Home / Animais / Sagui-Preto: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

Sagui-Preto: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

Hoje vamos falar um pouco sobre o Sagui Preto, que também é bem famoso pelo nome de Micro estrela aqui no Brasil. Esse animal que faz parte do grupo de macacos do novo mundo. Eles são encontrados em matas ciliares do nosso país, também na Bahia e no Paraná, inclusive no interior de Goiás também. Ele foi introduzido também na cidade do Rio de Janeiro. Este animal geralmente é visto em florestas de clima tropical como dissemos, e vão estar na parte alta das árvores, ali no meio termo, quase nunca estão no solo.

Nome Científico do Sagui Preto

O nome científico do sagui preto é Callithrix penicillata.

Sagui Preto

Habitat do Sagui Preto

Esses costumam habitar florestas do tipo cerradão onde tem árvores muito altas, mata ciliares, florestas com bioma de Mata Atlântica, mata cultivada.

Comportamento do Sagui Preto

É um animal que costuma estar ativo durante o dia e que gostam de estar em cima das árvores, o seu dia a dia é muito parecido com os outros animais dessa mesma espécie. Eles costumam viver em grupos, onde geralmente são formados por parentes e possuem entre 2 e 15 animais. O que seria mais ou menos o pai e a mãe sagui e seus filhos. É muito comum que nasçam gêmeos nas famílias desses animais, quando um bebê nasce tanto os outros filhotes quanto o macho tem a obrigação de ajudar a mãe nos cuidados com ele.

Os Grupos

Esses animais vivem em grupos com suas próprias famílias como citamos anteriormente, mas é comum que mesmo assim eles dividam sua comida, como exemplo a seiva que existe nas árvores daquela região com outros grupos de saguis ao invés de formar uma guerra, comum no comportamento de outros animais.

Eles soltam dentro dos seus grupos uma espécie de perfume deles mesmo, como se fosse uma demarcação, que provavelmente serve para afastar outras espécies de animais. Isso não funciona com outros grupos de saguis, que não se importam com o cheiro.

Migração e Comunicação

Esses animais parecem ter hábitos migratórios, geralmente eles são vistos migrando tanto nas épocas de seca quanto nas épocas de muita chuva. Mas ainda não se sabe exatamente para onde vão, ou por qual distância eles percorrem.
A comunicação desses animais ainda não foi estudada da maneira que deveria ser, portanto o que se sabe é que eles acabam se comunicando por vocalização assim como outros animais.
Eles reconhecem de longe a vocalização de seus predadores, e emitem suas próprias vocalizações.

Comida do Sagui Preto

Esse animal come diversos tipos de alimento, o seu preferido com certeza é a seiva das árvores, para obter essa iguaria eles fixam seus dentes com força na casca da árvore para conseguir consumir.
Nos períodos que não chove ele pode comer alguns insetos e também algumas frutas direto do pé.
Tem momentos que a seca aperto e alimentação fica muito escassa, assim eles precisam variar ainda mais a alimentação comendo alguns pequenos animais vertebrados, pequenas aves, pequenos filhotes, alguns moluscos, ovos das aves de etc.

Predadores Naturais do Sagui Preto

Os predadores naturais desse animal são alguns, podem citar as aves de rapina que são com certeza o que mais ameaça os saguis de tufo preto.
Outros animais que oferecem perigo são as cobras, e inclusive os gatos selvagens. Por isso eles evitam ficar no solo.
As únicas armas contra os predadores que eles possuem são conhecer as vocalizações e a capacidade de observação.

Reprodução do Sagui Preto

O Sagui de tufo preto é um animal monogâmico, uma vez que ele cruzar com uma fêmea ele ficará com ela para sempre, e vai viver no seu grupo de família. A reprodução desses animais acontecem ao menos duas vezes em um ano, a cada parto podem nascer de um a quatro filhotes, na maior parte das vezes é comum que venham filhotes gêmeos. A gestação da fêmea do sagui preto deve durar cerca de 150 dias, depois que nascem os bebês saguis serão amamentados até oito semanas de vida.

Tanto a mãe sagui quanto o pai vão zelar muito pela sobrevivência desse filhote, os filhos mais velhos e também os jovens estarão envolvidos na criação desse novo membro.
Os filhotes quando nascem são completamente dependente de seus cuidadores, apesar de atingir a sua maturidade sexual aos 18 meses de vida, eles até podem ser acasalar rapidamente, mas ele não sairá do grupo da sua família.

Função do Sagui de Tufo Preto no Ecossistema

O sagui de tufo preto tem um papel social na floresta muito importante, pois ao consumir as frutas de muitas árvores ele acaba espalhando essas sementes por toda a floresta. Por outro lado para algumas outras árvores ele pode ser considerado um parasita, pois acaba se machucando na hora de tentar sugar a seiva, o que para a árvores só trás prejuízos. O sagui de tufo preto não é a principal fonte de comida de nenhum animal em específico na natural, mas por outro lado serve de alimentos para diversos outros animais que citamos como seus predadores no caso das cobras, gatos selvagens e as enormes aves de rapina.

Conservação do Sagui Preto

Esse animal não se encontra na lista vermelha de animais com alerta de perigo de extinção graves, não possui nenhum status relevante dentro da IUCN. Até o atual momento esse animal não é tido como ameaçado ou em perigo, ainda bem né? Lembra que contamos que ele foi introduzido na cidade do Rio de Janeiro? lá ele foi colocado para conviver junto com os saguis comuns, infelizmente nesse caso ele já foi considerado uma espécie invasora.

O pior de tudo é que ele começou a ameaçar a vida do nosso mico leão dourado que já estava com risco de extinção, e teve seu caso agrado por conta de competição de espaço gerada pela introdução impensada.
Esses animais precisam ser remanejados para o seu próprio habitarmos animais em idade reprodutiva precisam ser esterilizados, e campanhas precisam ser feitas para conscientizar as pessoas dos problemas desse tipo de atitude.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *