perto deles. A termorregulação também beneficia os adultos, ajudando-os a conservar sua própria energia. Cerca de uma vez a cada 10 dias, os ocupantes da toca acordam por um curto período de tempo. Este despertar eleva a temperatura e evita o congelamento.

Hábitos – Algumas marmotas, como a marmota alpina ( Marmota marmota ) e a marmota-verde (Marmota caligata) do noroeste da América do Norte são gregárias e sociais, mas outras, incluindo a marmota canadense ( Marmota monax), são solitárias. Todos hibernam no inverno, a maioria deles profundamente, embora alguns possam emergir de suas tocas por curtos períodos em dias amenos de inverno. Durante a hibernação, eles vivem de reservas de gordura acumuladas durante o verão. A marmota Hoary hiberna por até nove meses, suas reservas de gordura equivalem a 20% do seu peso corporal total.

A base para as marmotas alpinas é uma toca subterrânea, transmitida por muitas gerações de uma única família. Nestas tocas, há túneis de 8 a 10 pés, que levam a uma grande sala chamada den, onde toda a família hiberna durante os meses de inverno.

Comportamento – As marmotas são bem conhecidas por suas disposições amigáveis. Marmotas vive em grupos familiares monogâmicos constituídos por um par de reprodução dos pais e muitos de seus descendentes (geralmente 15-20 indivíduos). Os jovens são muito brincalhões e todas as idades se envolvem em cumprimentos nariz a nariz. Eles cuidam um do outro. As marmotas  também têm um sistema social em que um indivíduo senta e olha em volta como se estivesse em “guarda”. Se algum inimigo for visto, o “guarda” avisará a colônia com um apito agudo. Embora as marmotas alpinas sejam amigáveis em suas famílias, elas se tornam hostis quando um estranho entra em seu território. A fêmea é particularmente feroz quando se trata de proteger seu território.

Uma marmota alpina marca seu território borrando uma secreção de suas glândulas da bochecha em rochas e árvores. As glândulas anais emitem uma substância fétida usada durante as brigas.

Dieta das Marmotas

As marmotas são herbívoras, comendo principalmente folhas e flores. Porque eles não gastam muito tempo mastigando, marmotas preferem caules mais macios, a fim de digerir com mais facilidade. Como muitos roedores, as marmotas alpinas são capazes de comer plantas que envenenariam outros mamíferos.

Dieta das Marmotas

Interação com Humanos

Na Alemanha, marmotas são consideradas uma iguaria. Moradores dos Alpes gostam de usar os dentes de marmota amarelo-alaranjado para decorar cintos.

Marmota poderiam potencialmente se tornar em perigo devido à caça maciça. Somente na Áustria e na Suíça, 6.000 marmotas são mortas anualmente como troféus.

A “gordura mankei” ou a gordura da marmota há muito são consideradas um alívio para os desconfortos artríticos. Como as marmotas vivem o inverno inteiro em covas úmidas e frias e nunca mostram sinais de reumatismo, os residentes alpinos acreditam que é a gordura que deve lhes proporcionar imunidade. Por cerca de 100 anos, as pessoas esfregavam gordura de marmota em seus corpos para aliviar a artrite.

Veja também

Anêmona: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

A anêmona do mar faz parte do filo cnidaria, como as águas vivas, e é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *