Home / Animais / Quanto Custa um Filhote de Doberman Puro?

Quanto Custa um Filhote de Doberman Puro?

Cão imponente forte e musculoso, o doberman também é conhecido pelo seu lado afetuoso e companheiro (características que o tornam um excelente cão de guarda). Além disso, a raça é bastante obediente e possui uma disposição determinada e vigilante. É muito empregado como cão policial, atuando com frequência em operações de resgate.

Apesar do porte de médio a grande, possuem uma estrutura considerada ‘compacta’, somado a uma grande resistência e velocidade.

No ambiente doméstico, o doberman é muito afetuoso e protetor com a família (até com as crianças, desde que treinado desde pequeno), contudo, tende a ser desconfiado com estranhos, em razão do seu instinto de cão de guarda.

Para quem deseja adquirir um doberman, o primeiro passo é saber um filhote de doberman puro. Os próximos passos são referentes às dicas de cuidados, assim como referentes ao conhecimento das características físicas e comportamentais da raça (tópicos que serão abordados neste artigo).

Então venha conosco e boa leitura.

Doberman Características Físicas

O cão macho possui a média de altura compreendida entre 68 a 72 centímetros ao nível da cernelha. No caso das fêmeas, essa média fica compreendida entre 63 a 68 centímetros. Diferenciação das características entre os gêneros também existem dentro do tópico peso (de acordo com a Federação Cinológica Internacional), enquanto o macho pesa entre 40 a 45 quilos, a fêmea pesa entre 35 a 40 quilos.

Características do Cachorro Doberman
Características do Cachorro Doberman

No que diz respeito à coloração da pelagem, há dois padrões estabelecidos pelo clube oficial da raça na Alemanha: o preto e o marrom. Nas duas variedades, há marcações de cor ferrugem bem delimitadas no focinho, na garganta, nas bochechas, no antepeito (apenas através de duas marcas), nas patas, metatarsos, tarsos, em um ponto acima dos olhos, debaixo da cauda, nos braços, e na porção interna das coxas. Apesar deste conhecido ‘padrão’, o American Kennel Club dos Estados Unidos também inclui outras cores, tais como a pelagem cinza e a pelagem isabella.

Ainda em relação às características físicas, é possível encontrar duas variedades: o tipo europeu e o tipo americano. A presença de duas variedades é decorrente das diferenças de padrão observadas de um continente para o outro. O padrão ‘defendido’ pelo American Kennel Club é considerado um padrão independente em relação ao padrão europeu, uma vez que não considerou/adotou as alterações realizadas ao longo dos anos, no que diz respeitou a pequenas diferenças morfológicas e psicológicas.

Doberman História da Raça

A raça foi criada na Alemanha durante mais de cem anos. O nome foi dado em homenagem a Friedrich Louis Doberman, o qual era cobrador de impostos e também responsável pelo canil localizado na cidade de Apolda. Segundo algumas pesquisas, Friedrich precisava de um cão de guarda para defendê-lo contra possíveis injúrias resultante de seu trabalho como cobrador de impostos, dessa forma, desenvolveu a raça doberman através de alguns cruzamentos.

Nos Estados Unidos, alguns exemplares da raça teriam chegado no começo do século XX, fazendo grande sucesso neste país e, inclusive, ganhando competições importantes.

Em relação aos ancestrais da raça, utilizados no processo de cruzamento, não existe certeza, no entanto, evidencias indicam a probabilidade de serem resultantes do cruzamento de um tipo antigo de Rottweiller com pastores alemães de cor preta. Contudo, outras raças como o Dogue Alemão, o Pinscher e o Pastor-de-Beauce também fazem parte da árvore genealógica do Doberman. A miscigenação foi fundamental para trazer à raça as características necessárias à função de trabalho da época.

Em relação a algumas curiosidades pontuais, cães da raça atuaram como soldados no ano de 1954, na guerra de Okinawa, no Japão; assim como auxiliaram na procura e resgate de vítimas do World Trade Center, no Estados Unidos, no ano de 2001.

Doberman Características Psicológicas

Este cão é leal, inteligente e possui forte instinto protetor. É considerado uma das raças mais obedientes, uma vez que possui grande habilidade para aprender e atender comandos.

No ambiente doméstico, é um excelente defensor para a família. Em situações de perigo, é destemido e alerta. Fora dessas situações, é bastante brincalhão. Passeios, corridas e atividades físicas de modo geral estão entre as suas atividades favoritas.

É comum quando este cão está estressado ou muito tempo sem gastar energia, latir muito para chamar a atenção da família. Atividade física é um elemento importantíssimo para proporcionar saúde física e mental à raça.

Quando não treinados, possuem dificuldade em socializar com estranhos, assim como com outros cães e animais.

Doberman Cuidados Necessários

Em relação à outras raças (principalmente raças pequenas), o doberman não necessita de grandes cuidados, tais como o banho e tosa frequentes. Neste caso, os cuidados referem-se a treinamentos, brincadeiras e atividades regulares, que auxiliem a desenvolver a inteligência e a criatividade.

Doberman Fazendo Atividade Física
Doberman Fazendo Atividade Física

O nível de atividade física recomendada é de 22 Km por semana. Diariamente, recomenda-se 90 minutos de atividades, as quais podem estar divididas entre passeios, corridas e brincadeiras. Logo, quem pretende criar um doberman deve estar atento a essas necessidades, bem como deve possui um condicionamento físico regular.

Para manter uma boa aparência nestes cães, recomenda-se escovação semanal. Os banhos podem ser dados apenas quando necessários, uma vez que a raça é limpinha e não possui odor. Mesmo que os banhos sejam raros, recomenda-se verificar semanalmente as orelhas do cão e limpá-las para que o acúmulo de sujeira não cause infecção.

Em relação à higiene bucal, é importante escovar semanalmente os dentes deste cão.

Quanto Custa um Filhote de Doberman Puro?

De acordo com os principais sites e venda do cão no país, é possível encontra-lo dentro da faixa de preço que varia desde R$ 900 até R$ 7.000.

Convém lembrar que, antes de receber o cão em casa, é importante que o mesmo esteja com a vacinação e vermifugação em dia. A movimentação do animal em escadas e batentes também deve ser monitorada.  Igualmente, a movimentação não deve ocorrer em caminhos com obstáculos perigosos, tais como fios eletrônicos. Recomenda-se que, nestes casos, o dono confeccione barreiras e portões específicos para o cachorro.

*

Agora que você já conhece muitas informações referentes à raça Doberman, nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

Doghero. Doberman. Disponível em: < https://love.doghero.com.br/racas/doberman/>;

Petlove. Tudo sobre o seu: Doberman. Disponível em: < https://www.petlove.com.br/doberman/r>;

Petz. Guia de raças Doberman. Disponível em: < https://www.petz.com.br/cachorro/racas/doberman/>;

Wikipédia. Dobermann. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Dobermann>;

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *