Home / Animais / Salamandra-Cega-do-Texas: Características, Habitat e Fotos

Salamandra-Cega-do-Texas: Características, Habitat e Fotos

Há, em todo o planeta Terra, muitos animais considerados estranhos ou fora do padrão. Dessa maneira, o mais comum é que esses animais sejam específicos de algumas partes do mundo, o que os torna ainda menos acessíveis a todos e, portanto, faz com que todo o mistério ao seu redor seja ainda maior.

Logo, há uma infinidade de animais que podem ser encaixados nessa lista, que pode ser imensa e conter espécies de quase todas as partes do mundo. Entre eles está a salamandra-cega-do-texas, um tipo de anfíbio típico dos Estados Unidos e que apenas existe em uma pequena parte do país norte-americano. Esse animal não possui cor forte ou tons de beleza muito atraentes para as pessoas, mas se faz conhecido no meio da biologia pelo fato de conter algumas curiosidades.

É possível dizer, por exemplo, que a salamandra-cega-do-texas possui menos de 100 exemplares no Texas, o local de origem no animal. Contudo, o número de exemplares em outras partes do mundo também não é muito grande, o que torna esse tipo de salamandra bastante rara em todo o planeta, estando em situação dita vulnerável quando se trata do seu estado de conservação. A salamandra-cega-do-texas, dessa maneira, está perto de deixar de existir.

Conheça a Salamandra-Cega-do-Texas e Seu Habitat

A salamandra-cega-do-texas está entre os animais menos conhecidos de todo o mundo, mas, ao mesmo tempo, faz parte da lista dos mais curiosos e comentados no meio biológico. Portanto, se as pessoas em geral não dão muita atenção para a salamandra-cega-do-texas, não é possível dizer o mesmo a respeito de muitos especialistas norte-americanos, dedicados ao estudo e à análise do modo de vida desse tipo raro de anfíbio. A salamandra-cega-do-texas, assim, vive em cavernas do Texas, uma região quente e seca, que não oferece grandes porções de água para o animal.

Dessa maneira, as cavernas mais profundas surgem como opção interessante para o anfíbio, que consegue fugir do calor extremo e ter acesso facilitado à água e umidade. Esse tipo de animal é capaz de passar muitos meses sem comer, de forma a estar entre os animais que mais tempo podem ficar sem alimento.

Salamandra-Cega-do-Texas no Fundo da Água
Salamandra-Cega-do-Texas no Fundo da Água

A salamandra em questão anda não possui pigmentos de cor em sua pele, até mesmo pelo fato de não gostar muita da exposição aos raios solares, estando quase sempre reclusa às cavernas americanas. A salamandra-cega-do-texas ainda não possui olhos, o que torna a escuridão das cavernas apenas um detalhe a mais para o animal, incapaz de enxergar em qualquer parte.

Características da Salamandra-Cega-do-Texas

A salamandra-cega-do-texas, como animal incomum que é, possui algumas características esquistas para as pessoas. A primeira delas é o fato de o animal não possuir olhos, o que já é algo bastante anormal quando se pensa seres vivos. Além disso, a salamandra-cega-do-texas ainda não possui cor, outro detalhe que costuma estar presente nos animais de todas as partes do mundo.

Assim, apenas essas duas características físicas da salamandra-cega-do-texas já seriam capazes de assustar a muitos. Outro detalhe da salamandra-cega-do-texas, contudo, é que, incapaz de enxergar com os olhos, o animal consegue captar as ondas emitidas pelas correntes de água abaixo da superfície. Portanto, a salamandra-cega-do-texas é muito boa quando se trata de movimentação abaixo da água, sendo capaz de se mover de forma muito intelgiente e coordenada.

Salamandra-Cega-do-Texas Fotografada de Lado
Salamandra-Cega-do-Texas Fotografada de Lado

A salamandra-cega-do-texas ainda usa essa sua sensibilidade para captar os movimentos que fazem as suas presas, em geral invertebrados. Logo, a sensibilidade do tato é parte essencial da vida desse tipo de anfíbio, em muitos detalhes capaz de viver muito melhor abaixo da água do que na terra, onde enfrenta mais problemas.

Reprodução da Salamandra-Cega-do-Texas

A reprodução não costuma ser muito diferente de animal para animal, sendo um tipo de fase pela qual a grande maioria dos seres vivos passam. Não é diferente com a salamandra-cega-do-texas, embora se saiba pouco sobre os detalhes do tipo de reprodução realizada pelos animais dessa espécie.

Na verdade, a salamandra-cega-do-texas não dá muitas brechas para que os especialistas possam analisar o seu modo de vida relacionado à reprodução, já que todo o processo se dá em cavernas escuras e pequenas, algo que dificulta bastante o trabalho dos profissionais dedicados em entender melhor como vive esse tipo de anfíbio. Um aspecto curioso, contudo, é que na reprodução desse animal, é a fêmea quem estimula o macho a iniciar o ato sexual. Assim, as fêmeas tratam de seduzir os machos e começar os estímulos reprodutivos, com o macho depositando o seu esperma na fêmea.

Outra característica marcante da reprodução da salamandra-cega-do-texas é que esse anfíbio não possui data ou época do ano marcada para realizar a sua fase de reprodução, podendo fazê-la ao longo de todo o ano. Assim, é muito comum que haja muitas fêmeas gerando filhotes e muitos filhotes nascendo ao longo de todo o ano.

Mais Informações Sobre a Salamandra-Cega-do-Texas

Salamandra-Cega-do-Texas Se Movimentando Dentro de uma Caverna
Salamandra-Cega-do-Texas Se Movimentando Dentro de uma Caverna

A salamandra-cega-do-texas é um animal que gosta de viver sempre em locais escuros, profundos, que tenham acesso facilitado à água. Contudo, por esse motivo a oferta de alimentos acaba por não ser tão vasta para o animal.

Como forma de driblar esse problema grave, a salamandra-cega-do-texas desenvolveu, ao longo das gerações e da seleção natural, a possibilidade de passar muitos meses sem comer. Logo, esse animal consegue se manter forte e com energia ao longo do tempo, ainda que não esteja se alimentando como deveria. Ademais, a salamandra-cega-do-texas, sendo um animal anfíbio possui o poder de respirar tanto no meio aquático como no meio terrestre.

Entretanto, considerando que muitos dos anfíbios vivem melhor em terra, a salamandra-cega-do-texas vive muito melhor quando em água. Isso porque, no meio aquático, o animal se torna um predador muito mais eficaz e, em geral, não precisa ficar tantos meses se alimentação adequada. Já em terra, não sendo tão forte ou rápida quanto os oponentes, a salamandra-cega-do-texas enfrenta muitos problemas e se torna uma presa relativamente fácil.

Colabora para tal o fato de o animal não ter olhos, sendo capaz apenas de sentir aquilo que está ao redor para conseguir se defender. De toda forma, a salamandra-cega-do-texas ainda se mantém como uma espécie típica da sua região.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *