Home / Animais / Tubarão Cabeça-Chata: é Perigoso? Ele Ataca? Características e Fotos

Tubarão Cabeça-Chata: é Perigoso? Ele Ataca? Características e Fotos

O mundo animal é repleto de criaturas encantadoras, imponentes e, às vezes, assustadoras. Esse é justamente o caso do tubarão cabeça-chata (Carcharhinus leucas), que consegue reunir as três características em sua existência!

Essa provavelmente é a espécie de tubarão mais perigosa do planeta, sendo responsável por grande parte dos ataques a seres humanos de que se tem conhecimento!

Estamos falando de um exímio caçador, e que está presente em algumas das costas mais frequentadas por turistas, e repletas de banhistas, o que aumenta ainda mais os índices de mortalidade desse poderoso predador marinho.

Geralmente, locais onde eles costumam aparecer deixam avisos a vista para os banhistas, informando que o local não é indicado para mergulho. Ainda assim, infelizmente, muitas pessoas desrespeitam os avisos, e colocam suas vidas em risco.

Tudo O Que Você Precisa Saber a Respeito Do Tubarão Cabeça-Chata!

Esse tubarão também pode ser chamado de Tubarão-Touro, e é o mais agressivo dentre as espécies. Ele representa um risco especial para os humanos, se compararmos com outras raças, porque está sempre em locais bem movimentados.

• Caçador:

Esse animal tem uma incrível habilidade para caça. Por isso os ataques de tubarão cabeça-chata são tão mortais! Quando ele consegue alcançar a sua presa, as chances de escapatória são mínimas – para não dizer nulas!

O mais comum é que o animal comece a sacudir a cabeça de forma violeta, enquanto tenta desmembrar a sua caça. Isso, num ataque a seres humanos, faz com que a morte aconteça rapidamente.

Eles possuem uma grande capacidade de viverem em águas com bairro teor salino. Também por isso são tão comuns nas costas, sendo encontrados em mares cubanos e americanos.

No Brasil a espécie aparece principalmente no Recife. A praia de Boa Viagem é um dos locais onde os tubarões desse tipo mais realizaram ataques a seres humanos.

Medidas, Peso e Hábitos do Animal!

O tubarão cabeça-chata pode chegar a medir 3 metros de comprimento, e o peso pode chegar a 13 quilos para a fêmea e 100 quilos para o macho. A gestação desse animal dura em média 1 ano, gerando 12 ou 13 filhotes.

Eles vivem em uma profundida média de 30 metros, mas não é raro encontrar o animal nos locais bem rasos. O maior risco para mergulhadores e banhistas é se deparar com esse animal em locais muito escuros do mundo subaquático.

Tubarão Cabeça-Chata Nadando Próximo a uma Equipe de Mergulhadores
Tubarão Cabeça-Chata Nadando Próximo a uma Equipe de Mergulhadores

O tubarão cabeça-chata não enxerga muito bem. na verdade, ele é quase completamente cego por natureza! Mas, todos os outros sentidos são extremamente aguçados, e é por isso que ele possui uma facilidade imensa em identificar suas presas.

• Ataques entre si:

A agressividade desses animais é tamanha que eles podem caçar até mesmo entre si, ou seja, se alimentar de carnes da mesma espécie. Muitas vezes isso acontece por disputa de território.

Além disso, eles comem outros peixes, tubarões e mamíferos em geral, sendo um predador perigosíssimo para diversas espécies, inclusive, como já vimos, para o próprio homem.

• Expectativa de vida:

Apesar de ser um animal “durão”, a expectativa de vida dele não é muito grande. Os tubarões dessa espécie costumam viver até os 14 anos, o que é bem pouco, principalmente se comparado aos outros animais marinhos.

Mergulhando com Tubarões: Onde é Possível ver esses Animais de Perto?

Mesmo sabendo do potencial de caça desse animal – e que os seres humanos são um de seus petiscos favoritos – há quem busque por locais para fazer mergulho com essas feras marinhas. E acredite: isso é possível.

É claro que para isso você deve contar com uma equipe altamente preparada, mergulhadores experientes, biólogos e especialistas em comportamento da espécie, além de uma série de outros métodos que assegurem o bem-estar.

Em Cuba, especificamente Em Santa Lucia, existem passeios que permitem que o turista mergulhe em locais repletos desses animais. Em alguns lugares da costa africana também é feito o mergulho.

Em alguns casos, os turistas são colocados em jaulas muito potentes, e completamente revestidas por um material forte e transparente. Essas jaulas são submersas na região onde estão os tubarões, e um pouco de sangue é liberado no mar para aguçar os animais.

É comum que durante essa atração os tubarões ataquem as jaulas, e tentem, a todo custo ter acesso às criaturas ali presas. Alguns biólogos questionam esse tipo de atividade pois causa grande estresse aos animais, além de ser altíssimo risco.

Nas Bahamas, mergulhadores também conseguem se aproximar dos tubarões, muitas vezes soltos, munidos apenas do equipamento de mergulho e de uma caixa com peixes, que servem para distrair os animais.

Por que os Tubarões Atacam às vezes e Outras não?

A razão pela qual os tubarões cabeça-chato atacam em algumas circunstâncias, mas não em outras, é que se trata de animais oportunistas. isso significa que eles têm interesse em presas que aparentam vulnerabilidade.

Quando encarados por mergulhadores profissionais, dificilmente o animal se sentirá disponível para o ataque. Mas quando avista mergulhadores distraídos, banhistas e turistas que nem imaginam o risco…o tubarão cabeça-chata encontra a oportunidade perfeita para uma refeição.

Tubarão Cabeça-Chata Nadando em Direção a um Mergulhador
Tubarão Cabeça-Chata Nadando em Direção a um Mergulhador

• Curiosidades:

Esse é um animal que, apesar de sua agressividade, é encantador, e deve ser preservado. Se trata de uma das raras espécies que conseguem transitar entre águas salgadas e doces!

Essa característica hibrida faz com que os tubarões do tipo cabeça-chata sejam encontrados também no rio Amazonas.

Outra curiosidade a respeito desse animal é que estamos falando da criatura que possui o maior índice de testosterona no organismo. Inclusive, as fêmeas possuem uma quantidade gigantesca desse hormônio – que é essencialmente masculino.

• Dentição:

Dentição do Tubarão Cabeça-Chata
Dentição do Tubarão Cabeça-Chata

Os dentes são perfeitos para caça. Os inferiores são em formato de prego, que ajudam a prender a presa na boca, enquanto os superiores são um estilo de serra, que ajudam a cortar a carne, tornando esse animal ainda mais mortal!

• Predadores:

Os predadores do tubarão cabeça-chata são tubarões maiores do que ele e o homem, que infelizmente tem colocado a sobrevivência de muitos animais em risco ao destruir os habitats, poluir mares e rios e também ao realizar a caça predatória.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *