Home / Animais / Tarantula de Jardim é Venenosa? Característica e Nome Cietifico

Tarantula de Jardim é Venenosa? Característica e Nome Cietifico

No post de hoje iremos falar sobre uma aranha que pode ser facilmente encontrada nos jardins do nosso país, a tarântula de jardim. Só o nome dá certo receio, certo? Falaremos um pouco mais sobre suas características gerais, nome e classificação científica e muito mais. Também responderemos a questão de elas serem ou não venenosas. Continue lendo para aprender mais sobre esse fascinante animal!

Características Gerais da Tarântula de Jardim

A tarântula do Mediterrâneo é uma espécie de aranha que faz parte da família da Lycosidae. Popularmente no Brasil ela é conhecida como tarântula de jardim, por ser o local em que é mais provável de ela ser encontrada. Mas também recebe nomes como aranha lobo. Acredita que a origem de seu nome veio de uma cidade da Itália chamada Tarento, local onde essa espécie era bastante comum na região. Uma outra teoria é que segundo Hecker de Torrantola, que significa “o que rasteja no chão”.

Essa aranha tem em torno de 5 centímetros de comprimento e sua coloração é de um marrom claro ou de cor cinzenta, com o ventre negro e as quelíceras com pelos alaranjados ou avermelhados. São esses pelos que fazem ele ter esses aspecto de perigoso. Em sua parte dorsal do abdômen tem um desenho negro em formato de seta. Ela é confundida inclusive com a aranha armadeira, porque apresenta uma forma de defesa quando estão intimidadas de levar as patas. Elas são encontradas no mundo todo, inclusive no ártico. Diferente de muitas espécies de aranhas, elas gostam de ficar no sol da tarde, quando a temperatura está mais abafada. Gostam ainda mais quando o dia está meio nublado.

Sua longevidade é de 2 anos e meio mais ou menos. Sua alimentação é baseada na dieta de diversos tipos de insetos diferentes, como moscas, grilos, tenebrosos e outros. Como falamos anteriormente, logo após a fecundação ela prende o macho em sua teia e o come imediatamente. Então a gestação produz em torno de 800 ovos, carregando os filhotes nas costas até que haja a primeira troca de pele deles. Um dos predadores dessa aranha é a paperosa que fica em gramados e comem elas.

Caracteriza a família da Lycosa por ter oito olhos distribuídos em três filas, sendo a primeira mais próxima da borda das quelíceras com 4 olhos, a segunda fileira com dois e a terceira com dois olhos. Elas são capazes de pular e matar rapidamente sua presa com a peçonha, por onde sai o veneno. Antigamente acreditava-se na Europa que as mais de 2000 espécies de tarântulas todas eram extremamente perigosas. O mais estranho, era que que eles tinham a crença que a ferida só secaria se eles realizassem uma dança frenética, que eles deram o nome de tarantela.

Tarantula de Jardim Características

Essa aranha costuma andar pelo chão, e às vezes vão em busca de insetos subindo pelas árvores e plantas, não muito altas. A sua teia não é para apanhar a presa como acontece na maioria. Quando não estão caçando seu próximo alimento, essa tarântula de jardim costuma ficar escondida debaixo de pedras ou semelhantes. Seu tato é muito desenvolvido, ideal para o momento da caça. Elas podem ser criadas como bicho de estimação, porém é preciso ter alguns cuidados a mais. Como por exemplo, quando em cativeiro, precisam que lhes deem água.

Antigamente, os europeus do sul acreditavam que uma pessoa picada por uma das espécies de tarântula européia, só sacaria se executasse uma dança frenética, a tarantela. Hoje, sabe-se que a tarântula européia não é absolutamente venenosa. Sua picada causa apenas febre na vítima. Falaremos mais sobre isso adiante.

Classificação Científica e Nome Científico da Tarântula de Jardim

Seu nome científico, também chamado de nome binominal ou simplesmente espécie é Lycosa erythrognatha. Veja a seguir sua classificação científica, que é uma forma de dividir os seres vivos em grupos dos mais gerais até os mais específicos:

• Reino: Animalia (animal);
• Filo: Arthropoda (artrópodes);
• Classe: Arachnida (aracnídeos);
• Ordem: Araneae;
• Subordem: Araneomorphae;
• Família: Lycosidae;
• Gênero: Lycosa;
• Espécie, nome binomial, nome científico: Lycosa erythrognatha

A tarântula de jardim é venenosa?

Ela é uma espécie que também está apta para o canibalismo, se alimentando do macho. Ela possui um veneno, mas que só é ofensivo para pequenos insetos. Para nós seres humanos não é nem um pouco ofensiva, causando no máximo um mal estar e vermelhidão no local da picada.Os acidentes causados por Lycosa provocam um dor discreta e transitória no local, o ocorrimento de inchaço e vermelhidão leves acontecem em menos de 20% dos casos. O tratamento geralmente não é necessário, somente em caso de uma alergia ou algo semelhante. Nesses casos há o uso de alguns antibióticos e ou soro antiloxoscélico.

Em poucos casos há também uma leve febre, e a dor no momento pode ser aguda. O ideal é assim que você perceber que foi picado por uma aranha, ir diretamente ao médico com a aranha que te picou, para que ela possa ser efetivamente identificada. Assim, você terá certeza se é ou não uma peçonhenta perigosa para nós e como o médico deve realizar o procedimento.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre a tarântula de jardim, suas características e responder sobre a questão de ela ser ou não venenosa. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre aranhas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Lista de Raças de Galinhas Gigantes Com Nome e Fotos

Se referir a galinhas gigantes relativiza muito a interpretação. Há raças que são tão fofas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *