Home / Animais / Tipos de Aranha: Lista de Espécies no Brasil e no Mundo

Tipos de Aranha: Lista de Espécies no Brasil e no Mundo

O que é Uma Aranha?

As aranhas são um dos insetos mais terríveis. O medo de aranhas não é tão estranho, porque o ponto de ser mordido por ela é perigoso às vezes.

As aranhas que encontram abrigo nas casas não são venenosas, mas causam algumas erupções cutâneas e alergias na pele. Conhecer mais sobre a espécie, a natureza dela e se ela é tóxica poderia acabar com o medo delas.

As aranhas contêm o nome científico “Araneae”. Eles são os artrópodes que respiram com ar e têm oito patas e quelíceras com presas que injetam veneno. Eles são a ordem mais significativa de aracnídeos, e eles ocupam o sétimo lugar na diversidade total de espécies entre as outras ordens de organismos.

Aranhas e pessoas: Como as aranhas ajudam as pessoas? Não é mais engraçado fazer uma pergunta como essa? Mas elas ajudam as pessoas consumindo a maioria dos insetos em casa.

Pode soar inútil, mas se livrar de insetos é uma grande tarefa para manter uma casa saudável e limpa. O assustador e aterrorizante inseto de oito patas gira uma teia pegajosa para prender a presa sem esforço.

Além disso, o veneno da aranha é usado como remédio. Aranha é um antigo símbolo de mistério, poder e crescimento. O antigo símbolo das aranhas pode ser contemplado com sua teia. Assim, como a aranha tece sua teia, temos que girar nossa vida. A aranha como um símbolo significa que nossas escolhas constroem nossa experiência.

Lista de Espécies no Brasil e no Mundo

As aranhas variam em uma imensidão de cores. As aranhas coloridas geralmente são encontradas em jardins e são aranhas pretas, aranhas amarelas, aranhas alaranjadas, etc. Diferentes tipos de aranhas ou  de espécies diferentes possuem um nome científico cada baseado em sua habitação, veneno, cor, a família a que pertencem, etc.

Aranha-Lobo

Eles pertencem à família chamada Lycosidae e ganharam o nome de uma antiga palavra grega que significa “lobo”. Eles são predadores vigorosos e flexíveis com visão excepcional.

Vivem em isolamento e caçam sozinhos e não tecem teias. Alguns são caçadores astuciosos que atacam a presa assim que a encontra ou a persegue a curta distância. Mas algumas dessas aranhas esperam que a presa passe.

Aranhas Saltadoras

Eles constituem a família Salticidae. A família compreende grosseiramente 640 tipos descritos e cerca de 6000 e mais espécies descritas de aranhas.

Embora elas normalmente se movam de maneira não notável e razoavelmente lenta, a maioria das espécies é capaz de dar saltos responsivos, particularmente durante a caça, mas às vezes com uma resposta a ameaças inesperadas ou passando por longas lacunas.

Tanto os pulmões quanto o sistema traqueal são muito bem desenvolvidos; eles usam ambos os sistemas. Aranhas saltadoras têm a melhor visão entre os artrópodes. Seu padrão de olho geralmente reconhece aranhas saltadoras; em comum têm quatro pares de olhos, sendo o par mediano anterior particularmente grande.

Aranha Caçadora

As aranhas caçadoras pertencem à família Sparassidae que anteriormente era conhecida como Heteropodidae. Essas aranhas adquirem o nome de seu modo e velocidade de caça.

Elas se parecem muito com um caranguejo e são muito grandes, são mais frequentemente referidos com o nome de aranhas caranguejo gigantes. Algumas espécies de aranha caçadora pode usar uma forma incomum de locomoção. Elas podem ser vistos principalmente em regiões tropicais.

Aranha-Teia-De-Funil

Essas aranhas constroem uma teia de lençol de seda em forma de funil, depositam-se nela e esperam na pequena extremidade do funil que os insetos caiam em sua teia.

Elas constroem suas teias perto de habitações humanas. As aranhas australianas do funil são diferentes desta, mas é compreendida como a mais maléfica aranha do mundo. São distribuídas pela Europa e Ásia Central; elas também são encontradas nos Estados Unidos e no Canadá.

Aranha da Casa

As aranhas da casa referem-se àquelas aranhas que vivem da habitação humana. Eles tendem a viver em ambientes fechados e em lugares escondidos. A maioria das aranhas pertence a esta categoria. Eles são os mais comuns que você vê em casa.

Aranha Violinista

As aranhas violinistas são conhecidas como rabecas, violetas ou ceifadoras, pertencem ao grupo de aranhas venenosas por sua mordida que, às vezes, causa um conjunto característico de sintomas conhecidos como loxoscelismo.

As aranhas são identificadas como membros da família Sicariidae. Embora elas tenham um mau estado, elas geralmente não são violentas.

As aranhas reclusas marrons variam entre 6 e 20 milímetros de tamanho, mas podem crescer mais. Enquanto tipicamente de marrom claro a médio, eles variam em cor de esbranquiçado a marrom escuro ou cinza escuro. Esta é uma aranha altamente venenosa.

Aranha Caranguejo das Flores

As aranhas Caranguejo das Flores são na maior parte venenosas e são encontradas raramente. Elas são chamadas como Misumena Vatia. Essas aranhas são conhecidas por seu uso de camuflagem.

Seus corpos são normalmente estéreis de pigmento, e isso os fazem parecer brancos e puros. Por exemplo, quando em pé sobre uma flor dourada, estes podem produzir um pigmento temporário amarelo ou laranja para se misturar com a flor.

Uma vez que se afasta da flor, excreta o pigmento e retorna à sua coloração branca normal.

Aranha Pequena

Aranha Pequena
Aranha Pequena

Aranhas pequenas não são específicas; eles vêm na maioria das espécies. Algumas aranhas de lobo também são pequenas em tamanho.

Aranhas violinistas variam de 6 milímetros a 20 milímetros, e eles vêm sob a classe de pequenas aranhas. Aranhas que são menores em tamanho são nomeadas como pequenas aranhas, e não com qualquer outra classificação.

Aranha de grama, aranha de casa, aranha de caranguejo, aranha saltadora, etc. pertencem a esta classe.

Aranha de Jardim

As aranhas do jardim possuem o nome científico de Argiopeaurantia, são comumente chamadas de aranhas de jardim amarelas, aranhas de jardim pretas e amarelas, aranha dourada, aranha de milho etc.

É comumente encontrada nos Estados Unidos, Havaí, Canadá do Sul, México e América Central. As aranhas de jardim masculinas variam de 5 a 9 mm e as aranhas de jardim femininas variam de 19 a 28 mm. O veneno é inofensivo para os seres humanos.

Viúva-Negra

As que estão no Brasil, não são iguaizinhas às que passam nos filmes da TV: Geralmente, são pretas com manchas marrons. Existem cerca de 30 espécies dessa aranha. Sua picada acontece quando, na maioria das vezes, ela é suprimida com o corpo humano esmagando-a.

A maioria dos ataques acontece na região Nordeste e em todos os casos são as fêmeas que picam.

Veja também

Tartaruga De Aquário

Tartaruga De Aquário: Como Cuidar, O Que Dar Para Comer E Fotos

A gama de animais de estimação é muito grande pra escolher, e entre alguns dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *