Home / Animais / Raças de Cachorro Pequenos, Fofos e Peludos Para Apartamento

Raças de Cachorro Pequenos, Fofos e Peludos Para Apartamento

Os cães são considerados o melhor amigo do homem há muito tempo, pois surgiram há mais tempo do que acreditamos. Independente da espécie, eles são utilizados para os mais diversos motivos, sendo hoje, mais para a domesticação.

Quem vive em apartamentos normalmente acredita não ter como cachorros. Mas isso não é verdade. Existem diversas raças de cachorros perfeitas para quem mora nesses locais e é sobre elas que iremos falar no post de hoje.

Shih Tzu

O shih tzu se tornou uma das espécies que mais são amadas e apreciadas para ter em casas pequenas e apartamentos. São conhecidos por serem ótimos companheiros, além de serem extremamente fofos e peludos. Seus olhos saltados e sua personalidade são os que fazem qualquer um se apaixonar logo de primeira.

O maior propósito de vida deles é amar seus donos, e não são nada de cães de guarda ou semelhantes. Tendem a estarem sempre felizes em receber carinho, seja de seus donos ou estranhos. Não precisam de muito espaço, mas é necessário que eles consigam realizar exercícios físicos regulares, para não terem nenhum problema de saúde.

Os shih tzu raramente passam de 30 centímetros de comprimento, exceto quando a raça é misturada. O seu peso varia entre 4 e 8 quilogramas. Sua pelagem é bem longa e abundante por todo o corpo. Em alguns casos, ela é até levemente ondulada. A coloração varia, podendo ser cinza, marrom, preto e branco. É muito comum que eles sejam bi colores ou até possuir mais cores pelo corpo.

Para manter a pelagem lisa, é preciso estar sempre dando banho e penteando, para não criar nós. Quem não quer lidar com isso, a melhor forma é mantê-los tosados. Seu temperamento é bem dócil, chegando até a ser preguiçoso em alguns casos. Se adaptam fácil a novas pessoas e bichinhos.

Yorkshire Terrier

O yorkshire terrier, que também é conhecido como york ou yorkie, é um cão que vem sido utilizado como companhia por muitas pessoas. Ele é lindo, além de ser extremamente inteligente e dócil. O york puro costuma medir menos de 20 centímetros de comprimento, e pesar até 3 quilogramas, sendo ótimo para locais pequenos como apartamentos. Sendo assim, é muito adaptável a qualquer lugar que esteja.

Sua personalidade é brincalhona, e apesar de pequeno, pode atuar como cão de guarda, já que sempre relata e alerta quando há estranhos ou barulhos altos e diferentes. É necessário ter muita paciência e habilidade para adestrar esse animal. Isso é, utilizar voz firme além de impor regras, pois podem facilmente apresentar comportamentos inadequados.

A expectativa de vida de um york é de 12 a 15 anos. Ele foi criado durante a Revolução Industrial na Inglaterra, e é um resultado de mistura de vários outros terries.

Pug

Essa raça é uma das mais antigas que existe, encontraram vestígios de 1700 antes de Cristo, mas apesar disso, não há muita certeza em relação a sua origem. Alguns acreditam que o pug surgiu a partir do cruzamento entre o pequinês e o mastife francês, mas nada que confirme isso. A única certeza é que ele é nativo da China, e eram pertencentes somente à realeza. Depois de um tempo chegaram na Europa e se espalharam facilmente.

O pug tem o porte pequeno também, ideal para quem vive em apartamento, e é extremamento fofo. Mede cerca de 20 a 30 centímetros de comprimento, e não costuma pesar mais de 8 quilogramas. Sua pelagem é bem curta e macia, e variam de coloração entre prata, abricó, fulvo e o preto, sendo o último mais conhecido e comum. É bom estar sempre escovando os pelos, pois eles caem bastante o ano todo.

O seu focinho é bem curto, o que causa alguns problemas em sua saúde. Com o focinho curto, eles possuem diversos problemas para respirar, e é preciso estar sempre atento. Além disso, é através da respiração que o pug troca calor com o ambiente, e com o focinho desse jeito isso se torna mais difícil. Por isso, é bom evitar lugares muito quentes. Outro problema comum é em relação às suas rugas, que são propensas a criar fungos e bactérias. O ideal é estar sempre limpando-as com pano seco ou um lenço umedecido. de uma escova comum.
Seu comportamento é bem calmo e companheiro, são muito apegados aos seus donos. Considerados bastante preguiçosos e não muito fãs de atividade física, mas não deixam de ser brincalhões. Para quem gosta de ficar com o cachorro no colo, o pug é uma ótima opção, pois eles adoram!

Poodle

O poodle é uma das raças mais conhecidas de todo o mundo. Ele possui características que os fazem ser amados por qualquer um, entretanto, sua história ainda não é muito certa. Alguns pesquisadores falam que ele é nativo da França, porém outros acreditam que ele é da Alemanha, já que o primeiro poodle, chamado de poodle gigante, nasceu lá. Além disso, seu nome vem de uma palavra alemã, que significa poça. O que faria sentido, pois os poodles amam nadar.De qualquer forma, ele se espalhou facilmente pelo mundo todo. Seu tamanho varia entre 25 e 52 centímetros, e são ótimos para apartamentos. Seu peso pode chegar em 23 quilogramas, e raramente passa disso. A questão mais característica desse animal é o quão fofo ele é, graças principalmente a sua pelagem.Seus pelos são longos e cacheados, além de macios e espessos.

A coloração fica entre branco, preto, cinza, abricó e até o fulvo avermelhado. Muito bom pois não costumam soltar pelos, porém precisam de escovação recorrente para não formar nós.Em geral, a saúde dos poodles é muito boa e vivem bastante. Seu temperamento é bastante alegre e divertido, costumam ser bem aventureiros e fazem qualquer coisa desde que estejam com seus donos. Entretanto, é um cão que late bastante, principalmente quando nota algo errado.Esperamos que o post tenha te mostrado mais sobre cães fofos e pequenos que são ótimos para ter em apartamento. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em responde-las. Você pode ler mais sobre cães e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Caranguejo Guajá Características e Fotos

O caranguejo guajá (nome científico Calappa ocellata) é uma espécie encontrada na costa brasileira, mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *