Home / Animais / Raça de Cavalo Jaca Navarra: Características, Historia e Fotos

Raça de Cavalo Jaca Navarra: Características, Historia e Fotos

Hoje vamos conhecer um pouco sobre a raça de cavalo Jaca Navarra. Aliás falando desses animais que são desde tantos anos muito próximos dos humanos, algumas raças acabam se sobressaindo. Inclusive muitos deles custam muito caro, um exemplo disso é a raça espanhola, que é muito antiga e foi muito valorizado.
Durante muitos anos essa raça foi disputada, pois tinha um bom porte e era muito fácil de adestrar.
Como as coisas vão mudando com o tempo, é natural que as necessidades a serem atendidas venham a ser outras. Por volta do século XVII essa raça passou a não ser mais tão interessante, pois agora as pessoas queriam cavalos que fossem rápidos para participar das competições.
Esse cavalo também é conhecido com Andaluz, um cavalo corajoso, forte e bem obediente.

Cavalo Jaca Navarra Correndo na Natureza

História da Raça de Cavalo Jaca Navarra

Esse animal é nativo da Cordilheira Cantábrica, e é considerado selvagem ou pelo menos semi selvagem já que costuma viver espalhados por aí. O cavalo jaca navarra é na verdade um pônei que possui pelos negros, é um animal muito forte, ágil, veloz, e também resistente, assim ele é perfeito para ser montado, para ser utilizado para caçar, saltos e inclusive cavalgadas. Hoje em dia calcula-se que existam apenas quatrocentos cavalos jaca navarro.
É uma raça espanhola, e infelizmente está ameaçado de extinção.

Ela vem diminuindo consideravelmente com o passar dos anos. No ano de 1999 a fim de proteger essa raça alguns criadores criaram uma associação para conservar os cavalos em uma local semi selvagem, ali foram colocados todos os cavalos disponíveis.
Os espanhóis conhecem essa raça também por outros nomes como Caballo Navarro, ou Caballito de Andía, Jaca de Montaña, Pôney Navarro e também Raza Pamplona.
O nome jaca vem do francês Haque que também veio do Inglês Hackney que é o nome de lugar muito conhecido por conta dos seus cavalos.

Características Raça de Cavalo Jaca Navarra

Cavalo Marrom na Grama

Vamos conhecer um pouco sobre o padrão de raça do cavalo Jaca Navarra, vamos falar de suas características físicas, características comportamentais. Essas informações são importantes inclusive para manter a qualidade da raça desses cavalos, já que sabemos que infelizmente ele sofre ameaça de extinção. Principalmente depois da entrada de novas raças de outros países que são consideradas mais rentáveis. Então acompanhe o texto até o final para descobrir mais sobre esse fantástico cavalo.

Padrão da Raça de Cavalo Jaca Navarra

Dois Cavalos No Meio da Floresta

Primeiro precisamos considerar que esse animal está acostumado a viver nas montanhas. Por isso todo seu corpo é adaptado para isso, trazendo as características de boa resistência física, vigor, vive por bastante tempo, é um cavalo genioso e temperamento dócil.

Características Físicas

Cavalos Correndo e Levantando Poeira

Quem olha para esse cavalo logo percebe um cavalo bem disposto, com um corpo harmônico, é um cavalo pequeno, porém todo proporcional, com características de pônei mesmo. Ele não ultrapassa 1,22 a 1,36 metros de altura.
O abdome é bem desenvolvido, embora demore um pouco para estar totalmente completa, isso acontece por volta dos três ou quatro anos de vida do animal.

Pelagem

Diversos Cavalos na Grama

Sua pelagem geralmente é acastanhada, um castanho mais escuro, podemos ter algumas manchas brancas em algumas partes do corpo. A sua língua é rosada, assim como toda a sua parte interna. A pele desse animal tem aparência fina, tanto que a parte das veias conseguem ser percebidas em todo o corpo.

Pescoço, Dentes e Cabeça

Muitos Cavalos Indo Embora no Pasto

Sua cabeça é forte e musculosa, demonstra bastante expressão, com traços retos ou um pouco para dentro. Suas orelhas são pequenas, seus olhos são expressivos e demonstram vivacidade, seu rosto é bem torneado, o lábio de cima é bem forte e o lábio de baixo é um pouco suspenso, possui um bigode curioso e um pouco engraçado.
Os seus dentes são bem escuros por conta da alimentação, isso é bem comum nos cavalos, os dentes de baixo sofre um pouco com desgaste por excesso de contato com a terra nos pastos, onde a grama pode ser curta e exija dele mais esforço para se alimentar.
Com relação ao seu pescoço, ele é mediano e em formato de pirâmide e coberto pela crina.

Tórax, Costas e Peito

Jaca Navarra Olhando Para Câmera

Esse animal é extremamente musculoso, seu peito não fica atrás, suas costas são bem forte, o seu tórax é bem torneado e profundo, as costelas são bem desenhadas em seu corpo.

Lombo e Costas

Jaca Navarra de Perfil

Esse animal possui as costas bem retas, a sua barriga não é muito aparente. O lombo desse cavalo é bem largo.

Cauda e a Garupa

Dois Cavalos Jaca Navarra Mostrando a Cauda

A Garupa do java navarra tem formato redondo, sem muita profundidade, com músculos fortes em torno, o que torna as caminhas muito confortáveis. Essa característica pode variar de animal para animal, quando mais bem cuidado mais bonito certamente ele estará.
Falando de sua cauda, ela é bem cheia e muito bonita.

Mama das Fêmeas e Órgãos Genitais

Jaca Navarra de Perfil

As partes íntimas dos machos são bem desenvolvidas, possui o formato anatômico perfeito. Já na fêmea podemos reparar nas mamas com boa formação, no local exato, com bom desenvolvimento, geralmente é mais escuro que o resto do corpo e não possui pelagem na região.

Corpo em Geral

Jaca Navarra Pastando e Potro Mamando

Com relação ao desenvolvimento do corpo desse animal, ele deve ser proporcional ao padrão da raça que é de um tamanho mediano. Ele costuma levar um pouco mais tempo para se desenvolver se o compararmos a outras raças.

Restante do Corpo

Podemos citar outras partes do corpo desse cavalo como por exemplo suas nádegas e também coxas que possuem um excelente desenvolvimento.
Os seus membros são um pouco mais afilados. No geral ele é bem robusto e resistente, seu casco não é grande, mas é bem forte e resistente.

Cinco Cavalos Jarra Navarras Expostos

Pode ter um pouco de dificuldade para flexionar seus membros, por conta de seus tendões mais fechados.
Para o caso de competições esse tipo de problema apresentado em algum dos animal provavelmente o eliminará. Outros problemas podem ser desarmonia facial em algum ponto da face. Alguma coloração diferente do esperado. Qualquer diferença na sua aparência que pode ser um problema para o fim apropriado ele não será escolhido.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *