Home / Animais / Tempo de Vida do Pastor Alemão: Quantos Anos Eles Vivem?

Tempo de Vida do Pastor Alemão: Quantos Anos Eles Vivem?

O pastor alemão é um dos cachorros que mais se deram bem com as pessoas ao longo de toda a história da humanidade. Dócil com os donos, o pastor alemão ainda pode ser muito violento com os inimigos e fácil de ensinar. Isso acontece porque o cão é um dos mais inteligentes do planeta, estando entre as 5 raças mais inteligente do mundo.

Logo, ensinar qualquer coisa a um pastor alemão, mesmo depois de adulto, costuma ser algo simples. Ao mesmo tempo, o animal é muito fiel aos seus donos, o que acaba por ser algo bastante positivo. Menos violento que o pastor belga, o pastor alemão gosta também de brincar e de aprender truques engraçados. Para tal, bastante ter a disposição necessária para investir algum tempo na criação do dog.

Usado bastante como cão policial, o pastor alemão se dá bem nesse papel por ser fiel aos ensinamentos e comandos, mesmo quando em momentos de agitação e tensão. Logo, o pastor alemão é muito bom para a guarda pessoal. Porém, o que muitos não sabem é o tempo médio de vida de um cão dessa raça. Afinal, quanto tempo vive um pastor alemão? Você saberia dizer ao certo?

Quantos Anos Vive o Pastor Alemão?

O pastor alemão é um animal forte, embora não seja tão forte quanto o pastor belga – o cachorro de origem belga é mais musculoso e, assim, tem mais força. Porém, o pastor alemão, por ser grande, acaba sendo mais apto para alguns tipos de competições. De qualquer forma, o pastor alemão é resistente aos problemas de saúde e pode viver por até 13 ou 14 anos sem grandes problemas.

A média fica em 12 anos. Contudo, vale dizer que essas são previsões, então não é possível saber, ao certo, quanto tempo o seu exemplar de pastor alemão poderá viver. Alimentação, rotina de atividades físicas e até mesmo a interação com as pessoas são fatores que podem alterar o tempo médio de vida de um pastor alemão.

Pastor Alemão

O ideal mesmo é que você tente oferecer uma alimentação mais equilibrada ao animal, leve-o para passear com alguma regularidade e ainda brinque com ele sempre que possível. Essas são formas diretas de aumentar a longevidade do cachorro da raça, além de criar diversos momentos incríveis o seu amigo. Para quem deseja adotar um pastor alemão e estava apenas esperando um empurrãozinho, a boa notícia de que o animal viver por muitos anos é mais um motivo para fazer a adoção.

Características do Pastor Alemão

O pastor alemão é um animal de grande porte, chegando aos 40 quilos em uma série de casos. Ademais, o pastor alemão ainda pode ter até 60 centímetros de altura. Em outras palavras, isso tudo quer dizer que o animal é enorme. Para quem busca por um cão de guarda eficiente, capaz de dar toda a segurança necessária, o pastor alemão é uma grande alternativa.

Em relação aos detalhes físicos, o pastor alemão varia o tom da sua pelagem. É mais comum que o cachorro fique entre o marrom e o preto, como um cão bicolor que é em sua forma natural. Todavia, com todas as mutações que já foram feitas no animal ao longo do tempo, atualmente é possível encontrar o pastor alemão preto, cinza e com muitas variações no padrão.

O cachorro tende a ser muito fiel ao seu dono, além de atento aos detalhes. Se treinado para proteger uma pessoa, por exemplo, o pastor alemão não deixará que ninguém se aproxime, pois verá todos como possíveis ameaças. Por isso, além da sua inteligência, o pastor alemão é bastante usado pelas forças de polícia.

Temperamento e Saúde do Pastor Alemão

O pastor alemão é um cachorro de temperamento tranquilo, desde que seja criado de forma calma. Apesar de indicar periculosidade, devido ao seu tamanho avantajado, a verdade é que o pastor alemão apenas será agressivo se for treinado para reproduzir esse tipo de comportamento.

Além disso, o animal é muito corajoso e não recua nem diante de tiros ou fortes barulhos, como se pode ver com o seu uso pelas polícias. Fácil de adestrar e inteligente, o pastor alemão ainda gosta de brincar e de receber carinho. Já em relação à sua saúde, o pastor alemão pode ter algumas restrições na coluna. Isso porque a anatomia do animal favorece o aparecimento de problemas de postura, limitando a movimentação da raça com o passar do tempo.

Saúde do Pastor Alemão

Problemas intestinais e renais também não são raros na vida de um pastor alemão, principalmente quando a alimentação do animal não segue uma dieta equilibrada, Lembre-se sempre de que o cachorro deve comer de forma regulada, sem desequilíbrios. Pois, caso contrário, as chances de desenvolver algum tipo de limitação de saúde passam a ser muito consideráveis.

Mais Sobre o Pastor Alemão

O pastor alemão é um cachorro mais indicado para quem possui espaço o suficiente para brincadeiras e para o adestramento. Mesmo que você tenha disposição para levar o animal a passeios todos os dias, cuidar de um pastor alemão em um apartamento, por exemplo, não é nada recomendado. Além de todo o tamanho, algo visível a todos, a raça ainda é espaçosa e gosta de se movimentar.

Outro detalhe interessante sobre o pastor alemão é que esse cão possui uma ligação extremamente forte com o seu território. Assim, qualquer pessoa nova que entre na sua casa deverá ser atacada pelo cachorro, como uma forma de instinto. O pelo do pastor alemão também cai com facilidade, então esteja pronto par recolher algumas bolinhas de pelo todas as semanas. O lado bom é que esse animal gosta de crianças, servindo até mesmo para a guarda de crianças realmente pequenas.

Em todo caso, se você quer um exemplar de pastor alemão e ainda não decidiu, o melhor a fazer é analisar cada um dos pontos bons e ruins de ter um cão desses em sua casa. Leve tudo em consideração, sempre com atenção aos detalhes. Se você já tem um pastor alemão, apenas aproveite tudo o que um cão tão completo, inteligente e amoroso pode proporcionar.

Veja também

Marreco de Topete: Características, Classificação Científica e Fotos

Conhecido como Marreco Pom Pom, também podemos ouvir falar no nome Marreco de Topete. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *