Home / Animais / Saripoca-de-Gould: Características, Nome Científico e Fotos

Saripoca-de-Gould: Características, Nome Científico e Fotos

O Saripoca-de-Gould é uma espécie de tucano encontrado ao sul da Amazônia, em todo o Brasil até o nordeste da Bolívia. Existe uma população disjunta na Serra de Baturité, no estado brasileiro do Ceará (Caatinga).  Eles habitam a floresta de terra firme em sua maior parte, mas podem visitar áreas de inundação sazonal, segundo crescimento e florestas de galeria na região norte do Cerrado.

Os Tucanos do Gênero Selenidera

Todas as cinco espécies de Tucanos Selenidera possuem plumagens amplamente semelhante, embora o Tucano-de-orelha-amarela (Selenidera spectabilis) da América Central e extremo noroeste da América do Sul seja considerado muito mais colorido.

O gênero dos tucanos selenidera  contém o tucano-de-tufo-do-mato (Selenidera nattereri) do noroeste da Amazônia, o Tucano-de-colar-dourado (Selenidera reinwardtii) do alto Amazonas e o Tucano-de-bico-amarelo (Selenidera maculirostris), endêmico do bioma Mata Atlântica. A saripoca de Gould raramente é encontrada fora da floresta de terra firme, embora ocasionalmente entre em áreas de inundação sazonal, segundo crescimento e florestas de galeria na região norte do Cerrado.

Quase nada se sabe sobre a ecologia do Saripoca de Gould, que, como outras espécies de Selenidera, é mais provável de ser inicialmente detectado por suas vocalizações grunhidas e de ritmo lento, embora sejam muito menos óbvias do que as das várias Pteroglossus araçaris que ocorrem simultaneamente com ele.

Tucano com orelhas douradas (Selenidera spectabilis) – O maior e mais fácil de se identificar: macho com cabeça negra, amarelo nas orelhas, pele nua ao redor de olhos verdes de amarelo e azul.

Selenidera Spectabilis
Selenidera Spectabilis

Fêmea sem amarelo nas orelhas e com a parte superior da cabeça marrom e a nuca. Preto abaixo, mas flancos amarelos, tarso marrom, capas vermelhas abaixo da caudal. Parte superior verde azeitona, cauda cinza ardósia. Bico escuro, com uma área clara claramente delimitada por uma linha diagonal entre a ponta e a base superior. Muitas vezes, ficam em áreas densas de vegetação.

Saripoca-de-Bico-Castanho (Selenidera nattereri) –  é o representante da Amazônia noroeste do gênero Selenidera , onde está mais ou menos confinado ao chamado Centro de Endemismo Imeri. De muitas maneiras, como um membro típico de seu gênero, os machos são em grande parte pretos abaixo e acima da cabeça, e verdes acima, com coxas vermelhas e amarelas, cauda escura com ponta vermelha, bico colorido e tufos de orelhas amareladas. . As fêmeas são em geral semelhantes, mas o preto da cabeça e das partes inferiores é substituído por enferrujado-ruivo.

Saripoca-de-Bico-Castanho
Saripoca-de-Bico-Castanho

Tucano-de-colar-dourado (Selenidera reinwardtii) – No macho adulto, a parte superior da cabeça, da testa à nuca, é inteiramente preta como a garganta e os lados do pescoço. Uma mancha amarela, estreita e lanceolada, começa por baixo dos olhos e continua além das coberturas para os ouvidos. Um ponto fino, amarelo e em forma de meia-lua separa o pescoço das partes superiores, que são totalmente verde-escuras, para os abrigos das coxas. A cauda é verde escura com linhas verticais pretas ao longo dos recessos. A fêmea adulta difere do parceiro em sua blusa castanha em vez de preta. Toda a parte de baixo, do queixo até o meio da barriga, é castanha-canela, geralmente mais leve que o topo da cabeça. O ponto lanceolado atrás do olho é mais sombrio, com tons de verde ou verde-oliva. O ponto em forma de crescente na junção do pescoço e costas também é mais sombrio. A mancha dourada nos flancos tem cores menos brilhantes. Em imaturos , a plumagem é muito mais vaga, as cores muito mais opacas. Os negros são amarelos mais pálidos e esfumaçados. As extremidades das rectrizes são mais pontiagudas. Os sexos são reconhecidos por suas cores desde tenra idade.

Tucano-De-Colar-Dourado
Tucano-De-Colar-Dourado

Tucano-de-bico-pintado (Selenidera maculirostris) – Esta espécie é facilmente distinguida dos outros tucanos pelas marcas únicas de seu bico e suas cores. Nenhum outro toucanet tem essas marcas negras transversais na mandíbula superior. No entanto, ele compartilha com seus congêneres a principal cor verde de sua plumagem. Os Tucano-de- bico-manchado são fortemente dimórficos, embora ambos os sexos compartilhem três características: 1) a tonalidade verde-oliva da cobertura da asa que desaparece quando se aproxima a cauda, ​​2) o nu área verde pele ao redor dos olhos, 3) tampas abrigos escarlate.

Tucano-De-Bico-Pintado
Tucano-De-Bico-Pintado

As cabeças e os seios dos machos são pretos, enquanto os das fêmeas são castanhos. A fêmea tem um bico menor, mas com as mesmas marcas transversais pretas de seu parceiro. Os juvenis têm uma plumagem menos colorida.

Características do Saripoca de Gould

A plumagem do tucano masculino de Gould é preta, assim como sua coroa e nuca. Essas áreas são de cor castanha na fêmea.  Os tucanos têm coloração, marcações distintas e são particularmente conhecidos por suas grandes notas coloridas.

O Tucano de Gould se assemelha ao Tucano de bico pontual.  Dentro da família dos tucanos, este é um dos mais fáceis de reconhecer por sua cor fantástica. Seu tamanho varia de 33 a 37 cm., sendo a fêmea um pouco menor que o macho e o bico mais curto.

O bico é uma mistura de cores, com a parte inferior branca, a parte superior preta e a ponta laranja. O rosto tem uma máscara verde nos dois lados, com a nuca e o pescoço verdes, unidos a uma pequena faixa amarela que retorna à área dos ombros . Seu peito também é preto até o fundo, que é de cor laranja.Os lados deste pássaro são de um verde azeitona que se torna um pouco mais escuro na área das asas. As pontas das penas da cauda são pretas.  Suas vocalizações são descritas como chamadas de ritmo lento e grunhido.

Como parte da exibição do namoro, o macho Tucano de Gould voa para o céu com o rabo inclinado e depois cai enquanto profere uma série de coaxados parecidos com sapos. Este visor é repetido várias vezes por alguns minutos. O par também pode dar frutos um ao outro. Os bebês têm almofadas nos cotovelos que protegem os pés, mantendo-os elevados até que se desenvolvam.

Saripoca-de-Gould Criada em Cativeiro

Pode parecer loucura, à primeira vista, ter um pássaro de estimação como esse, mas não é impossível. De fato muitas pessoas têm esse pássaro como companheiro, sendo um dos mais populares da região. Isto porque as penas lindamente coloridas trazem muita vida para o lar. No entanto, sua maior desvantagem é que pode ser muito escandaloso, o que não é totalmente agradável quando se trata de tentar dormir .

O Tucano de Gould não se qualifica como uma categoria em risco de extinção. Taxa ampla e abundante de população estão incluídas em sua categoria.

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *