Home / Animais / Rato Branco de Laboratório: Características, Nome Científico e Fotos

Rato Branco de Laboratório: Características, Nome Científico e Fotos

O que você acha das pesquisas científicas que utilizam o Rato de Laboratório para realizar os seus estudos? Sabia que os produtos que estão na sua casa foram aplicados em ratos para que fosse possível diagnosticar os resultados e possíveis danos que poderiam causar mal a sua saúde?

O chamado Rato de Laboratório é um animal que a muito tempo vem sendo usado pelos centros de estudos científicos, mas e aí, o que você sabe sobre ele? Lhe convido a descobrir um pouco mais a respeito desta famosa criatura que constantemente é sacrificada em nome do nosso bem estar!

Características e Nome Científico do Rato de Laboratório

Sabia que essa conhecida espécie tem nome? Ela é chamada de Wistar, muitas pessoas e talvez você também, não sabe disso, mas a partir de agora, tenha mais respeito por ele e o chame pelo nome, ou então ele vai mordê-lo! Brincadeirinha!

Eu não preciso lhe informar que o nosso amigável ratinho é branco não é?! Acho que ao chamarmos ele de “Rato Branco de Laboratório” algumas coisas sobre ele ficam bem claras!

Eu duvido que você consiga acertar exatamente qual é o peso deste animal, pois bem, fique sabendo que há uma diferença entre macho e femêa, o primeiro pode chegar até 400g sendo que a sua companheira alcança exatas 250g. Viu como seria difícil acertar na mosca o peso dele?!

Veja se consegue pronunciar este nome rapidamente: Rattus Norvegicus, este é o complicado nome que a ciência resolveu dar ao nosso querido animalzinho!

O Rato de Laboratório possui longas orelhas e uma cauda menor do que o seu corpo, o comportamento dele é bastante amigável e sua capacidade de aprender é impressionante.

O nome Wistar veio do Institute Wistar onde o Dr.Donaldson que foi o primeiro cultivador deste rato, começou a trabalhar com este bicho visando objetivos científicos.

Institute Wistar
Institute Wistar

Este animal não é chamado de Rato de Laboratório à toa, ele é realmente criado nestes ambientes, os chamados biotérios produzem inúmeras ninhadas para fins de comercialização.

Curiosidades Sobre o Wistar

O Rato Branco de Laboratório é acompanhado 24hs por dia, pode se alimentar a vontade, exceto nos casos em que a experiência exija que o animal não coma.

Este bicho possui o sistema fisiológico bem parecido com o nosso, por isso, é bastante usado em vários experimentos.

Já pensou no que você faria se tivesse poucos anos, meses ou dias de vida? O Rato de Laboratório possui uma baixíssima expectativa de vida que não chega a ultrapassar mais do que 3 anos! Ele precisa aproveitar cada minuto com bastante intensidade!

Rato do Institute Wistar
Rato do Institute Wistar

É um tanto difícil capturar um rato perseguindo ele diretamente, isso ocorre porque ele possui senso de direção, assim, pode facilmente fugir de qualquer um que tente pegá-lo.

Fico pensando em como é a vida deste animal, já imaginou como deve ser horrível ficar preso todo dia sem poder ver a natureza e as coisas a sua volta? Isso é algo muito ruim, não estou aqui tentando te dizer que o rato teria que ser solto, mas sim fazendo apenas uma reflexão de como é estranho o dia-a-dia desta criaturinha!

Como não fica solto por aí igual as outras espécies, este animal é constantemente alimentado com água e ração.

Não pense você que o Rato de Laboratório permanece à toa o dia inteiro, ele é submetido a uma rotina de exercícios simples como aquele de correr na rodinha, por exemplo.

Alguns Resultados Científicos que você Precisa Saber!

Depois de falar bastante sobre este Rato eu preciso lhe apresentar alguns resultados que a ciência obteve graças aos estudos e experimentos realizados com o nosso sofredor ratinho.

Sabia que um estudo ocorrido neste ano no dia 25/10/19 conseguiu fazer com que Ratos de Laboratório aprendessem a dirigir carrinhos feitos com potes de plástico? Você se lembra que eu lhe disse que este animal possui uma capacidade incrível de aprender? Pois bem, olha aí a prova! Ele é ou não muito inteligente?

Inteligência dos Ratos de Laboratórios
Inteligência dos Ratos de Laboratórios

Eu duvido que você consiga descobrir o que aconteceu em um experimento norueguês! Os cientistas de lá injetaram anticorpos do sangue de criminosos nos ratinhos e algo inesperado aconteceu: O comportamento dos animais mudou drasticamente, estes bichos são completamente amistosos, mas nesta ocasião tudo tornou-se o inverso.

Os noruegueses ficaram perplexos com a agressividade que os ratos desenvolveram, isso é bastante estranho não?!

A Briga Entre Cientistas e Ativistas

Você possui uma posição quanto ao uso dos ratos para fins científicos? Qual a sua opinião? Contra ou a favor?

As instituições a favor dos animais acham esta prática um absurdo, pois ao usar os ratos para finalidades científicas, os mesmos sofrem bastante com as substâncias que são aplicadas em seus corpos e muitas vezes ficam desfigurados e com anomalias.

Apesar de estarmos falando estritamente sobre ratos, fique sabendo que não são só eles que sofrem, também animais como cachorros e macacos constantemente estão se tornando cobaias de laboratórios.

Vale lembrar que não estou tentando moldar a sua mente contra os trabalhos científicos, mas apenas quero que saiba que está pratica é real e acontece muito por aí. Gostaria de alertá-lo(a) também que existem cientistas que testam suas teorias utilizando animais de rua, um hábito completamente irregular e ilegal.

Independentemente da sua opinião sobre o assunto, você deve entender que experimentos ilegais como o próprio nome sugere, são práticas desaprovadas pela lei!

Olha, o que eu tinha para lhe apresentar está aí, espero que tenha gostado e aprendido sobre este animal que muitos o conhecem, mas poucos sabem profundamente sobre ele. Eu, por exemplo, não imaginava que Wistar é o nome dado ao Rato de Laboratório.

Rato Wistar
Rato Wistar

Lembrando que um(a) amante da natureza como eu e você nunca faz acepção de espécies, não importa se são ratos ou coelhinhos fofos, sempre devemos amar e respeitar todo e qualquer tipo de animal.

Muito obrigado pela presença, espero vê-lo(a) aqui novamente, lembre-se que este site é a sua melhor opção quando se trata de assuntos sobre a mãe natureza!

Até a próxima!

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *