Home / Animais / Tartaruga de Cumberland: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tartaruga de Cumberland: Características, Nome Cientifico e Fotos

Esta espécie é geralmente considerada um predador temível de anfíbios, peixes e aves aquáticas e contribui para a diminuição de espécimes. Esse clichê contrasta com inúmeros estudos que mostram que, nos primeiros anos de vida, é principalmente insetívoro e, como adulto, é puramente vegetariano e oportunista.

Tartaruga De Cumberland: Características, Nome Cientifico E Fotos

Dimorfismo sexual: o reconhecimento do sexo ocorre através da identificação de caracteres sexuais secundários, bastante evidentes em adultos e sub- adultos. A cauda do macho é mais longa, mais robusta, mais grossa e mais larga na base, unhas muito desenvolvidas especialmente nas extremidades dos membros anteriores e carapaça achatada. A fêmea tem uma cauda e unhas curtas e uma carapaça convexa.

A tartaruga de Cumberland é uma espécie de tartaruga da família emydidae. Vive em pântanos e outras águas doces. Alimenta-se de alguns animais mas principalmente de plantas. É distribuída por todo o leste dos Estados Unidos e nordeste do México e foi introduzido, devido à sua popularidade como animal de estimação, no leste da Ásia, Austrália e Europa.

A tartaruga de Cumberland e suas subespécies podem atingir 20 a 30 cm de comprimento, embora não sejam frequentemente superiores a 25 cm. Os machos são menores, mas têm unhas e cauda mais longas. As fêmeas atingem um tamanho maior que os machos, porém possuem cauda e unhas muito mais curtas.

Tartaruga de Cumberland: Subespécies

Atualmente são reconhecidas 3 subespécies:

Trachemys scripta elegans: Texas, Oklahoma, Novo México, Kansas, Kentucky, Indiana, Alabama, Tennessee, Arkansas, Illinois e Missouri. É a espécie de tartaruga mais conhecida do mundo. Foi importado em grandes quantidades para muitos países do mundo, onde as pessoas os liberaram e tornaram-se invasoras. Tem a casca verde, que eventualmente fica marrom, com algumas manchas amarelas. O plastrão é amarelo com manchas pretas. Sua característica mais marcante é uma grande mancha vermelha atrás das orelhas.

Trachemys Scripta Elegans
Trachemys Scripta Elegans

Trachemys scripta scripta: Virginia, Carolina do Norte, Flórida, Carolina do Sul e Geórgia. Casca preta com listras verticais marrons fracas. O plastrão é amarelo, sem manchas ou com alguns pretos. A cabeça é escura, com grandes manchas de cor amarela intensa.

Trachemys Scripta Scripta
Trachemys Scripta Scripta

Trachemys scripta troostii: Tennessee e Kentucky. Concha verde com algumas manchas claras e plastrão amarelo com manchas pretas. Na cabeça tem uma mancha amarela pálida. É provável que seja a evolução dos híbridos entre as duas espéices anteriores, uma vez que possui caracteres de ambas as espécies e sua distribuição também está localizada entre a de ambas as espécies.

Trachemys Scripta Troostii
Trachemys Scripta Troostii

Anteriormente, um grande número de subespécies era reconhecido, até 15, que agora são reconhecidos como espécies independentes. Para diferenciar as subespécies de tartaruga de Cumberland, é necessário observar a coloração e as formas das faixas localizadas no templo da tartaruga.

Tartaruga De Cumberland: Habitat E Ecologia

Em sua área nativa, a tartaruga de Cumberland é um habitante de uma grande variedade de corpos d’água e é mais abundante em habitats rasos de fundo macio com fluxo mínimo, acesso abundante à luz solar e vegetação extensiva. No México, é principalmente uma espécie ribeirinha. Na Europa, a espécie é um habitante oportunista de habitats de água doce, geralmente muito próximo da habitação humana e/ou centros de recreação.

A tartaruga de Cumberland é onívora e consome uma grande variedade de matéria vegetal e animal. Os machos podem atingir 24 cm de comprimento de carapaça, as fêmeas, 29 cm. A maturidade é alcançada entre 9 e 11 cm de altura e dois a cinco anos (no sexo masculino, 15 a 20 cm de altura e cinco a oito anos). A longevidade é de cerca de 30 anos no máximo. O tempo de geração é provavelmente de 12 a 15 anos. As fêmeas produzem de 0 a 3 garras de 5 a 20 ovos por ano. A incubação leva de 60 a 91 dias. Os filhotes medem 23 a 35 mm.

A Tartaruga De Cumberland Como Animal De Estimação

Trachemys scripta elegans é ‘a’ tartaruga de estimação tradicional, cultivada em grandes quantidades no sul dos EUA para o comércio global de animais de estimação e, nos últimos anos, também para aumentar o consumo nos países asiáticos; este último é cada vez mais substituído pela agricultura doméstica ex-situ nos países consumidores. Quase todos os animais no comércio comercial, que totalizam cerca de 6 milhões de indivíduos por ano, são produzidos em fazendas de ciclo quase fechado. A colheita silvestre de populações nativas envolveu principalmente animais adultos como criadores de criações, bem como adultos para o comércio doméstico e internacional de consumo; fêmeas capturadas na natureza são vendidas para fazendas de tartarugas, enquanto machos excedentes entram no comércio de consumo. Os ovos podem ser colhidos na natureza.

Tartaruga De Cumberland De Estimação
Tartaruga De Cumberland De Estimação

Após a proibição da importação da tartaruga de Cumberland, especialmente da subespécie trachemys scripta elegans para a União Européia como potencial invasora, a indústria de criação de tartarugas de estimação mudou parcialmente para a subespécie trachemys scripta scripta, intergrades scripta x elegans e outras espécies de emydid. Tentativas foram feitas nos últimos anos para suspender a proibição do comércio de animais domésticos nos EUA.

Tartaruga De Cumberland: Ameaças E Status De Conservação

Indivíduos e populações da tartaruga de Cumberland podem estar sob níveis variados de impacto da degradação e perda de habitat, mortalidade nas estradas, poluição (principalmente pesticidas e metais pesados) e coleta. Essas ameaças coletivamente não são percebidas como comprometendo a sobrevivência das espécies.

As populações da Europa estão em locais considerados uma ameaça para as espécies de tartarugas locais (através da competição) e para o ecossistema em geral (competição, predação). A tartaruga de Cumberland da subespécie trachemys scripta elegans está incluído na lista das 100 piores invasoras do grupo de especialistas em espécies invasivas da IUCN / SSC.

Tartaruga De Cumberland na Mão de uma Mulher
Tartaruga De Cumberland na Mão de uma Mulher

A tartaruga de Cumberland está sujeito a uma variedade de legislação e regulamentos do Estado. A espécie ocorre em um número substancial de áreas protegidas. As populações europeias são toleradas ou sua eliminação é desejada. A União Européia proibiu a importação da subespécie trachemys scripta elegans por ser uma espécie invasora, mas outras subespécies estão sendo importadas.

É necessário ter consciência das responsabilidades de adquirir a espécie como animal de estimação, assim como as opções de descarte apropriadas para animais indesejados e animais selvagens capturados. Pesquisas, monitoramento e pesquisa sobre a propagação e efeitos ecológicos das populações selvagens são garantidos.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *