Home / Animais / Cachorro com Mau Cheiro nos Olhos Como Limpar e Resolver?

Cachorro com Mau Cheiro nos Olhos Como Limpar e Resolver?

Cada vez mais os tutores criam seus animais como se fossem verdadeiros filhos. Nesse cenário, a saúde e o bem-estar dos pets se tornam prioridades acima de qualquer outra, e por isso se preocupam com cada sintoma e cada sinal de que alguma coisa pode estar errada com o animal de estimação.

A lágrima ácida é um problema que acomete muitos cães e também alguns gatos. Ela é caracterizada por uma mancha mais escura ao redor dos olhos, e a formação de remelas muito grossas, que parecem cascas de feridas.

Embora muita gente acredite que essa é uma questão apenas estética, que limpar a mancha no pelo vai deixar o animal mais bonito, é importante entender que a lágrima ácida é um problema de saúde!

Se você é do tipo que quer promover uma vida saudável e o completo bem-estar ao seu animal, então se atentar a isso é importante. Saber como limpar e como resolver esse problema é importantíssimo!

Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Mancha e Mau Cheiro nos Olhos!

Além de causar essa mancha que incomoda esteticamente, a lágrima ácida também causa um odor forte e desagradável que pode ser percebido ao se aproximar do animal. Mas, embora ela tenha esse nome, o problema não tem relação exata com o Ph do animal.

Na verdade, o nome correto é bem feio: cromodacriorréia. Existem algumas raças em especial que são mais propensas a esse desagradável problema. São elas:

  • Poodle;
  • Maltês;Buldogue francês;
  • Buldogue inglês;
  • Persa;
  • Shih-tzu;
  • Cavalier king charles spaniel.

É importante esclarecer que não somente animais com pedigree podem ter o problema. Cachorros sem raça definida que tenham em seu histórico genético a cruza com esses modelos também pode desenvolver a lágrima ácida.

  •  Como limpar a lágrima ácida?

Uma das coisas importantes é manter a região sempre limpa, mas também bem seca. Para isso, é indicado que duas vezes ao dia o tutor aplique uma gaze com soro, removendo cascas e remelas, e mantendo a região bem limpa.
Em seguida, utilize outra gaze, dessa vez completamente seca, para remover a umidade o máximo possível. Esse procedimento precisa ser feito diariamente em dois períodos, e você verá que tanto a mancha quanto o odor tende a diminuir.

É Possível Resolver esse Problema Definitivamente? O que Fazer?

Fazer a higienização do local é muito importante para que o seu cachorro fique mais bonito e também para diminuir um pouco o problema. Apesar de essa ser uma sugestão, o tratamento da lágrima ácida requer um pouco mais de atenção.

São diversos os problemas que podem levar a esse sintoma. Por isso, o mais indicado é que, para começar, você busque orientação de um médico veterinário de sua confiança. Alguns dos problemas são:

  •  Canal lacrimal obstruído;
  •  Alteração no trajeto anatômico do canal lacrimal;
  •  Excesso na produção de lágrima;
  •  Excesso de pêlos na região;
  •  Pálpebras mal posicionadas;
  •  Tártaro nos dentes.

Todas essas situações podem levar a um quadro de lágrima ácida, fazendo com que o animal desenvolva manchas e mau cheiro na região ocular. Por isso é importantíssimo que o tutor fique atento a tudo o que acontece com o seu animal, e diante de qualquer problema busque ajuda profissional.

Felizmente, na maioria das vezes a lágrima ácida é absolutamente tratável, e não representa grandes riscos. Nem por isso, no entanto, merece pouca ou nenhuma atenção! Você identificou o problema? Veja como amenizar isso!

Dicas Essenciais para Tratar a Lágrima Ácida!

Tratando de Lágrima Ácida
Tratando de Lágrima Ácida do Cachorrinho

Agora você já sabe que a primeira coisa a fazer é buscar orientação de um médico veterinário de sua confiança. Feito isso, é hora de começar a tratar o cachorro com mau cheiro nos olhos.

A limpeza, como já orientamos, deve ser feita duas vezes ao dia com uma gaze embebida em soro fisiológico. Depois, use uma gaze seca e limpa para secar a região. Isso por si só já ajudará bastante na resolução.

  • Casos cirúrgicos:

Caso seja identificado através de exames que o cachorrinho está com um entupimento nos dutos lacrimais, o mais comum é que o médico sugira uma cirurgia simples para resolução do problema.

  • Massagem:

Muitas vezes, no entanto, você pode ajudar a solucionar isso realizando massagens nas laterais dos olhos, estimulando o bom funcionamento da passagem de lágrimas, e evitando o entupimento.

  • Aparar os pelos da região:

Você também deve sempre aparar os pelos da região. Isso ajudará com o fluxo lacrimal, evitando obstruções. Além disso, a higiene faz bem ao seu cãozinho de modo geral.

  • Medicamentos:

Os medicamentos podem, sim, ajudar. Mas, de modo geral eles acabam apenas maquinado o problema, acabando com o escurecimento da região, mas não trata diretamente a causa. Por isso a consulta com o veterinário é o primeiro passo importante para a resolução!

Brinquedos e Alimentação podem Tornar o Problema mais Intenso?

https://www.youtube.com/watch?v=xZ7L7KOOWvY

É importante entender que tudo aquilo que o seu animal coloca na boca pode causar alterações no organismo dele. Então, o mau cheiro na região ocular pode ter relação direta com a alimentação ou ainda com elementos alergênicos presentes na água ou nos brinquedos.

Por isso, para começar, dê sempre água filtrada para o animal. Assim você evita que ele tenha contato com substâncias que possam comprometer o organismo.

Evite alimentos que contenham corantes, pois eles são mais propícios a desencadearem casos de alergia. O mesmo serve para os brinquedos de seu animal – aqueles muito coloridos, e que podem soltar tinta podem causar alergias.

  • Existe comprovação científica?

Não existem comprovações científicas que relacionem a alimentação do animal com o surgimento desse problema, bem como o mau cheiro na região dos olhos.

Mas, essa ainda é uma boa saída! Você precisa manter o animal saudável e contribuir para que o sistema imunológico funcione bem. A alimentação é fundamental nesse caso!

Além de se atentar para que a alimentação não tenha corante você precisa escolher uma ração que seja adequada para o porte de seu animal, garantindo assim todos os nutrientes essenciais.

Outra opção é apostar em alimentação natural. Essa tem se mostrado extremamente eficaz quando o assunto é combater os problemas decorrentes da lágrima ácida.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *