Home / Animais / Curiosidades Sobre Cavalos Como Meio de Transporte e Carga

Curiosidades Sobre Cavalos Como Meio de Transporte e Carga

O cavalo como meio de transporte são uma das formas mais simples de locomoção conhecidas pelo homem, usadas ao longo da história a partir do quinto milênio AC. Embora as variações desse tipo de tração tenham se desenvolvido ao longo dos séculos, seu papel como meio de transporte essencial permaneceu.

A História Sobre Cavalos Como Meio De Transporte E Carga

Cavalos como instrumentos para transporte têm sido usados desde pelo menos o século 5 AC, na época em que a roda foi inventada. Os veículos básicos consistiam em caixas de madeira ou estacas de madeira cruzadas, conectadas aos cavalos por couro ou corda. Obras de arte e escritos na cultura grega e assíria, já em 1800 AC, indicam que as carroças puxadas a cavalo eram uma forma importante de transporte naquela época.

Cavalos e carroças eram até instrumentos de guerra antiga no Oriente Médio e na Europa, embora os cavalos fossem menores e menos poderosos em comparação com seus descendentes modernos. O cavalo usado para transporte e carga teve um papel de destaque na sociedade européia medieval. Geralmente, as pessoas usavam carroças puxadas a cavalo como principal meio de transporte, e os comerciantes usavam as carroças para transportar seus produtos.

Aqueles que possuíam pelo menos dois cavalos se certificaram de usar os mesmos dois animais em equipe ao transportar mercadorias pesadas. Somente nos anos 1500 as classes altas europeias começaram a usar uma carruagem fechada para transporte social. No século 17, os cavalos e as carroças tinham uma engenharia melhor que proporcionava um passeio mais seguro e suave.

A partir de meados da década de 1700, os carros puxados a cavalo foram construídos com materiais mais leves, tornando-os mais rápidos. Em toda a Europa, construtores de carruagens, pintores e estofadores colaboraram para produzir carruagens mais elegantes com o conforto do passageiro em mente. Além disso, os proprietários de cavalos ricos procuravam cavalos rápidos, para maior velocidade.

Com a introdução da ferrovia no final do século 19, os europeus ricos passaram a confiar menos em suas carruagens. Como as pessoas em todo o Ocidente começaram a usar automóveis a partir da década de 1890, o uso do cavalo e da carroça diminuiu ainda mais. Mas isso não significa que terminou aí. Os cavalos permaneceram sendo aproveitados pela classe menos abastada e para o transporte de carga.

Cavalo Como Transporte de Carga
Cavalo Como Transporte de Carga

Hoje, raças de cavalos de tração ainda são exibidas em eventos cerimoniais, como quando a rainha da Inglaterra tropa as cores reais. Eles também são encontrados em feiras de equitação, onde equipes de cavalos de tração altamente treinados puxam carruagens de vários tamanhos. Hoje em dia, um dos usos mais comuns de cavalos e carroças é em passeios pela cidade pagos ou mesmo como táxis, em cidades do mundo todo.

Os Cavalos De Tração

Cavalos De Tração
Cavalos De Tração

Um cavalo de tração é um cavalo selecionado por sua capacidade de puxar veículos e materiais de todos os tipos, geralmente pertencentes a uma raça grande e poderosa. A maioria dos projetos de raças não existia antes do século 18. Em muitos países, esses animais foram selecionados para necessidades militares, incluindo puxar carretas de artilharia pesada e depois trabalhos agrícolas.

Seu desenvolvimento acompanha a revolução industrial e a melhoria dos equipamentos, especialmente os arados durante o século 19. Esses cavalos também transportavam diferentes tipos de veículos para transportar pessoas ou materiais. Estavam presentes na maioria dos países desenvolvidos, incluindo Europa Ocidental, Estados Unidos, Austrália e Japão.

O uso de cavalos de tração mudou com o progresso. A chegada da ferrovia os privou de parte de suas funções, mas não diminuiu seu número, permanecendo os cavalos necessários para o transporte das estações. Posteriormente, a modernização do transporte público e a motorização dos veículos levaram os bondes puxados a cavalo quase ao desuso, limitando o cavalo de tração apenas ao trabalho agrícola. Com a chegada do trator agrícola, os cavalos de tração perderam a última de suas funções e desaparecem em massa dos países onde eram criados e utilizados historicamente.

Curiosidades Sobre Cavalos Como Meio De Transporte E Carga

Cavalos Como Meio De Transporte
Cavalos Como Meio De Transporte

O cavalo de tração foi historicamente um animal de trabalho a serviço das sociedades humanas, em todos os tipos de áreas habitadas, em tempos de paz e em tempos de guerra. Superou a falta de força física dos homens por muito trabalho, desde a retirada de equipamentos de artilharia até a do arado nos campos. Tornou-se uma fonte de “energia” para a agricultura, transporte de carga e transporte de passageiros, especialmente antes do estabelecimento de ferrovias. Na agricultura, sua grande força e docilidade fizeram maravilhas, o cavalo tendo a vantagem de ser mais animado e mais manejável do que o boi na frente de um arado.

Todas as raças de cavalos de tração são nativas da Europa Ocidental e do Norte, a teoria das “quatro linhagens fundadoras” vê em seus ancestrais primitivos o subtipo “característica” do cavalo da floresta, que teria descendentes tão diferente quanto o grande Condado e o pequeno, mas robusto, pônei de Shetland. Graças à seleção natural, esses cavalos selvagens se adaptaram aos climas frios e úmidos do norte da Europa, tornando-os animais robustos e resistentes.

Pônei de Shetland
Pônei de Shetland

O cavalo é um animal de tração bem antes de ser um cavalo. Os vestígios mais antigos de domesticação provam que o primeiro uso desse animal foi puxar carrinhos de funeral, bem antes da generalização dos cavaleiros. Desde os tempos antigos, os romanos também mencionaram uma enorme raça de cavalo, capaz de ser puxada sob o nome de equus magnus. As populações humanas exigem cavalos de trabalho para executar várias tarefas e é feita uma distinção rápida o suficiente entre o cavalo de trabalho, animal calmo, atarracado, robusto e paciente, e a equitação e transporte rápido, mais fino e enérgico.

Um Retorno Provável Nos Dias Atuais

O cavalo como meio de transporte e carga está passando por um renascimento na sociedade ocidental, que parece estar ligada a movimentos ambientais e desenvolvimento sustentável, bem como à busca de novas maneiras de usar o espaço não poluente. Eles costumam estar presentes em feiras agrícolas, onde a competição reapareceu em concursos de animais puxados e exposições importantes.

Cavalos em Feiras Agrícolas
Cavalos em Feiras Agrícolas

O cavalo como meio de transporte e carga é agora um retorno à natureza e a um “passado idealizado”. Viagens de trailer relacionadas à cultura nômade e aos festivais medievais também são razões para o retorno do cavalo como meio de transporte e carga na sociedade. O desenvolvimento de experimentos para reabilitar o cavalo de tração faz deste animal uma ponte entre o mundo urbano e o mundo rural, e entre tradição e modernidade.

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *