Home / Animais / Fases da Galinha Desde o Ovo e Como Nascem Os Pintinhos

Fases da Galinha Desde o Ovo e Como Nascem Os Pintinhos

De um modo geral, diz-se que as galinhas são adultas quando atingem o ponto de maturidade sexual e começam a botar ovos. Isso normalmente ocorre quando as galinhas têm entre 16 e 24 semanas de idade, dependendo da raça, mas mesmo algumas dentro de uma raça se desenvolvem mais rapidamente ou lentamente do que outras.

Fases da Galinha Desde o Ovo e Como Nascem os Pintinhos

A idade do estádio para quando um frango jovem é considerado maduro é de 18 semanas. O ciclo de vida de uma galinha começa quando um ovo é formado dentro do corpo de uma galinha. A gema se forma dentro do ovário, viaja através do oviduto através da vagina da galinha. Todo o processo de desenvolvimento e colocação de ovos leva de 25 a 26 horas por ovo.

Uma vez que um ovo tenha sido colocado, levará aproximadamente 21 dias após a incubação começar a eclodir em um filhote completamente desenvolvido. Pintinhos saudáveis são cobertos de penas macias e felpudas; seus olhos estão abertos quando chocam. Os filhotes perdem o controle e começam a desenvolver penas reais quando têm entre 3 e 6 semanas de idade.

Eles também começarão a desenvolver pentes e acácias vermelhas. O crescimento pode variar dependendo da raça, genética e saúde geral, então fale com seu veterinário se tiver alguma preocupação sobre a maneira como suas aves estão se desenvolvendo. O frango médio viverá entre 8 a 10 anos.

Em que Idade uma Galinha Começa a Botar Ovos?

Em geral, pode-se dizer que uma franga já começará a por seus primeiros ovos com seis meses de idade. Mas há muitas variáveis pra determinar isso, como a raça da galinha e a época do ano. Galinhas nascidas na primavera tendem a amadurecer mais cedo que as nascidas no inverno. A primeira embreagem de uma franga pode resultar em ovos deformados ou moles, bem como apresentar pequenas manchas de sangue na casca externa.

Quando esse período de maturidade chegar, essas galinhas precisarão ser agora alimentadas numa chamada camada alimentar, onde etapas de nutrientes, especialmente cálcio, precisarão ser acrescentadas a sua dieta. A frequência de postura também varia, tendo galinhas que põem ovos todos os dias e outras que porão de dois em dois dias. Frangas novas em geral colocarão ovos menores e em intervalos maiores até se tornarem plenamente maduras.

Por quanto tempo as galinhas permanecerão pondo ovos também varia de galinha para galinha. Pode-se dizer que a postura de ovos começará a diminuir quando a galinha estiver na faixa de três ou quatro anos de idade, em especial as que são criadas em quintais ou galinheiros caseiros. As galinhas não têm um fim definitivo para a postura dos ovos, mas os ovos se tornam menos numerosos e em intervalos maiores à medida que envelhecem.

Nem todas as espécies de galinhas serão boas pra se sentar nos ovos quando no período da postura, mas há as chamadas galinhas “chocas”. Estas vão satisfatoriamente se sentar e podem até ser complicado tirá-la do ninho. Esta característica e comportamento de postura  varia muito de raça. A galinha chocadeira irá sempre esperar até que uma ninhada de ovos seja colocada, e então irá se sentar para incubá-los,  na expectativa que todos eclodirão ao mesmo tempo.

O Período de Eclosão dos Ovos

Geralmente entre a postura e a eclosão dos ovos demora-se cerca de 21 dias, e nesse período a galinha chocadeira permanece invariavelmente no ninho. Por isso é importante certa cautela, de acordo com seu interesse nos ovos. Primeiro é preciso se certificar que o ninho e a quantidade de ovos estão ajustados de modo tal que a galinha realmente consiga incubar bem. Outra consideração está no fator tempo de incubação.

A média de 21 dias pode se estender em alguns casos e essas galinhas podem acabar por não se alimentar direito ou se hidratar, arriscando sua saúde. Uma permanência aninhada assim também pode resultar em ovos apodrecendo, o que deixará o ambiente com um cheiro insuportável. Há também o risco de acumular parasitas como ácaros no ninho, em função da imobilidade duradoura da galinha sobre os ovos.

Postura de Ovos e Fatores Ambientais

Há várias razões possíveis para que suas galinhas não ponham ovos. Vejamos uma breve visão geral das razões para lhe dar algumas idéias, e você pode clicar em cada possibilidade para mais detalhes e uma discussão mais aprofundada. Por que minhas galinhas param ou quase param de deitar no final do outono e inverno? O ciclo reprodutivo de uma galinha começa em seus olhos. Ou também pode realmente começar em seu crânio, ou até mesmo sua pele.

A principal dica ambiental para o controle da reprodução é a duração do dia. A recepção de luz para fins reprodutivos pela franga não é primariamente através dos olhos, mas sim pela energia luminosa que penetra no crânio, pele e penas e então é percebida por um órgão dentro do cérebro. As dicas de luz dizem ao corpo do seu frango se deve liberar uma gema de seus ovários que será transformada em um óvulo. Mesmo que o clima de inverno seja quente, se não houver luz suficiente, algumas raças podem desacelerar no inverno.

O clima muito frio também diminuirá a velocidade, porque os recursos corporais de suas galinhas precisam ser mantidos aquecidos, em vez de produzir óvulos. No entanto, a principal razão para uma desaceleração do inverno é dias mais curtos. Além disso, o outono é a época em que seus pássaros mudam e cultivam novas penas. Uma vez que esta produção consome energia e recursos, seus pássaros depositam menos ovos (ou deixam de se deitar completamente) neste momento, enquanto seus corpos produzem penas fortes para o próximo ano.

O Período de Muda

Por volta dos 18 meses de idade e anualmente, as galinhas passam pela muda, que é definida como um período de perda e rebrota das penas. a muda geralmente ocorre no outono e está associado a uma diminuição na produção de ovos.

As galinhas que mudam de alimento redirecionam sua energia de colocar ovos em penas crescentes. Isso resulta em uma breve pausa na produção de ovos. A muda normalmente dura 08 a 16 semanas, dependendo da galinha. Uma vez que ela tenha um novo conjunto de penas, a produção de ovos deve retornar ao normal.

Para ajudar as galinhas através da muda e voltar a colocar ovos, mude para uma ração rica em proteínas durante a muda. Depois que a postura dos ovos for retomada, faça a transição de volta para uma alimentação de camada mais rica em cálcio.

Veja também

Quais São os Sintomas da Doença do Carrapato?

Carrapatos, um parasita amplamente distribuído em muitos ambientes naturais e com o qual os caminhantes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *