Home / Animais / Reprodução do Lírio do Mar: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução do Lírio do Mar: Filhotes e Período de Gestação

A fauna do nosso planeta apresenta uma quantidade de espécies que pode ser considerada assustadora para muitas pessoas, principalmente porque não conhecemos nem 10% dos animais que habitam o nosso planeta, e isso com certeza é preocupante, já que a nossa vida influencia na deles e vice-versa.

Apesar disso, podemos utilizar isso como algo positivo para aprender ainda mais sobre os animais que ainda não conhecemos, já que isso é algo essencial para que tenhamos uma maior noção do que acontece em nossa natureza.

Lírio do Mar Verde

Nesse caso, podemos citar o lírio do mar como um animal de grande importância que não é conhecido por muitas pessoas ainda, principalmente por não habitar o meio terrestre e, consequentemente, por não viver tão perto da gente.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre o lírio do mar. Continue lendo o texto para saber exatamente como funciona a reprodução desse animal, como são os animais da espécie e qual é o período de gestação do lírio do mar.

O Sexo do Lírio do Mar

Antes de mais nada, é importante que entendamos como funciona a divisão sexual na população de lírios do mar, já que ela é diferente da maioria dos seres humanos, o que acaba afetando claramente a reprodução desse animal.

Basicamente, não existem lírios do mar machos ou fêmeas, já que um lírio do mar é os dois, o que significa que ele possui o gameta feminino e também o gameta masculino no mesmo sistema reprodutor.

Isso é muito interessante, já que dessa forma o lírio do mar pode ser considerado um animal hermafrodita e, como já dissemos anteriormente, isso faz com que a reprodução dele seja diferente da reprodução dos outros animais.

Além disso, podemos também dizer que a reprodução desse animal é diferente da de outros animais pois ele é muito parecido com uma planta, e isso obviamente acaba afetando algumas características reprodutivas.

Portanto, agora você já sabe exatamente como funciona o sexo do lírio do mar, vamos ver um pouco mais sobre a reprodução desse animal.

Reprodução e Fecundação

Como já dissemos anteriormente o lírio do mar é hermafrodita, e por esse motivo a sua reprodução é classificado como unissexuada.

Assim, é interessante notarmos que apesar de ter os gametas masculinos e femininos em seu corpo, no momento da reprodução características externas irão definir qual gameta será expelido.

Dessa forma, após o gameta maturar dentro do corpo do lírio do mar ele é expelido na água, e é nesse momento que o processo de fecundação se inicia. Basicamente, o gameta do lírio do mar será fecundado nas colunas de água da natureza.

Após isso, o gameta passará a ficar cada vez mais maduro, e de lá um novo lírio do mar irá surgir.

Portanto, a fecundação e também a reprodução do lírio do mar são bem solitárias, e tudo isso é resultado do que explicamos anteriormente: o fato do lírio do mar ser um animal hermafrodita que não precisa de outros seres para se reproduzir, ou seja, unissexuado.

Filhotes de Lírio do Mar

A vida do lírio do mar já começa solitária, já que o filhote desse animal é originado justamente de um gameta presente na água que irá se desenvolver com o passar do tempo até se tornar um filhote propriamente dito.

Dessa forma, os filhotes desse animal não costumam viver com o lírio do mar que foi o originário, já que eles se desenvolvem livremente na água e sem grandes interações com o resto da família.

Portanto, é muito comum encontrarmos lírios do mar que não conseguiram sobreviver, já que a maioria deles não estão preparados para “viver na sociedade do mar” assim em que acabam de nascer.

Curiosidades Sobre o Lírio do Mar

Vamos ver agora algumas curiosidades sobre esse animal tão interessante para que você consiga aprender de maneira mais prática e ainda assim guardar informações extremamente úteis sobre a espécie.

  • O lírio do mar possui esse nome justamente por se tratar de um animal marítimo que se assemelha muito a uma planta, nesse caso o lírio faz referência à planta;
  • Esse é um animal com poder de regeneração muito grande, assim como a estrela do mar;
  • Assim, se você cortar alguma parte do lírio do mar em pouco tempo ela irá crescer mais uma vez;
  • O lírio do mar é, cientificamente falando, um crinoide;
  • Ele pode ser encontrado no mar até uma altura de 6km abaixo da superfície;
  • Esse é um animal que faz parte da mesma família de outros animais como o ouriço do mar e a estrela do mar;
  • Muitas vezes o lírio do mar é confundido com uma planta visualmente falando;
  • Ele faz parte de uma das 5 classes de equinodermos existentes na natureza.

Portanto, essas são algumas características interessantes sobre o lírio do mar que você provavelmente ainda não sabia. Viu como é interessante aprender ainda mais sobre outras espécies por meio de curiosidades?

Nome Científico do Lírio do Mar

O nome científico foi uma grande inovação da ciência, já que por meio dele é possível aprendermos um pouco mais sobre o animal. Isso porque o nome científico é formado pela junção do gênero e a da espécie do animal, fazendo com que ele seja um termo binomial.

Dessa forma, ao se deparar com o nome científico de um animal já podemos tirar diversas conclusões sobre aquele ser vivo, principalmente se já possuirmos algum conhecimento prévio sobre a espécie.

No caso do lírio do mar, seu nome científico base é Crinoidea, o que significa que o segundo nome irá mudar de acordo com a espécie que está sendo levada em consideração.

Portanto, agora você já sabe também o nome científico desse animal, viu como esse assunto pode ser legal e te acrescentar muito conhecimento?

Quer saber ainda mais informações interessantes, de qualidade e confiáveis sobre outros seres vivos, mas não sabe muito bem onde procurar por textos de qualidade pela internet toda? Sem problemas, aqui no Mundo Ecologia temos os melhores artigos! Leia também em nosso site: Amendoim Japonês: Características, Nome Científico e Fotos

Veja também

Mosca do Chifre: Caracteristicas, Como Evitar, Habitat e Fotos

A Mosca de Chifre Olá, durante o artigo de hoje você irá conhecer uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *