Home / Animais / Rottweiler Cabeça de Touro: Características e Fotos

Rottweiler Cabeça de Touro: Características e Fotos

Dentre as raças de cães existentes, o rottweiler certamente se destaca. Há muitos tipos interessantes dessa raça, entre elas, uma que chamamos de cabeça de touro. Conhece? Caso contrário, vai conhecer agora, pois ele é o tema do nosso próximo texto.

A seguir, vamos mostrar algumas peculiaridades desse tipo de rottweiler, bem como orientar qual deve ser o melhor adestramento para ele, além de alguns cuidados básicos na sua criação.

Quais as Principais Características do Rottweiler Cabeça de Touro

De uma forma geral, esse tipo de rottweiler não se diferencia tanto assim dos demais da raça. Ou seja, o porte é grande, o corpo é bem musculoso, e a pelagem é totalmente preta, com alguns pequenos pontos dourados. A grande diferença é que o tamanho de sua cabeça é um pouco maior do que de outros cães do tipo, e é daí que vem o seu nome popular.

O peso desse animal está entre 50 e 60 kg mais ou menos. Os pelos são bem curtos e lisos, enquanto que o tamanho varia entre 56 e 63 cm, com os machos sendo ligeiramente maiores do que as fêmeas. Esse porte físico confere ao cão a habilidade para ser, atualmente, cão de guarda, de caça ou até mesmo policial.

Uma das características mais marcantes desse animal é que ele é bastante obediente quando devidamente adestrado. É preciso ficar atento ainda ao fato de que por terem uma pelagem muito curta, eles são bem sensíveis ao frio. Portanto, não exponha o animal a locais de temperaturas muito baixas, pois eles, certamente, sofrerão muito.

Personalidade e Temperamento

Muitos acham que o temperamento de um rottweiler é difícil devido a vários incidentes ocorridos nos últimos anos. A questão é que, nesses acasos, a culpa foi inteiramente dos respectivos tutores, que ou não conseguiram adestrar o animal adequadamente, ou simplesmente maltratavam os seus cães. Porém, sabendo fazer, o adestramento de um rottweiler é bem simples, especialmente o cabeça de touro.

Dócil e carinhoso (quando bem tratado, evidentemente), esse cão se dá muito bem com as pessoas, mesmo aquelas que não sejam o seu tutor. Também é bastante inteligente, o que facilita ainda mais o adestramento, bastando ter um pouco de paciência com ele para lhe ensinar comandos básicos.

Rottweiler Cabeça de Touro

Preferencialmente, a educação de um rottweiler cabeça de touro (e de qualquer outro da raça) precisa começar desde filhote. Se ele souber, desde esse momento o que pode e o que não pode fazer, ficará bem mais simples ensiná-lo a se comportar, seja na presença de outras pessoas, seja até mesmo junto de outros cães.

É bom deixar ainda mais claro que é preciso mantê-lo sempre em contato com outras pessoas, pois assim ele não estranhará ninguém.

Como Lidar com o Latido do Rottweiler Cabeça de Touro?

O latido desse tipo de rottweiler não é muito diferente do restante que faz parte dessa raça. Ou seja, é bem alta, forte, e pode amedrontar muita gente por aí. Só que, caso você não saiba, esse cão não é de latir o tempo todo, não. Por serem muito tranquilos na maior parte do tempo, só latem mesmo em sinal de alerta, quando percebem algum perigo.

Na maior parte dos casos, o seu latino serve para avisar a todo e qualquer intruso que ele o cão está ali, e que não vai tolerar qualquer tipo de ameaça a ele e aos humanos que ele protege. Não é à toa que são excelente como cão de guarda;

Em geral, o latino desse rottweiler costuma ter uma duração bem curta, onde a entonação é bem grossa, com o único intuito de chamar a atenção mesmo.

Quais os Cuidados que se Deve Ter ao Cuidar Desse Cão?

Esse animal possui uma oleosidade natural em seus curtos pelos. É por isso que a sua pelagem tende a ser bem brilhosa. Por essa razão, não é aconselhável que se dê banhos frequentes nesse cão, visto que isso irá retirar toda a oleosidade natural dele. Isso pode acabar causando problemas dermatológicos bem sérios.

Como limpar o animal, então? Muitos usam o chamado banho a seco, o que facilita a limpeza do rottweiler, e não retira essa proteção de sua pele que mencionamos anteriormente. Por sinal, outro método para manter a pele do cão sempre bonita e brilhante, uma boa escova ajuda bastante, pois retira pelos mortos. Fazer isso semanalmente é o mais indicado.

Já em se tratando da alimentação, o ideal é que a ração seja de boa qualidade e relacionada diretamente com o seu peso e idade, além, é claro, de ser direcionada a animais castrados ou não. Também se recomenda deixar sempre uma vasilha com água limpa à disposição do animal sempre que ele estiver com sede.

É bom também deixar claro que eles não são cães de ficarem dentro de casa o tempo todo. Existem residências, inclusive, onde eles só ficam na parte externa das casas. Uma dica? Providencie uma casinha protegida do sol e da chuva do lado de fora da residência, e que seja limpa e confortável. Já deu pra notar que criar esse rottweiler dentro de apartamentos não dá, concorda?

Atividades Físicas Mais Recomendáveis para o Rottweiler Cabeça de Touro

Esse é um cão de grande porte, e necessita de atividades físicas quase que diárias para manter a sua saúde em dia. Em suma, nada de mantê-lo em cativeiro, muito menos, em apartamentos (como já aconselhamos anteriormente), por maior que ele seja.

E, qual a recomendação? Realizar, no mínimo, 2 horas de atividades físicas todos os dias. Importante salientar que eles adoram passear com os seus donos, preferencialmente sem coleira. Claro, nem sempre isso é possível. Então, ao menos, tente ter um quintal grande e espaçoso o suficiente para a realização de atividades físicas desse cão.

Para manter esse animal sempre sob controle, é necessário que ele seja dócil e feliz, e isso só será possível mediante atividades cotidianas onde ele possa se movimentar e se sentir livre. Dessa forma, o seu rottweiler cabeça de touro será um dos mais bonitos e vistosos das redondezas.

Veja também

Como a Formiga Sente o Cheiro dos Alimentos?

As formigas possuem antenas longas e finas que detectam o cheiro, dentre eles o cheiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *