Home / Animais / Salamandra é Venenosa? Ela é Perigosa Para Humanos?

Salamandra é Venenosa? Ela é Perigosa Para Humanos?

Olá, tudo bem? Você já conhece a Salamandra? Um dos anfíbios que mais se distribuem pelo Hemisfério Norte.

Sabia que este animal possui uma grande fama de ser venenosa e perigosa para humanos?

Durante o artigo de hoje, você vai conhecer tudo sobre a Salamandra e algumas de suas principais espécies.

Ta preparado(a)? Então vamos lá.

Anfíbios

Para entender bem sobre a Salamandra, é necessário que antes, você conheça os Anfíbios.

Esta, é uma classe de animais que passam por dois ciclos diferentes de vida, durante sua fase de desenvolvimento.

Sendo seu primeiro ciclo vivido dentro da água de rios, lagos, etc… e o segundo, podendo ser vivido em terra firme, ao chegarem a idade adulta.

Sim, eles precisam viver na água desde pequenos, até completarem seu desenvolvimento e se tornarem adultos.

Contudo, o contato dos anfíbios com a água, não acaba após a chegada da idade adulta, pois, eles dependem do mesmo para a reprodução e para manter sua pele umida.

Anfíbios

Três exemplos de animais desta classe, são: as Rãs, os Sapos e as Salamandras, que são nosso assunto principal de hoje.

Eles são classificados em 3 grupos: os Ápodes, os Anuros e os Urodelos.

Se conhece atualmente, mais de 5 mil espécies de anfíbios espalhados por todo o planeta terra. Algumas, das principais características deste grupo, são:

  • A pele deles é permeável, vascularizada e lisa;
  • suas patas são bem definidas;
  • eles são animais carnívoros;
  • eles dispõem de reprodução sexuada;
  • passam por metamorfose durante seu desenvolvimento.

Essa classe, surgiu há mais de 350 milhões de anos, e foram os primeiros vertebrados a viverem em ambientes terrestres, mesmo não sendo de forma completa.

Caso queira saber um pouco mais sobre como os anfíbios foram os primeiros a conquistar a terra firme, acesse este texto do Uol.

Salamandra

Anfíbio que vive principalmente no Hemisfério Norte, seu habitat favorito, são lugares escuros e úmidos.

Ela é muito encontrada na Península Ibérica, no Norte da Alemanha e no Norte da África. Ela é capaz de sobreviver tanto dentro, quanto fora da água.

Seu tamanho irá variar de acordo com suas espécies, porém, a maioria delas possui em média de 10 a 30 centímetros de tamanho.

Uma ótima curiosidade, é que a variedade de tamanhos das Salamandras é completamente fantástico. Você encontrará desde Salamandras que têm aproximadamente 3 centímetros, até Salamandras que possuem mais de 1 metro.

Sua alimentação é baseada em insetos, lesmas, pequenos peixes e em determinadas situações ela se alimenta larvas da mesma espécie que elas.

Atualmente, eesta familia é dividida em mais de 600 espécies. Ela pode permanecer como larva entre 1 mês e 1 ano, e vive até 30 anos após sair desta fase.

Venenosa?

Não, ela não é venenosa. Até onde se sabe, a maioria de suas espécies não morde ou detém de qualquer qualidade de veneno.

Ela possui somente uma secreção cutânea, que é utilizada como meio de defesa. Esta secreção é viscosa e esbranquiçada, ela provoca: irritações nos olhos, má disposição e até mesmo alucinações em seres humanos.

Salamandra Características

Contudo, tudo irá variar de acordo com suas espécies.

Não, uma Salamandra nunca irá lhe atacar ou te fazer algum mal. Ela possui somente sua secreção que usa como meio de defesa.

Mecanismo do qual, ela só irá utilizar, se alguém ficar a manipulando e a apertando. Caso o contrário, estes são os animais com maior nivel de tranquilidade que você vai conhecer hoje.

Para que você conheça e entenda um pouco melhor sobre a familia da Salamandra, foi trazido a você, uma pequena lista com algumas das espécies mais famosas desta familia.

Salamandra de Fogo

Está é uma Salamandra que a séculos, ganhou fama de ser malévola por sobreviver e passar pelo fogo sem se queimar ou sofrer danos.

Este animal se distribui por quase toda Europa contnental, Oriente próximo, Norte da Africa e algumas ilhas do Mediterrâneo.

A Salamandra de Fogo tem entre 12 e 30 centímetros e seu habitat se localiza em florestas e bosques.

Se alimenta de insetos, lesmas e minhoca. A sua história se envolve com parte da mitologia criada durante a idade média na Europa.

Salamandra Gigante da China

Anfíbio raro e o maior que existe em todo o mundo atualmente. Está é uma espécie de Salamandra, que chega a medir mais e 1,5 metros.

Naturalmente, ela vive em cursos de águas e em lagos, principalmente em áreas montanhosas. Sua pele é considerada porosa e enrugada.

A Salamandra Gigante é completamente áquatica, e se alimenta de insetos, Sapos, Rãs, outras espécies de Salamandras, etc.

Salamandra Gigante da China

Sua expectativa de vida se extende até os 60 anos. Normalmente ela dispõe manchas por todo o corpo e tem cor escura.

A população desta espécie, se encontra em alto risco de extinção.

Salamandra Tigre

Um tipo unico de Salamandra que vive na América do Norte. Ele é encontrado, principalmente por sua cor marrom listrada.

Seu habitat, se encontra principalmente em Lagos, corregos lentos e Lagoas. Ela se diferencia de outras espécies de sua familia, pois, é uma das unicas espécies de anfíbios capazes de sobreviver no clima arido dos Estados Unidos.

Ela vive entre 10 e 16 anos usualmente, e se alimenta de: insetos, sapos, vermes e outras Salamandras em determinadas situações.

A Salamandra Tigre se alimenta principalmente durante a noite, e tem de 15 a 20 centímetros normalmente.

Extinção

Atualmente, existem diversas espécies de Salamandra em extinção, estando grande parte desta familia ameaçada de ter fim.

Um exemplo disto, é a Salamandra Gigante da China, uma espécie que entrou em grande declínio de algum tempo para cá devido a caça e a destruição de seus habitats.

Se quiser saber mais sobre a extinção da Salamandra Gigante, acesse este artigo do Jornal Público.

A destruição dos lugares onde estes anfíbios vivem, é um dos principais culpados pela grande diminuição de diversas espécies de Salamandra.

Caso queira entender mais sobre o porquê os annfíbios estão entrando em extinção, acesse este texto do National Geographic.

Conslusão

Durante o artigo de hoje, você conheceu e entendeu um pouco soube a Salamandra. Sem contar que você descobriu que ela não é venenosa e/ou perigosa, e muito mais.

Se você gostou deste texto, não deixe de conhecer os outros textos de nosso Blog. Você não vai se arrepender!!

A Salamandra

Até a próxima.

-Diego Barbosa

Veja também

Alimentação do Castor: O que Eles Comem?

Os castores são mamíferos, roedores, de hábitos semi-aquáticos, conhecidos pela curiosa habilidade para construção, inclusive …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *