Home / Animais / O que Aranhas Pequenas Comem? Como é sua Alimentação?

O que Aranhas Pequenas Comem? Como é sua Alimentação?

A menor aranha do mundo é a colombiana Patu digua, da família Symphytognathida, do tamanho da cabeça de um alfinete. Considerando que entre os aracnídeos os machos tendem a ser menores que as fêmeas, supõe-se que possam ser ainda menores.

O que Aranhas Pequenas Comem? Como é sua Alimentação?

Pode-se afirmar, sem hesitação, que aranhas comem insetos, pequenos animais e até pássaros, desde que menores e mais fracos do que elas. Esta afirmação se refere a aranhas de todos os tamanhos desde as gigantescas tarântulas, até as miudinhas colombianas.

Quanto a alimentação das aranhas pequenas, podemos igualmente afirmar, sem medo de errar, que é composta de fragmentos líquidos dos tecidos derretidos de suas presas, pela ação dos seus fluídos digestivos, uma característica comum a forma de se alimentar de aranhas de todos os portes.

As inúmeras espécies e variedades de aranhas ao redor do mundo compartilham do mesmo comportamento, não só em relação aos seus hábitos alimentares, como também seus hábitos de reprodução e anatomia, com pouquíssimas variações.

Quanto ao comportamento alimentar das aranhas teoriza-se que as aranhas teriam evoluído de um ancestral único, que vivia em condições extremas de alimentação, com isso seus herdeiros desenvolveram um intestino estreito que as obriga a ingerir alimentos liquefeitos, a imobilizarem suas presas com teias a fim de que possam derreter seus tecidos lentamente, e a composição de fluídos digestivos capazes de  sintetizar até as quitinas.

A aranha “chimerarachne” encontrada preservada num âmbar de 100 milhões de anos, no Myanmar, antiga Birmânia, em 2018, criou expectativa de se preencherem algumas lacunas quanto a evolução das aranhas e seu comportamento alimentício. Este espécime tinha quatro patas, fiandeiras e uma inesperada cauda longa, inexistente em aranhas modernas. Expectativa frustrada.

Aranha Chimerarachne
Aranha Chimerarachne

Como toda regra tem exceção, pelo menos uma espécie conhecida de aranhas não é carnívora. Noventa por cento da dieta da aranha Bagheera kiplingi, é composta do néctar das folhas de acácia, entretanto o que atrai as aranhas para a planta é a presença de formigas.

Peixes com o dobro do seu tamanho e peso, podem também tornar-se alimento para aranhas. Essa descoberta foi tema de uma reportagem da revista científica Plos One. Segundo pesquisadores, espécies subaquáticas de aranhas desenvolveram a habilidade de se locomoverem dentro de ambientes de riachos e lagoas para se alimentarem de peixes, após  injetarem sobre estes suas neurotoxinas e enzimas digestivas.

Em geral o termo aranhas pequenas, aludem as aranhas domésticas mais comuns e sua características e comportamento. Eis as mais comuns:

O Que Aranhas Pequenas Comem? Como É Sua Alimentação?        Aranhas De Grama (lycoserythrognatha)

São aranhas que compartilham vários espaços com humanos, o que provoca bastante acidentes, geralmente sem graves consequências na sua maioria. Aranhas de grama são pequenas entre 2 e 3 cm., são bem menos agressiva do que a aranha armadeira. A sua identificação torna-se complicada  pela grande quantidade de variedades deste gênero, originando descrições incompletas e pouco esclarecedoras. Quando confrontadas fogem rapidamente,não constroem teias e são espertas, caçadoras e ágeis, subjugando suas presas no pulo, antes de imobiliza-las utilizando seu veneno. Costumam cavar galerias que servem de esconderijo.

O que Aranhas Pequenas Comem? Como é sua Alimentação?             Aranhas Saltadoras (Salticidae)

Esta é uma espécie de aranhas com muitas variedades e consideradas muito inteligentes. São caçadoras, mas não constroem teias. Desenvolveram grandes olhos, que ampliam sua visão, de muita utilidade em sua caça, que inclui suas parentes. Para caçar adotam táticas complexas, adaptáveis ao tipo de presa, conforme classificação.

Obrigatoriamente, ao discorrer quanto aos hábitos alimentares das aranhas, torna-se fundamental justificar, o por que, de serem consideradas tão inteligentes. Eis algumas das táticas de aranhas que se alimentam até de membros da mesma espécie (araneofagicas):

Manter um inseto preso em sua teia para atrair outra aranha, que se tornará seu almoço;

Se fingir de detrito, congelando seus movimentos e encolhendo seus palpos e patas e até simulando movimentos causados pelo vento, para atrair outras aranhas, futuras refeições;

Vibrar as teias de outras aranhas, imitando movimentos de presas ou de fêmeas buscando acasalamento , atraindo-as para fora de sua zona de conforto;

Aproveitar as vibrações provocadas pelo vento, mascarando seus movimentos, para subir na teia e atacar aranhas desprevenidas;

Caso seja flagrada, planejar nova rota de ataque, até que se coloque acima da futura vítima, desce sobre ela e completa seu ataque mortal;

Para atacar aranhas cuspideiras, as aranhas Portia labiata, traçam rotas de ataque que as protege do ataque direto, colocando-se atrás das cuspideiras, abatendo-as;

Quanto a indagação – Como se Alimentam? – Pode-se afirmar que em muitas circunstâncias, obter alimentos envolve  tomada de decisão, a classificação da presa, a acuidade visual e leitura das vibrações da teia determinando a causa da vibração.

Voltando as aranhas Salticidade (papa moscas), do qual falávamos, estas executam uma tática aparentemente simples para capturar pequenos insetos, ela espera o tempo exato para pular sobre a presa, imobilizando-o.

Se alimentar neste caso específico envolve habilidade de preparar emboscadas e capacidade de surpreender sua vítima, podendo sua teia ser usada como para-quedas controlando o voo.

O que Aranhas Pequenas Comem? Como é sua Alimentação?            Aranha Armadeira (Phoentria sp)

Aranha Armadeira
Aranha Armadeira

Famosa por assumir uma postura de ataque quando sob ameaça, esta aranha é bastante tóxica e agressiva, seu veneno tem ação neurotóxica  e sua picada é dolorosa, mas raramente letal. Em 7.000 acidentes registrados, apenas 10 mortes foram atribuídas aos efeitos de seu veneno, em 2% dos casos foi necessária uma intervenção com o uso de soro antiveneno.

O que Aranhas Pequenas Comem? Como é sua Alimentação?            Aranha Vermelha Comum (Nesticodes rufipes)

Aranha Vermelha Comum
Aranha Vermelha Comum

Pertence a mesma família das viúvas-negras e outras mais de 2.000 espécies, Theridiidae. Vivem escondidas dentro das casas e evitam contato com humanos. Sua picada é inócua em humanos. Algumas vantagens em te-las compartilhando nosso espaço doméstico são sua discrição e desenvoltura no combate a mosquitos, formigas e moscas.

O que Aranhas Pequenas Comem? Como é sua Alimentação?              Aranha de Prata (Argiope argentata)

Aranha mansinha de jardim, de veneno inativo. Opa! Só se for com humanos, porque no acasalamento a fêmea aprisiona o macho e o devora, armazenando nutrientes que servirão de refeição para a prospectiva prole. Também chamada aranha X, em alusão a sua postura em guarda no meio da teia.

Utilize o espaço destinado aos comentários para formular perguntas, apresentar sugestões ou para criticas que nos ajudem a compor artigos cada vez mais relevantes.

by [email protected]

Veja também

Lírio Do Mar Faz Fotossíntese?

Os lírios-do-mar não fazem fotossíntese. Isso porque eles pertencem ao Reino Animal, ao filo Echinodermata …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *