Home / Animais / Reprodução do Yorkshire: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução do Yorkshire: Filhotes e Período de Gestação

Quando se descobre que seu Yorkshire Terrier está grávida, há muito o que saber. Este será um momento emocionante.  Conhecer os sinais de gravidez em um Yorkie é vital; a barragem precisará de cuidados extras imediatamente. Os preparativos devem ser feitos para garantir uma entrega suave.

Castração

Castração do Yorkshire
Castração do Yorkshire

Se você não planeja ter filhotes Yorkie  , é extremamente vital que ela seja esterilizada. Castração também diminui bastante os riscos de câncer de ovário e mamário. É recomendável fazer isso antes do primeiro calor. Se o seu Yorkie não foi castrado e um cão macho foi capaz de se apegar a ela, ele pode engravidar na primeira vez!

Talvez ela saia de casa enquanto estava no cio  e um cão macho a encontrou. Essa é a circunstância em que a maioria dos proprietários de Yorkie fica preocupada. Você vai querer saber se o seu cão está grávida, o mais rápido possível.

Você pode pedir ao seu veterinário para realizar um ultra som ou raio-x; embora isso não possa ser feito até o final da gravidez. Os exames de sangue são outra opção, mas não serão precisos até mais de três semanas.

Como Diagnosticar a Gravidez

Primeiros Sinais:

  • Ela vai agir devagar, com sono e não tão ativa como de costume;
  • O estômago ficará um pouco mais firme que o normal;
  • Seus mamilos crescerão rapidamente. Os mamilos que antes eram invisíveis podem começar a aparecer, isso vai acontecer cada vez mais com o passar das semanas;
  • Ela pode se cuidar mais do que o normal;
  • Ela pode começar a “aninhar”, coletando itens, tentando criar uma área tranquila e macia para si mesma;

Sinais posteriores:

  • No final da semana 3, início da semana 4, o abdômen será notavelmente maior;
  • Seu apetite deve aumentar;
  • Ganho de peso – Um Yorkshire Terrier ganhará aproximadamente 30% de seu peso ideal durante a gravidez.

Confirmação da Gravidez

A gravidez pode ser confirmada nos veterinários através de um exame de sangue que geralmente é preciso após o dia 22. No dia 42. um ultrassom pode detectar o feto e verificar se há anormalidades. Após o dia 45, um raio-x poderá mostrar quantos fetos estão crescendo (os ossos não se calcificaram completamente até esse momento).

O Tamanho da Ninhada

Em média, haverá uma ninhada de quatro. Isso pode variar, é claro. O tamanho da ninhada varia de 1 a 5. Quando uma ninhada é muito grande (mais de 5 filhotes), há uma chance maior de que alguns filhotes sejam natimortos ou morram logo após o nascimento.

Tempo de Gravidez

Caninos em geral estão grávidas por uma média de 63 dias. No entanto, apenas 58 dias e 68 dias de gravidez são considerados normais para um cão de raça de brinquedo. Se um Yorkie não entregar no dia 67, será a hora de ligar para o veterinário.

Cuidados Durante a Gravidez

  • Idealmente, você deve fazer um exame de saúde completo antes de qualquer acasalamento … Isso permite que os testes descartem possíveis problemas genéticos que poderiam ser transmitidos através da reprodução … Alguns cães não terão a recomendação de serem reproduzidos.
  • Todo mundo que entrar em contato com o seu Yorkie deve ser excepcionalmente gentil com ele. Cuidados e alimentação adequados devem sempre ser fornecidos e é preciso estar ciente de suas necessidades neste momento.
  • Ela deve receber uma área quente, macia e confortável para descansar; se você ainda não tem isso para ela. Com o passar das semanas, ela vai querer passar mais e mais tempo nesta área tranquila, retirando-se para aninhar. Até mesmo um cachorro que normalmente quer estar muito próximo dos membros de sua família humana agora quer uma área um pouco separada … talvez no canto de uma sala silenciosa.
  • À medida que seu apetite aumenta, não deixe de oferecer comida suficiente. Talvez seja melhor mudar de refeições programadas para alimentação gratuita. No entanto, certifique-se de manter os alimentos frescos. Não basta ‘encher’ a tigela, mas, em vez disso, retire os alimentos mais velhos na parte inferior, pois isso pode se acumular ao longo do tempo. Uma vez por dia, lave os pratos de comida e água com água quente e sabão.
  • Uma boa caminhada de 15 a 20 minutos duas vezes por dia em calçadas relativamente niveladas é a melhor.
  • Não ofereça suplementos extras, a menos que verifique primeiro com o veterinário. Dar cálcio extra a uma cadela durante a gravidez pode deixá-la muito vulnerável a uma infecção por Eclampsia após a gravidez.

O Parto

  • Você saberá que seu Yorkie terá filhotes dentro de 24 quando sua temperatura interna cair abaixo do normal. Começando uma semana antes da data prevista, a temperatura deve ser medida pelo menos duas vezes por dia.
  • Use um termômetro retal canino e lubrifique-o com vaselina. Insira cerca de meia polegada. Deixe por três minutos. A temperatura normal do seu cão deve estar entre 38,3 a 39,17 Celsius. Quando a temperatura da sua Yorkie cair abaixo de 37,77 ° C, ela deve dar à luz dentro de 24 horas.
  • Quando ela começa a entrar em trabalho de parto, ela pode resistir a comer, pode vomitar (isso deve ser agudo e não durar muito tempo) e, quando as contrações começam, ela pode se queixar. Embora o choro seja típico, fique atento a sinais de problemas.

Sinais de Problemas

Embora a maioria das gestações e partos corra bem sem problemas, é importante não ser pego no momento e estar muito ciente de como a barragem está se comportando e o que está acontecendo no caso de uma complicação rara, mas possível. Isso inclui, mas não está limitado a:

  • Ela está grávida há mais de 70 dias;
  • Faz 24 horas que a temperatura dela caiu, mas nenhum filhote foi empurrado para fora;
  • Um filhote saiu, mas já passaram mais de duas horas sem sair (e você sabe que existem mais filhotes);
  • Ela parece estar sentindo uma dor intensa e esmagadora;
  • Há perda excessiva de sangue ou fluidos;
  • Vômitos contínuos, fraqueza ou qualquer outro sinal de angústia.

Trabalho de Parto

Yorkshire Entrando em Trabalho de Parto
Yorkshire Entrando em Trabalho de Parto

A cadela deve ser colocada em uma caixa de parto quando o trabalho começar. Pode ser uma caixa de papelão com um lado cortado. Se o pai ou qualquer cão macho estiver em casa, eles devem ser removidos e separados em segurança para uma sala diferente.

Ter muitas camadas de jornal limpo ou pequenas seções de folhas que revestem a caixa de parto permitirá que você continue puxando as folhas sujas e encharcadas, deixando uma nova camada de papel ou folhas limpas.

Os filhotes podem sair um certo consecutivamente ou pode haver um intervalo de tempo de até 2 horas entre os filhotes emergentes. Cada um nascerá envolto em seu próprio saco amniótico. Em alguns casos, isso se abre à medida que passa pelo canal de parto, mas, na maioria das vezes, permanece intacto e será suavemente aberto pela cadela. Ela também vai morder o cordão umbilical e lamber os filhotes para limpar o muco e estimular a respiração. Depois que todos os filhotes nascem, é perfeitamente natural que a cadela coma os cordões umbilicais, saco amniótico, placenta e outros tecidos.

Veja também

Canguru-Cinza-Ocidental

Cangurus São Violentos? Eles São Perigosos Para Humanos?

Para quem não conhece a vida fora do próprio país, conhecer lugares do outro lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *