Home / Animais / Tarantula Dedos Rosa: Características e Nome Cientifico

Tarantula Dedos Rosa: Características e Nome Cientifico

A tarântula avicularia avicularia é uma bela espécie peluda que é de preto escuro a cinza metálico, com tons violeta avermelhados a avermelhados nos pelos do abdômen e das pernas. Mas sua característica distintiva são as maravilhosas pontas rosadas em cada pé, dando-lhe os nomes de tarântula de dedos rosa.

Tarantula Dedos Rosa: Nome Cientifico

Seu nome científico é avicularia avicularia versicolor. Outros nomes comuns pelos quais são conhecidos são aranha-de-árvore-de-dedos-rosados, tarântula-de-bico-rosa e guiana-de-rosa-da-índia. A maioria dos disponíveis atualmente é importada da Guiana. O gênero avicularia é o grupo mais difundido de aranhas nas Américas e contém cerca de 20 espécies.

Tarantula Dedos Rosa: Características

A tarântula dedos rosa é uma tarântula de tamanho moderado com cabelos longos e densos. As fêmeas atingem cerca de 13 cm e os machos são ligeiramente menores, atingindo cerca de 9 cm. Elas são uma espécie peluda bonita que é um preto escuro total para cinza metálico. Eles também podem ter uma coloração atraente em seus pêlos abdominais e nas pernas, variando de um roxo brilhante ou violeta profundo a tons avermelhados, às vezes destacados por amarelos.

Sua característica mais marcante é uma maravilhosa coloração rosa ou ponta rosa alaranjada para cada pé. Os machos maduros são de pernas compridas e geralmente exibem um fascinante preto com aparência metálica em sua carapaça e abdômen peludos. As fêmeas são um pouco mais encorpadas, mesmo para uma espécie arbórea. As espécies amadurecem em 2 a 3 anos e estima-se que vivem entre 4 a 8 anos.

Tarantula Dedos Rosa
Tarantula Dedos Rosa

Ao contrário da maioria das tarântulas, avicularia avicularia versicolor aceita socialização em grupos. São aranhas teoricamente dóceis e resistentes. Elas estão ativas durante o dia e construirão tubos de teia extensivos em seu gabinete. Embora sejam muito mais dóceis do que seu primo próximo, ainda assim elas tendem a pular, por isso deve-se ter cuidado ao manuseá-las.

Mantidas adequadamente, são tarântulas facilmente manipuladas e divertidas. Mas, como acontece com as outras espécies de avicularia, a Tarantula dedos rosa é um pouco mais difícil de manter. É preciso um cuidado especial com a umidade e muita ventilação. Não é uma combinação muito fácil de conseguir fornecer em cativeiro, pois requer uma atenção em regime regular.

Tarantula Dedos Rosa: Alimentação e Habitat

A tarantula dedos rosa é um alimentador agressivo. Ele vai comer uma variedade de presas de insetos, incluindo grilos adultos, gafanhotos, baratas e, especialmente, insetos voadores, como traças de cera. Na natureza, eles também se alimentam de pequenos lagartos, como as espécies de anolis, mas eles não são tipicamente alimentados com presas de vertebrados em cativeiro.

Na natureza, todas as espécies de avicularia são principalmente arborícolas. Elas viverão em estruturas humanas ou em plantas, e não no solo. A tarantula dedos rosa deve ser mantida em um compartimento grande e orientado verticalmente. Um aquário modificado ou uma banheira alta de plástico funcionarão bem. Mantenha o invólucro seco e pulverize-o levemente com água a cada poucos dias.

Mantendo plantas diversas junto ao habitat artificial de sua aranha, você consegue manter à umidade.  Essas plantas não só irão fornecer um pouco mais de umidade, como também excelentes áreas de reprodução e postura de ovos. Uma sugestão é manter plantas que sobrevivem bem com bandejas de água rasa no ambiente.

Um bom hábito para implementar é a limpeza de qualquer item de presa não consumido no dia seguinte à alimentação de sua tarântula, pois a matéria orgânica em decomposição geralmente atrai ácaros, fungos e outros organismos potencialmente nocivos para o recinto. Se o seu animal de estimação tiver mudado recentemente, remova os itens de presas não consumidos imediatamente. Tarantulas recém-mudadas são vulneráveis até que seus exoesqueletos endurecem.

Tarantula Dedos Rosa: Comportamento e Manipulação

Estes espécimes são divertidos de se manter, porque ao contrário da maioria das tarântulas, eles podem ser mantidos em grupos se você os mantiver em um terrário grande o suficiente e mantê-los bem alimentados. As tarântulas dedos rosa são uma das espécies mais dóceis das espécies arbóreas. Muitas das outras espécies de avicularia são mais agressivas e irão correr ou até mesmo morder.

A tarantula dedos rosa como uma espécie arbórea, é muito ágil e ativa. Eles são muito dóceis, se não forem manipulados grosseiramente ou presos com suas presas perto da sua pele. Eles tendem a ficar nervosas e agitadas quando manipulados e são propensos a pular de mão em mão, mão a ombro, ou em casos extremos, da mão ao chão (o que pode ser perigoso). Elas vão pular, por isso deve-se ter cuidado ao manusear-los. Tal como acontece com outras espécies avicularia, a dedos rosa também gostam de disparar um pequeno spray de matéria fecal como defesa.

Tarantula Dedos Rosa: Reprodução e Disponibilidade

Semelhante a maioria das espécies de tarântulas, os machos da tarantula dedos rosa possuem ganchos em seu primeiro par de pernas. Esses ganchos são usados para lidar com as presas da fêmea durante o namoro e o acasalamento. Uma fêmea permanece volumosa e menos magra enquanto cresce.

Um macho adulto deve ser cuidadosamente introduzido no compartimento da fêmea depois de ter produzido uma teia de esperma. O macho pode ser protegido com um pedaço de papelão ou outra ferramenta se ele for usado para outras tentativas de reprodução. Uma vez que o acasalamento ocorre, a fêmea deve ser alimentada com uma variedade de presas em um horário mais freqüente.

A tarântula dedos rosa gerará bastante prontamente. Eles colocam entre 50 a 200 ovos que eclodem em seis a oito semanas. Os filhotes são muito bons e podem ser facilmente criados com grilos.

A tarantula dedos rosa foi ao mesmo tempo a aranha de estimação mais abundante no hobby criativo. Existiam em uma grande variedade e foram importados por revendedores de répteis em grande número por muitos anos nas décadas de 80 e 90. Como a importação diminuiu, agora não é comumente visto como uma importação, mas felizmente está sendo criado em alguns números por amadores e está frequentemente disponível como filhotes de cativeiro.

Tarantula Dedos Rosa: Doenças e Outras Considerações Finais

Se observar sua tarântula de costas não significa que está doente. A maioria das espécies de tarântulas fazem isso durante a muda. Trata-se de fato de uma fase muito delicada para as tarântulas, e é preciso atenção com o ambiente de seu habitat (temperatura e umidade), pois elas vão fazer a muda do exoesqueleto, um período muito sensível e vulnerável.

Aliás, uma das razões mais comuns para a sua tarãntula demonstrar comportamento incomum é devido ao período de muda. À medida que superam a pele existente, todas as tarântulas passam regularmente por uma extensa muda, derramando toda a pele, bem como os revestimentos da boca, órgãos respiratórios, estômago e órgãos sexuais.

O processo começa bem antes da mudança real. Durante várias semanas antes do derramamento eles estarão cultivando uma nova pele sob a antiga. E nesses momentos é normal que a tarântula fique quase completamente parada e até pare de comer. Ou pode acontecer de ela tecer uma quantidade incomum de teia no cativeiro enquanto se preparam para fazer a muda.

Geralmente nessas ocasiões elas se deitam de costas e permanecem assim, dando até a impressão de estarem mortas. Mas não estão e você deve cuidar pra não incomodá-las nesse período. Se o ambiente que proporcionou pra sua tarântula estiver adequado, esse período deverá ocorrer rápido e ela se recuperará logo.

Veja também

Cisne de Pescoço Preto: Características, Nome Cientifico e Fotos

Sem dúvida, o cisne é um dos animais mais graciosos da natureza, e algumas espécies …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *