Home / Animais / Qual é a Diferença entre o Pastor Australiano e Border Collie?

Qual é a Diferença entre o Pastor Australiano e Border Collie?

Hoje vamos falar de duas raças super famosas, que são incríveis e inteligentes, ambas se parecem bastante e podem causar uma certa confusão nas pessoas que não entendem muito bem de cães, estamos falando o Pastor Australiano e Border Collie.

Qual é a Diferença entre o Pastor Australiano e Border Collie?

Mas saiba que algumas características sutis podem entregar as suas diferenças, preste muito atenção no rabo do cão, talvez isso te ajude a reconhecer a raça. Mesmo muito parecidos, a ausência do tamanho no Pastor Australiano entrega tudo.

Ambos têm histórico de trabalho em fazenda, onde auxiliavam no controle dos animais, mas nos dias de hoje isso tem se tornado cada vez mais raro principalmente queda no mercado de pecuária, dessa forma esses cães passaram a ser criados como animais de estimação nas casas das pessoas. E isso se deve ao foto da personalidade deles, um animal que adora interagir com humanos , são cheios de energia e adoram brincar não passaria batido como pet. Mas por outro lado é necessário um pouco mais de conhecimento sobre as raças, pois eles possuem uma personalidade mais difícil de lidar principalmente para donos que não conhecem bem sobre eles.

De onde Veio o Pastor Australiano e o Border Collie?

Pastor Australiano
Pastor Australiano

Vamos conhecer um pouco mais sobre a origem dessas raças, assim vamos entender ainda mais sobre as suas características de personalidade.

Vamos começar pelo Border Collie, sua origem é uma raça de pastoreio, eles trabalhavam em fazendas cuidando das ovelhas. O animal era destaque pela sua capacidade andar por mais de 50 Km atravessando terrenos acidentados nas Ilhas Britânicas, tudo isso enfrentando baixas temperaturas da região. Chamavam a atenção por sua agilidade e resistência, além disso lidavam bem com os animais de forma silenciosa. Esse animal nasceu da cruza de Collies e outras raças de pastoreio nos EUA.

Agora falando do pastor Australiano, uma raça também foi desenvolvida para pastoreio.

Diferença na Pelagem das Duas Raças

Border Collie
Border Collie

Ambos possuem pelagem bem semelhantes, algumas diferenças podem ser notadas.

Começando pelo Border Collie, elas podem apresentar pelagem grossa e longa, ou mais curta e bem macia. Mas de qualquer forma a raça detém um subpelo muito macio e encorpado, dessa forma consegue lidar tanto com o calor como com o frio, pois ele funciona protegendo o corpo termicamente. Com relação a coloração, o mais comum nessa raça é apresentar duas cores, combinado marrom e branco ou preto e branco, pouco menos comuns podem apresentar três cores ao mesmo tempo.

Agora no caso do Pastor Australiano embora bem similar, o que difere bastante é a coloração, este pode apresentar três cores ao mesmo tempo ou uma variação de manchas sob uma única cor. Este último ainda pode apresentar olhos na coloração azul, ou um olho de cada cor dentro de um padrão chamado merle. Ambas as raças precisam ser escovadas frequentemente,além de muitos cuidados.

Personalidade do Pastor Australiano e do Border Collie

  • Aqui está outra similaridade entre as raças, elas foram desenvolvidas para executar o mesmo trabalho, por conta disso a personalidade de ambos tende a ser bem parecida.
  • O Pastor Australiano é uma raça muito corajosa, muito confiante e extremamente inteligente. O seu comportamento com seus tutores e família tende a ser bem próximo, mas ele é um pouco resistente com pessoas desconhecidas. É um animal cheio de energia e que está sempre em movimento, mas o Border Collie ganha no quesito energia facilmente.
  • O Border Collie é um cão feliz, adora brincadeiras e estar perto do seu dono.
  • Ele é um super companheiro da família, quer brincar o tempo todo e precisa se exercitar para gastar toda a sua energia.
  • Esse animal é bem carinhoso e afetuoso, mas precisa de espaço e atividade diárias para gastar sua energia e ficar relaxado.

Inteligência do Pastor Australiano X Border Collie

O nosso querido Pastor Australiano é muito inteligente, é facilmente treinado e aprende tudo o que lhe é ensinado de maneira bem rápida. É considerado um dos mais inteligentes do planeta, e é um atleta de agility, por exemplo.

Já o Border Collie tem uma inteligência absurda, inclusive ele ocupa a primeira posição na lista das raças mais inteligentes do mundo, tem facilidade de aprendizado, além da rapidez com que aprende truques novos. Ele é muito atendo e também muito obediente, com apenas cinco repetições no novo comando ele é capaz de aprender e reproduzir. Após esse processo repita isso apenas uma vez, ele vai executar com maestria o novo truque. 

Muito Mais Informações

Separamos ainda algumas informações extras sobre as duas raças para que você conheça ainda mais sobre elas.

Podemos falar sobre a expectativa de vida de cada um deles, mas podemos dizer que eles tem praticamente a mesma expectativa de vida que está atualmente classificada em 15 anos de vida. Anote uma curiosidade sobre o Pastor Australiano, existe registro de um animal dessa raça que viveu até completar 29 anos de idade.

No final das contas podemos concluir que as duas raças são parentes, e por isso com poucas diferenças aparentes. Um é descendente do outro, podemos dizer que eles são primos. Cumprindo a mesma função há anos foram exímios pastores, e nos dias atuais tem conquistado o coração de famílias que buscam um melhor amigo.

Na hora de escolher um ou outro as ligeiras diferenças importam. Se você precisa de um cachorro extremamente inteligente e que aprenda rapidamente as coisas, o Border Collie é uma boa escolha, ele adora estar perto das pessoas e até se dá bem com outros animais. Por outro lado, ofereça um espaço bacana para que ele possa brincar livremente, separe um tempo para os passeios e atividades do dia a dia com ele. Ele é perfeito para pessoas cheias de energia e que apreciam  movimento, para se entrosar nas brincadeiras e atividades.

Agora, se você é mais tranquilo e gosta de calmaria o Pastor Australiano para você, saiba que ele também precisa se exercitar todos os dias. É uma excelente companhia e muito atento.

Veja também

Mastim Tibetano

Qual a Raça de Cachorro que Parece um Leão?

Hoje vamos falar sobre uma raça de cachorro bem curiosa e muito incrível também Então …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.