Home / Animais / Quando a Cadela Está no Cio Pode Dar Anticoncepcional?

Quando a Cadela Está no Cio Pode Dar Anticoncepcional?

O período fértil dos animais é um estágio no qual, há liberação de ferormônios para atração de indivíduos do sexo oposto. Em muitas espécies de aves, é comum que os machos utilizem de certo charme e exibicionismo para despertar a atenção da fêmea- seja através de movimentações específicas, emissão de ruídos ou mesmo da presença de plumagens exuberantes.

Em relação aos mamíferos, tanto os machos quanto as fêmeas possuem mecanismos diferenciados para lidar com o período reprodutivo, o qual recebe o nome de cio. No caso dos cães, em particular, há certas diferenciações em relação à maioria dos demais mamíferos.

Geralmente, a cadela fica mais de uma vez no cio por ano, emitindo neste período sinais comportamentais específicos. Muitas vezes, a dificuldade de entender o cio da cadela resulta em inconveniências para a mesma e seu dono.

Neste período, algumas dúvidas podem se tornar recorrentes, como por exemplo: quando a cadela está no cio pode dar anticoncepcional?

Neste artigo, esta e outras possíveis dúvidas serão respondidas.

Então venha conosco e boa leitura.

Entendendo o Cio Canino

Quando as cadelas estão no cio, estão fisiologicamente prontas para acasalar e emitem odores específicos que são atrativos aos machos.

Caso a cadela não tenha sido castrada até os 6 meses de idade, existem grandes chances de que enfrente esta fase. Todavia, o cio pode ser um pouco mais tardio para as cadelas de grande porte, uma vez que estas geralmente apresentam certa imaturidade no seu sistema reprodutivo.

Os sintomas físicos mais característicos do cio incluem inchaço no mamilo e na vulva, bem como certo sangramento. O comportamento também pode sofrer alterações e está diretamente relacionado à fase do cio na qual a cadela esteja.

Ao todo, o cio canino pode ser dividido em quatros fases, sendo elas o proestro, estro, diestro e aestro. Com a somatória dessas fases, o período total é de 21 dias; com possibilidade de repetição a cada 6 meses (sendo que o intervalo de espaçamento entre um cio depende da raça em questão).

Conhecer o prazo de duração de cio é fundamental para identificar possíveis  condições clínicas. No caso, sangramentos durante períodos superiores a 3 semanas podem sinalizar alguma complicação (embora, também haja raros casos de ciclos irregulares e prolongados).

Fases do Cio Canino

Durante a fase inicial (chamada de proestro), a fêmea ainda não está fértil, todavia, já apresenta certo inchaço e sangramento. A compra de fraldas especiais pode ajudar a lidar com o problema.

No período de estro, a fêmea não sangra mais e já é considerada fértil. Tal período tem duração de 3 a 17 dias.

O diestro pode durar entre 60 a 100 dias, sendo que a duração da fase está diretamente ligada à ocorrência ou não de fertilização. Em muitos casos, tal fase pode anteceder a gravidez, parto e lactação. Caso a cadela não acasale, este período é sucedido por manifestações de desequilíbrio emocional. A alta produção de hormônios também cria a possibilidade de gravidez psicológica.

A última fase, chamada de anestro, ocorre após o parto das cadelas que fecundaram, ou após o diestro. Possui duração aproximada de 120 dias, período necessário para que a fêmea descanse até o próximo período fértil.

Cio Canino: Comportamento em Machos e Fêmeas

Além dos tradicionais sintomas físicos, é comum que nesta fase, a cadela esteja mais carente e com maior necessidade de chamar a atenção de seus donos. Na fase de proestro, a cadela pode ficar mais ansiosa e com vontade de sair de casa. O comportamento mais afetuoso e receptivo é observado com mais frequência durante o estro- sendo que, algumas cadelas, podem manifestar um comportamento agressivo e certo desconforto frequente.

No caso dos machos, estes se aproximam da cadela de modo insistente- uma vez que são atraídos pelo odor corporal da mesma, bem como pelo odor emitido através da urina.

Cio Canino

É comum que alguns machos possam até mesmo fugir de casa ao sentir tal odor.

Castração Como Prevenção ao Cio

O período fértil das fêmeas pode trazer muitas inconveniências, bem como aumentar o risco de doenças ginecológicas- em razão das oscilações hormonais. Neste caso, a castração é o método mais recomendado. Mesmo os anticoncepcionais injetáveis, apesar de prevenirem uma gestação, podem maximizar o risco de doenças. Dessa forma, os anticoncepcionais injetáveis podem ser vistos como uma medida temporária enquanto a castração não é realizada.

Castração Como Prevenção ao Cio

No caso da castração, além da prevenção ao aparecimento de doenças como o câncer de mama e a infecção uterina, a prática pode impedir o nascimento de muitos filhotes, que provavelmente acabarão abandonados ou morando nas ruas.

Quando a Cadela Está no Cio Pode Dar Anticoncepcional?

Sugere-se que as dúvidas mais específicas sejam solucionadas com um veterinário, de modo que o mesmo adapte a sua situação à mesma desejada e ao tempo específico de duração de cada etapa para a sua cadela. O veterinário também pode identificar a fase do cio na qual a cadela esteja apenas através de anamnese, esfregaço e toque vaginal

Mas no geral, a recomendação é que a aplicação seja realizada no período do anestro- garantindo controle do estro por um período de 6 meses ou mais.

Esta recomendação específica é indicada para o anticoncepcional Anticion em particular (ou acetato de medroxiprogesterona).

Seguindo a recomendação de aplicação durante o anestro, um novo ciclo pode aparecer após 10 meses.

O ideal é aplicar a medicação de 3 a 5 meses após o desaparecimento dos sintomas (favor consulta profissional, sempre que julgar necessário); ou ainda, de 20 a 30 dias do prazo calculado esperado para um novo estro.

Logo, respondendo ao questionamento se cadela que está no cio pode tomar anticoncepcional? A resposta é não durante as fases sintomáticas. Sendo o consumo liberado apenas no anestro (o qual muitos nem mesmo consideram como fase do cio, em razão da ausência de sintomas e ‘janela’ para um novo ciclo).

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre o cio canino e seus principais cuidados, nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o seu tema por aqui, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Agroline. Anticion (Seringa+ Agulha). Disponível em: < https://www.agroline.com.br/produto/anticion-seringa-agulha-97384>;

Cães e gatos 24 hs. Cadela no cio: entenda o seu comportamento nesse período. Disponível em: < https://caesegatos24h.com.br/cadela-no-cio-entenda-o-seu-comportamento-nesse-periodo/>;

Canal do Pet. Anticoncepcional para cadelas: método preventivo causa problemas de saúde. Disponível em: < https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/saude/2017-09-25/anticoncepcional-para-cadelas.html>;

Veja também

História dos Equinodermos e Origem do Animal

Os equinodermos (filo Echinodermata) são animais marinhos, de simetria radial, vida livre ou séssil. Na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *