Home / Animais / Como Evitar Que a Cadela Entre no Cio?

Como Evitar Que a Cadela Entre no Cio?

Os ciclos sexuais e férteis da cadela (vulgo, o famoso cio) estão relacionados a um grande pico na produção hormonal. A periodicidade destes depende da raça em questão, mas, de forma geral (caso não haja interrupção por ação de medicamentos ou outros meios), o primeiro cio pode ocorrer dentro de 6 meses até 2 anos de idade. Os demais cios ocorrem geralmente 2 vezes ao ano- ou de 6 em 6 meses.

Chegado o momento do cio, a duração deste também é variável e envolve fatores como a idade, tamanho e estado de saúde geral. O cio é formado por fases, as quais estão com os seus sintomas e duração especificadas ao longo deste artigo.

Mesmo sendo um mecanismo fisiológico e orgânico, o cio natural das cadelas pode ser bastante dificultoso para os cuidadores de animais, além de resultar em sintomas desconfortáveis para as cadelas. Neste caso, a boa notícia é que há formas de evitar que a cadela entre no cio.

Neste artigo, você conhecerá dicas valiosas sobre o assunto.

Então venha conosco e boa leitura.

Sintomas de Uma Cadela no Cio

O principal sintoma desta fase, sem dúvidas, é o sangramento. Para que tal processo ocorra da forma mais higiênica possível sem bagunça ou sujeira pela casa, recomenda-se procurar em pet shops por fraldas ou calcinhas específicas.

Em relação aos demais sintomas, há aumento no volume da vulva; vermelhidão discreta ou escurecimento.

Outros sintomas são basicamente comportamentais e caracterizados por estresse, agressividade, lambedura de genitaias ou ainda tristeza.

Cadela no Cio

Alguns sintomas podem persistir ou até mesmo aparecer com o término do ciclo, como é o caso da gravidez psicológica. Nestes casos, o acúmulo de leite sem a ocorrência de uma fecundação pode ocasionar infecções, bem como irritabilidade. Logo, evitar que a cadela entre no cio não apenas está relacionada à praticidade para o dono, como também à saúde do animal e prevenção de doenças. O controle de natalidade canina também pode ser especialmente benéfico para evitar que mais cães sejam abandonados nas ruas.

Etapas Naturais do Cio

A primeira etapa é a mais difícil de ser identificada. A fase de proestro é caracterizada pela presença de pequenos sangramentos. Neste período, a cadela ainda não está fértil. Ao exame físico, é possível notar a presença de uma vulva inflamada. O proestro pode durar de 3 a 17 dias.

A fase de estro é a etapa fértil, na qual há muitas mudanças comportamentais. Geralmente, as cadelas ficam mais inquietas e com vontade de sair para as ruas, também pode urinar com mais frequência, de modo a liberar ferormônios para atrair o maior número possível de machos. A duração do estro também pode ser de 3 a 17 dias.

A próxima etapa é o diestro, a qual pode variar entre 60 a 100 dias, dependendo ou não da ocorrência de fecundação. Para as cadelas que ficam grávidas, o diestro termina com o parto. É natural que nesta estapa, o humor se estabilize, assim a cadela recuse a cópula e coma de forma abundante. Neste período, a cadela também pode desenvolver gravidez psicológica, em razão da alta produção hormonal. A gravidez psicológica também pode ser catalisada pelo estímulo que a própria cadela faz em sua vagina e mamas.

A última etapa é o anestro, a qual, para as cadelas grávidas ocorre após o parto. No caso de cadelas não fecundadas, não há nenhum sinal aparente que demonstre a passagem do diestro para o anestro. Geralmente tal fase possui a duração aproximada de 130 dias- a qual, para a cadela que pariu recentemente, é o tempo necessário para recuperação e descanso do corpo. Passado este período, muitas cadelas podem produzir novamente sangramento não-fértil.

Como Evitar Que a Cadela Entre no Cio?

A melhor alternativa para estes casos é esterilizar a cadela, porém é importante lembrar que esta decisão é definitiva.

Caso a esterilização for realizada antes do primeiro cio, esta poderá prevenir o aparecimento de diversos tipos de câncer.

O uso de anticoncepcional também pode ser uma alternativa, e paresenta a vantagem de ser mais barato e não definitivo- todavia, NÃO é recomendado. Os anticoncepcionais contam com a presença do hormônio progesterona, o qual pode ocasionar infecções no útero e tumores.

Caso a Cadela Esteja no Cio, Quais as Principais Recomendações?

É importante considerar que as variações hormonais intrínsecas a este período naturalmente alteram a fisiologia e comportamento, nestes casos, uma alimentação de qualidade é de fundamental importância. Além de oferecer uma ração de qualidade, é importante observar se a cadela está comendo- uma vez que esta pode manifestar falta de apetite ou apetite seletivo.

O inchaço da vulva durante o cio, torna-a mais vulnerável à ocorrência de pequenos traumas, situação que pode piorar com as lambeduras frequentes, as quais também também trazem o risco de infecções. Na presença de qualquer dúvida ou sinal sugestivo, recomenda-se procurar um veterinário.

Mesmo que as fraldas caninas sejam excelentes aliadas durante o sangramento no cio (uma vez que evitam sujeira dentro de casa), a cadela não deve ficar o tempo todo com elas. Recomenda-se a troca desta fralda pelo menos 2 vezes ao dia, sendo que a cadela deve estar livre do acessório ao fazer as suas necessidades.

Este é um período delicado, logo o dono precisa ter empatia e paciência com a cadela, especialmente se ela estiver mais carente e dengosa. Não é recomendado brigar com a mesma, uma vez que ela pode ficar ainda mais agressiva e arisca do que o habitual.

Como Acalmar o Macho Quando uma Cadela Está no Cio ?

Caso macho e fêmea residam no mesmo lugar e não seja desejável a gravidez da fêmea, a melhor dica é mantê-los separados um do outro (de preferência, cada um em um cômodo da casa). Há quem prefira trancar o macho, ou deixa-lo em um canil durante este período.

Também existem dicas específicas para disfarçar o cheiro da cadela. No caso, o spray Vick VapoRub ou outros à base de Metanol. Estes sprays podem ser borrifados na cauda várias vezes ao dia, sempre tendo o cuidado de impedir que a cadela lamba a área enquanto o spray está secando. Uma dica é distrai-la com algum brinquedo ou petisco.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o mecanismo de cio das cadelas e como evita-lo; nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Blog Petz. Principais dicas e cuidados com cadela no cio. Disponível em: < https://www.petz.com.br/blog/cachorros/cadela-no-cio/>;

LOPES, V. Perito Animal. Cadela no cio: sintomas e duração. Disponível em: < https://www.peritoanimal.com.br/cadela-no-cio-sintomas-e-duracao-7537.html>;

TUBALDINI, R. Cachorrogato. Anticoncepcional para Cadelas- Não use! Disponível em: < https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/anticoncepcional-para-cadelas/>;

WikiHow. Como Acalmar um Cachorro Quando uma Fêmea Está no Cio. Disponível em: < https://pt.wikihow.com/Acalmar-um-Cachorro-Quando-uma-F%C3%AAmea-Est%C3%A1-no-Cio>;

Veja também

Animais que Começam com a Letra O: Nome e Características

Em linhas gerais, os animais são classificados como seres vivos multicelulares, eucariontes e com padrão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *