Home / Animais / Qual a Importância dos Equinodermos Para o Ser Humano?

Qual a Importância dos Equinodermos Para o Ser Humano?

Você já ouviu falar nos equinodermos? Se você deseja saber um pouco mais sobre esse grupo de animais, continue lendo esse artigo e amplie os seus conhecimentos.

Para uma melhor classificação dos seres vivos, há uma nomenclatura específica padronizada dividida em: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e espécie. Dentre os Invertebrados, existem 33 filos. No entanto, para conhecimento didático, aprendemos apenas oito.

Fotos dos Equinodermos
Fotos dos Equinodermos

O filo que destacaremos nesse artigo é o dos equinodermos. Esse filo que também é chamado de Echinodermata, reúne mais de 6 mil espécies de animais, ao quais são divididos em cinco classes, que veremos a seguir.

Características dos Equinodermos

Assim como qualquer filo animal, os equinodermos possuem algumas características que são relevantes para o seu estudo. A primeira que é importante destacar é a sua simetria radial, e os seus lentos movimentos. Isso é bem característico de animais mais primitivos.

A seguir vamos detalhar outras particularidades desse filo.

  • Sistema Ambulacral

Também é conhecido como sistema hidrovascular, que é formado por alguns tubos que possuem paredes musculares e prolongamentos, chamados de pés ambulacrários.

Esse sistema, que é exclusivo desse filo animal, confere atuação na respiração, percepção do ambiente, captura do alimento, excreção e locomoção. Ele necessita de força hidráulica (pressão da água) para poder funcionar.

  • Epiderme

A cobertura do corpo dos equinodermos é feita por uma epiderme bastante delgada. Grande parte das espécies que compõe esse grupo possuem espinhos, que são ligados ao seu endoesqueleto (esqueleto interno).

A presença desses espinhos está diretamente ligada a sua locomoção e a proteção contra possíveis predadores. Em um grupo ainda menor, nos espinhos é possível encontrar o que chamamos de pedicelárias, estruturas que auxiliam na remoção de detritos que venham a se acumular no animal.

  • Dieta dos Equinodermos

Em geral, a dieta dos equinodermos é considerada bastante variada de acordo com cada espécie. Como exemplo, temos a alimentação das estrelas do mar, que em sua preferência de dieta estão, ostras, corais, mexilhões, entre outros pequenos animais.

Já os ouriços do mar preferem uma dieta voltada para o consumo de algas marinhas e pequenos animais.

  • Reprodução dos Equinodermos

Os equinodermos apresentam sexos separados, sendo assim classificados como animais dioicos.

  • Regeneração

Você sabia que os equinodermos podem se regenerar? Sim, essa é uma das características mais curiosas que esse filo possui. Nesse sentido, em alguns casos onde parte do seu corpo sofrem algum dano, eles conseguem regenerá-la.

  • Visão

Os equinodermos possuem olhos primitivos e simples, que se localizam na extremidade de cada braço do animal. No entanto, seus receptores apenas captam a luminosidade do ambiente em que ele se localiza.

As Cinco Classes dos Equinodermos

Aqui iremos falar um pouco sobre cada uma das classes dos equinodermos e seus principais representantes.

  • 1 – Asteroidea

Talvez esse seja o representante mais conhecido: a estrela-do-mar. Ela que possui cinco braços que se assemelham a raios. Elas podem realizar autotomia.

  • 2 – Echinoidea

Essa classe conta com um corpo praticamente esférico, que também são móveis e com espinhos que podem ser bem grandes e também móveis, como é o caso dos ouriços, por exemplo. Ou também podem ser espinhos menos e fixos, como as bolachas-do-mar.

Estrela do Mar na Areia da Praia
Estrela do Mar na Areia da Praia
  • 3 – Ophiuroidea

Essa classe conta com animais de corpo estrelado, contendo espinhos curtos ou mais alongados, que se localizam nos braços. Apresentam um disco central que estão mais delimitados. São exemplos de animais dessa classe as serpentes do mar.

  • 4 – Holothuroidea

Animais que apresentam o corpo no formato cilíndrico, não têm espinhos e também não possuem braços. Um exemplo são os pepinos-do-mar.

  • 5 – Crinoidea

Não possuem espinhos, têm os braços ramificados e o corpo no formato estrelado, como é o caso dos lírios-do-mar, por exemplo.

Peculiaridade das Estrelas-do-Mar

Uma característica bastante particular do grupo das estrelas-do-mar, que corresponde aos equinodermos mais conhecidos, é que elas possuem um disco central, em que fica localizado o seu sistema nervoso. Nesse caso, se a estrela for partida e a parte retirada tiver uma parte do disco central, ela poderá se transformar em uma nova estrela.

Elas se alimentam, basicamente, de mariscos, e demais moluscos pequenos. Com a ajuda dos seus pequeninos pés, ela força as conchas de ostras para que possa abri-las. Depois disso, ela vira seu estômago do lado avesso para lançar o suco digestivo por dentro das conchas.

Feito isso, é hora de engolir a massa que se formou, ou seja, o corpo daquele molusco que já foi digerido.

Sistema Digestivo dos Equinodermos

Tipos de Equinodermos
Tipos de Equinodermos

Esses animais contam com um sistema digestivo completo. Ou seja, depois da boca, vem o esôfago, o estômago, seguido pelo intestino e, por fim, o ânus. No caso dos ouriços-do-mar, eles possuem a boa na face oral (parte inferior). Além de uma estrutura raspadora que conta com 5 dentes, que recebe o nome de lanterna-de-Aristóteles.

É por meio dessa estrutura que esse animal obtém os alimentos. Além disso, também é o que causa a corrosão na rocha onde esse animal irá se instalar. Enquanto isso, o ânus fica na face oposta, denominada aboral, que se encontra na parte superior.

Características do Sistema Circulatório

Estrelas do Mar
Estrelas do Mar

Nesse caso, o sistema circulatório é rudimentar ou ausente. Ademais, a distribuição dos materiais acontece por meio da cavidade celomática. Quanto à excreção, esta acontece diretamente por meio da água presente no sistema ambulacrário, não existindo qualquer outra estrutura de excreção específica ou especializada.

Qual a Importância dos Equinodermos Para o Homem e Para a Natureza?

Equinodermos Estrela do Mar
Equinodermos Estrela do Mar

Todos os seres vivos possuem uma grande importância dentro do nosso imenso ecossistema, justamente pelo fato de que cada um ocupa um local, e desempenha funções específicas para o equilíbrio de todo o sistema.

Para o ser humano, os equinodermos não possuem uma importância muito significativa, tendo ainda uma considerável relevância em algumas culturas antigas europeias, onde eram usadas como alimentos.

As vísceras de muitos equinodermos servem para a pesca, sendo usadas como iscas para peixes.

Já para a questão ecológica, os equinodermos possuem um papel fundamental, pois ele é um predador no topo da sua cadeia alimentar. Nesse caso, qualquer alteração em sua população irá afetar todo o seu ecossistema.

Veja também

Comportamento do Vombate, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Você já ouviu falar do vombate? Caso não, pode ficar tranquilo. Este animal não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *