Home / Animais / Suricato: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família E Gênero

Suricato: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família E Gênero

Já viu como é engraçado o jeito do Suricato? Este animal tem o habito de ficar de pé olhando os acontecimentos a sua volta, ele mais parece aquelas pessoas curiosas que adoram um barraco e uma boa fofoca!

Existem inúmeros fatos sobre este animal: Você sabia que o Suricato possui a habilidade de reconhecer vozes? Isso quer dizer que possui uma capacidade de reconhecimento que vai muito além do que imaginamos!

Bom, este segredinho que te contei a respeito deste animal é apenas um dos muitos que ele tem, se quiser saber mais coisas sobre ele vai ter que me seguir, me acompanhe até o habitat do Suricato e descobriremos juntos muitas coisas sobre este animal surpreendente!

Reino e Filo do Suricato

Quando se fala em reino isso nada mais é do que a classificação do animal, nosso Suricato pertence à Animália que é o conhecido reino dos animais. Isso é tão óbvio que chega a ser impossível de não compreender.

Já viu que alguns termos científicos são quase incompreensíveis para nós? Eles são nada menos que linguagens de comunicação entre estes profissionais, além de ser também uma forma de classificar os animais.

Você já ouviu falar da palavra filo? Ela também trata-se de uma espécie de classificação científica que serve como meio de identificar uma espécie de animal!

O filo do nosso amigo Suricato é chamado de Chordata, eu poderia gastar linhas e linhas explicando a você as características dos animais que pertencem a esta classe, mas acredito que não queira saber disso, pois não são informações muito relevantes, apenas detalhes minuciosos e que somente especialistas em animais saberiam identificar.

Só para que você não fique achando que eu sou um tremendo preguiço, fique sabendo que uma das características de um animal da classe Chordata é um sistema digestório completo.

Você já ouviu falar nos mamíferos não é mesmo?! Além de serem classificados por este nome bem obvio, eles também podem ser nomeados como pertencentes a classe Mammalia que faz referência aos animais mamíferos.

Quando você olha para o Suricato quais detalhes dele consegue ver? Com certeza já notou que este animal é coberto por pelos e que a femêa possui glândulas mamarias para amamentar, pois bem, estas características são típicas de uma espécie da classe Mammalia. Note que outros animais assim como o Suricato, possuem as mesmas características!

Conheça a Ordem e Família do Suricato

Quando se fala sobre a ordem deste animal de cara já dá para saber que se trata de uma espécie carnívora, portanto, nosso amigo Suricato adora saborear uma boa carninha, mas pode ser que apresente um cardápio com outras possíveis variações. O bom é ter bastante variedade não é mesmo?!

Você deve entender que mesmo que um animal pertença a mesma classe de outro, ainda sim podem haver variações entre eles, até porque nenhuma espécie é exatamente igual a outra, cada uma delas tem as suas características únicas. São como pessoas gêmeas, por mais que pareçam ser iguaizinhas, sempre há um pequeno detalhe que diferencia uma da outra!

Qual é o sobrenome da sua família? Ele é estrangeiro ou nacional? Nosso amigo Suricato parece que quis complicar um pouco as coisas e inventou um nome super difícil, pois a sua família é chamada de Herpestidae, ela é bem grande e possui cerca de 40 espécies.

Como toda família, sempre há aqueles que moram em lugares distantes, portanto, a maior parte dos familiares do Suricato estão na África e os demais em outras localidades do mundo.

Grupo de Suricato
Grupo de Suricato

Por mais que cada um de nós sejamos diferentes um dos outros, sempre há características que definem os membros de nossa família. Qual é o detalhe que se repete nas outras pessoas da sua família? Conta aí pra mim nos comentários!

Os animais da família Herpestidae possuem como características o corpo alongado, patas curtas e são sempre de pequeno porte. Existem muitos outros pontos além desses, mas resolvi focar apenas nos mais óbvios!

Por mais que pareça fofinho, o Suricato da mesma forma que os outros membros da família Herpestidae, possui dentes afiadíssimos e que podem te render uma mordidinha bem dolorida, portanto, não ouse incomodar este animal nem outros de sua família.

Gênero do Animal

Aqui não há muitos segredos, tudo que você precisa saber é que o Suricato pertence ao gênero Suricata. É tão bom quando as coisas são óbvias assim não é mesmo?!

Segredinhos Sobre o Suricato

Sabe aqueles baixinhos que mesmo com a falta de tamanho não fogem de uma boa briga? Prazer, te apresento o Suricato! Este bichano mesmo sendo de pequeno porte, ao ser provocado, pode vir com tudo para cima do oponente, ele faz isso sem hesitar!

Como eu já havia lhe dito lá no início desta matéria: o Suricato é um animal que possui a habilidade de reconhecer vozes, portanto, aqueles que são domesticados por algumas pessoas, conseguem saber quem é o seu dono. Confesso que não vi muitas pessoas com estes animais em casa, mas isso não é algo impossível!

Sei que já falei sobre os dentes do Suricato, mas o que você não sabe é que eles são tão fortes ao ponto de dilacerarem a pele de suas presas, isso é algo que podemos ver mais em espécies de maior porte.

O Suricato é um animal que possui um certo grau de inteligência bastante interessante, ele vive em colônias e juntamente com ela constrói dutos subterrâneos onde permanece com os outros componentes de seu grupo. Cada um possui uma função: uns cuidam da segurança, outros buscam por alimentos e existem os que descansam. Viu que organizado?!

Este animal possui um estranho meio de observação, ele fica de pé como se estivesse querendo ver uma confusão que está acontecendo por perto, mas se trata de um modo de ampliar o seu campo de visão, visto que é um animal que anda em quatro patas. Como o habitat dele é repleto de matos e outras vegetações, ao levantar-se consegue ver com mais clareza.

Gostou de aprender mais sobre o Suricato? Quer conhecer os outros animais da nossa incrível fauna? Então basta ficar sempre ligadinho(a) a este site!

Obrigado pela visita e até a próxima!

Veja também

Quando a Cadela Está no Cio Pode Dar Anticoncepcional?

O período fértil dos animais é um estágio no qual, há liberação de ferormônios para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *