Home / Animais / Tem Esquilo No Brasil? Quais Espécies Estão Presentes E Onde?

Tem Esquilo No Brasil? Quais Espécies Estão Presentes E Onde?

Os esquilos são animais completamente eufóricos e ativos, estes carinhas conseguem permanecer um dia inteiro andando para lá e para cá sem perder o folego.

Você sabe se existe alguma espécie de esquilo aqui no Brasil? Confesso que nunca tinha me perguntado sobre isso, quando recebi este tema e comecei a pesquisar sobre ele, aí sim caiu a ficha de que eu não tinha ideia se estes animais estão por aqui também ou se só existem no exterior!

Como bom curioso que sou não poderia perder a oportunidade de pesquisar sobre o assunto e achar uma resposta para minha e para a sua curiosidade. Você quer saber quais foram as minhas descobertas sobre este assunto? Então basta me acompanhar nesta interessante matéria!

Esquilo Fotografado de Lado
Esquilo Fotografado de Lado

Tem Esquilo No Brasil? Onde ele está? Quais Espécies Existem?

Já adiantando as coisas para você, fique sabendo que o esquilo existe sim em terras brasileiras, nós estamos acostumados a vê-los nos filmes e desenhos americanos e assim achamos que eles só existem nos países do exterior.

Existem diversas referências deste animal no cinema americano, ele mais parece um símbolo para o país. Por acaso você já viu algum filme, desenho ou seriado no qual havia a presença do nosso amigo esquilo? Acredito que sim!

O esquilo que temos aqui no Brasil é tão brasileiro que os demais países o chamam de “Brazilian squirrel”, ou seja, “Esquilo Brasileiro”. Eu fiquei bastante surpreso com o fato de os outros países reconhecerem esta espécie como 100% brasileira.

Este bichano é um habitante das florestas brasileiras, mas também pode ser visto em outros países como:  Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela e ainda no nordeste da Argentina. Ele é brasileiro, mas também carrega consigo as bandeiras de outros países da América do Sul!

Como você se sente quanto a sua altura? Nosso pequeno esquilo brasileiro assume seus 20 cm com muito orgulho e ainda possui um peso que chega a apenas 300g!

Ah, esqueci de lhe falar que o nome oficial deste esquilinho é Caxinguelê, parece um nome daqueles grupos de Axé não é?!

O Caxinguelê é mais um integrante da extensa Sciuridae, ela é composta por inúmeros roedores sendo eles grandes, médios e pequenos.

Ei, não tente se aproximar deste esquilo! Por ser um animal estritamente ligado ao ambiente florestal, dificilmente você conseguirá se aproximar dele, este esquilo é muito tímido e quando avista alguém logo trata de sair fora.

Sabia que de modo geral os esquilos estão espalhados por todo o mundo, eles são iguais aos polvos, estes também estão presente por todos os mares.

Os dentes do Caxinguelê são como os do rato, eles crescem sem parar, por isso, este animal precisa gastá-los roendo as madeiras das árvores as quais ele está acostumado a subir.

Mesmo parecendo um animal bem frágil este esquilo possui dentes bem fortes e que possuem força suficiente para quebrar as sementes mais duras.

Este esquilinho é extremamente inteligente, quando acha coquinhos para comer ele usa seus dentes fazendo uma espécie de corte triangular que lhe possibilita abrir a frutinha rapidamente e sem necessitar de muitos esforços. Estudiosos afirmam que o corte feito pelo esquilo nas frutas é praticamente perfeito e surpreendente, visto que se trata de um animal.

Os esquilos não são animais que permanecem no chão, nosso Caxinguelê vive em troncos ocos que servem tanto de moradia como também para a estocagem de comida.

Filhote de Esquilo
Filhote de Esquilo

Como você acabou de descobrir que o nosso pequeno esquilo brasileiro adora comer coquinhos, mas que ele também tem outras paixões como, por exemplo, por frutas secas e também sementes. As vezes o Caxinguelê varia e come alguns ovos de pássaros, cogumelos e até mesmo outros tipos de frutas.

Nas vegetações por onde anda nosso pequeno Caxinguelê há um alimento que ele adora, os conhecidos pinhões de araucária, o bichano adora esta iguaria e procura por ela intensamente, lembrando que esta comida o ajuda bastante a gastar seus dentes.

O Caxinguelê é um animal bem precavido e pode tanto comer a sua comida imediatamente como também pode estocá-la aos montes.

Uma curiosidade interessante sobre ele é que quando deixa sua comida cair no chão não pega de volta, isso ocorre principalmente nos momentos em que está carregando uma grande quantidade de alimento que na maioria das vezes nem consegue levar.

Quando está andando pela mata o Caxinguelê precisa sempre estar de olhos abertos, pois nunca se sabe quando os seus predadores irão aparecer para pegá-lo. Lembrando que animais como a temida Onça-Pintada adoram caçar este bichinho e também a Jaguatirica.

Por acaso é novidade para você que os esquilos são ótimos saltadores? Olha, pelo menos para mim não é! Estes animais conseguem dar longos saltos de uma árvore para outra sem precisar pisar em solo. Como era de se esperar nosso Caxinguelê não fica para trás, o bichinho consegue saltar distâncias de 5m, isso já é o suficiente para que ele consiga alcançar a árvore que deseja subir.

Quando está nas árvores este animal fica bastante protegido, pois os seus predadores até conseguem subir nelas, mas nem sempre são bons fazendo isso. Mesmo assim, há momentos em que a sorte não está com o nosso amigo esquilo e ele acaba sendo pego por seus predadores.

Um recurso muito usado pelo Caxinguelê na tentativa de não virar comida dos predadores é o de ficar imóvel por entre as árvores, isso lhe permite que tenha a oportunidade de passar despercebido pelo seu predador.

Alguns animais são bem parecidos com nós humanos, este esquilo possui um hábito de preparar o ninho para receber os filhotes, isso é uma ação bem humana que demonstra o quanto o animal se preocupa com seus filhos.

As árvores mais velhas são as preferidas deste esquilo, acredito que isso ocorra pelo fato de que elas são mais fáceis de abrir buracos e construir moradias.

Bom, agora você sabe que existem sim esquilos no Brasil e que a espécie Caxinguelê é a única presente aqui em nosso país! Espero que tenha gostado desta matéria!

Muito obrigado pela presença e até a próxima!

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *