Home / Animais / Qual o Tamanho Máximo de um Chow Chow?

Qual o Tamanho Máximo de um Chow Chow?

Essa raça tem várias características únicas: uma língua azul-preta, a pelagem de um ursinho de pelúcia, a carranca de um leão e um andar distinto e estilizado. É fato que muitos desejam ter um pet desse em casa, mas para isso é preciso considerar o tamanho máximo de um chow chow.

Este animal tem a sua origem chinesa, originária da região fria do norte do país. Ele foi desenvolvido como um cachorro para todos os fins, capaz de:

  • Caçar;
  • Pastorear;
  • Puxar uma carroça ou outro veículo;
  • Proteger a casa.
Chow Chow - Comportamento e Personalidade
Chow Chow – Comportamento e Personalidade

O chow chow possui um baixo nível de exercícios, podendo viver feliz em toda residência, incluindo um condomínio ou apartamento. Com uma breve caminhada diária se pode satisfazer as necessidades do exercício, o deixando feliz.

Mas, para proporcionar os cuidados ideais para o pet, deve-se considerar seu tamanho e o espaço que se tem. Mesmo sendo fácil de lidar, não deve ser negligenciado. No artigo abaixo você terá todas as informações de que precisa sobre o assunto. Confira!

Personalidade do Chow Chow

Mesmo com sua aparência de ursinho de pelúcia, o chow chow tem uma personalidade única e não se mostra como um cachorro adorável. É independente, geralmente se ligando a uma única pessoa.

O chow é protetor e certamente terá afeição por toda a família, mas a maior parte de sua devoção será dada ao seu tutor especial. As crianças podem ficar desapontadas com a total falta de interesse do pet em abraçar ou ser abraçado. O tamanho máximo do chow chow também influencia em seu jeito de ser.

Ele desconfia de estranhos e pode ser agressivo com cães que não conhece. O animal é altamente territorial. Intrusos ou pessoas que ele não tem costume serão advertidos com um grunhido profundo e talvez algo um pouco mais vigoroso se não entenderem logo de cara.

Mais Sobre o Treinamento

Este cão inteligente, mas às vezes teimoso, pode ser um desafio para treinar. Ele responde bem ao ensinamento com reforço positivo, como brincadeiras, elogios e recompensas alimentares. Contudo, também gosta de fazer as coisas do seu jeito.

Para ter sucesso, você deve ser paciente e estar disposto a tentar muitos métodos diferentes para ver o que funciona. Leve em consideração o tamanho máximo do chow chow e o espaço que se tem para o treinamento.

Encontre um instrutor que tenha um extenso espaço e uma gama de truques. Além do mais, ele precisa ter bastante experiência no ramo. Mantenha as sessões de ensinamento curtas e divertidas para que o seu querido pet não fique entediado.

Passe a treinar o filhote logo quando o levar para sua casa. Já com 8 semanas, ele já será capaz de entender e aprender todas as coisas que lhe serão ensinadas. Não espere o animal ter 6 meses para iniciar a educação ou terá um cachorro mais difícil de lidar.

Chow Chow Filhote Brincando
Chow Chow Filhote Brincando

Se possível, leve-o para socializar logo depois de desmamado e socialize, socialize, socialize. No entanto, esteja ciente que para isso, o animal deve estar devidamente vacinado.

Independente do tamanho máximo de um chow chow, muitos veterinários não recomendam a exposição liberada a outros animais, bem como locais públicos até todas as vacinas (incluindo raiva, cinomose e parvovírus) sejam concluídas.

Ao invés do treinamento formal, é possível iniciar os ensinamentos do seu filhote na sua casa. A socialização ficará entre familiares e amigos até a conclusão das vacinas.

O que É Preciso Saber Acerca da Saúde do Chow Chow

Todos os cachorros têm potencial para desenvolver problemas genéticos. Exclua os criadores que:

  • Não ofereçam garantias de saúde dos filhotes;
  • Que lhe dizem que os animais são 100% saudáveis;
  • Que eles não possuem problemas conhecidos;
  • Insistem em afirmar que os filhotes se apresentam isolados de outras áreas por razões de saúde.

Criadores respeitáveis serão honestos e abertos sobre os problemas relacionados à saúde da raça. A incidência com que ocorrem as doenças também é imprescindível.

Chow Chow Preto Filhote
Chow Chow Preto Filhote

Não importa o tamanho máximo de um chow chow, pois ele pode ter alguns imprevistos de saúde que serão uma preocupação. Estes incluem:

  • Displasia do cotovelo e quadril;
  • Luxação patelar;
  • Tireoidite autoimune;
  • Problemas oculares, tais como catarata e glaucoma.

O pênfigo foliáceo, uma doença autoimune da pele, a melanoma, um tipo de câncer e torção gástrica também são vistos na raça.

Os Princípios dos Cuidados com o Chow Chow

O Chow vem em 2 tipos de pelos: áspera e lisa. Ambos possuem um subpêlo e uma camada superior. Esse pet tem a pelagem abundante, destacando-se do corpo.

A cabeça é emoldurada por uma profusão de babados e a cauda é emplumada. As pernas também têm grandes pelos. O tipo liso não possui a abundância peluda que caracteriza o áspero. Em todos os outros aspectos, a pelagem é a mesma.

Os requisitos de higiene não têm nada a ver com o tamanho máximo de um chow chow, mas dependem do tipo de pelagem. Um pet com revestimento liso tem que ser escovado apenas semanalmente. Um com uma camada áspera deve ser escovado diariamente.

Chow Chow e sua língua azul
Chow Chow e sua língua azul

Os dois tipos perdem peso por 2 vezes anuais, período em que o pelo sai em vários punhados. Banhos raramente são necessários, embora banhos quentes seguidos de boas secagens podem ajudar a tirar a camada de pelo que irá cair.

O resto são cuidados básicos. Apare suas unhas segundo a necessidade, em geral, com períodos mensais. Escove seus dentes frequentemente para obter a boa saúde bucal e um hálito fresco.

Faça a verificação dos ouvidos semanalmente quanto às sujeiras, vermelhidões ou maus odores que possam indicar infecções. Se a orelha parecer suja, limpe-a com bolas de algodão umedecidas com produtos suaves recomendados pelo veterinário.

Qual Seria o Tamanho Máximo de um Chow Chow?

O tamanho máximo do chow chow gira em torno de 43 a 51 cm de atura. Seu peso se mostra com aproximadamente 32 quilos. Outra característica importante além de seu porte, que deve muito ser ressaltado, é que, se o pet for bem cuidado, pode alcançar 15 anos de expectativa de vida.

O chow é o cachorrinho de tamanho médio. Ele tem a aparência típica do spitz:

  • Um focinho profundo;
  • Uma cabeça larga destacada por um plissado;
  • Pequenas orelhas triangulares;
  • Uma pelagem dupla lisa ou áspera em vermelho, preto, azul, canela e creme;
  • Uma cauda espessa enrolada firmemente nas costas.

Com todas as informações lidas, tenha sempre em mente o tamanho máximo do chow chow na hora de adquirir um. Procure deixar espaço suficiente para que o animal possa se sentir à vontade e bem tratado.

Veja também

Ornitorrinco: Filo, Classe, Reino, Gênero, Família e Espécie

O ornitorrinco é um animal muito curioso. Ele possui características únicas, peculiaridades que nenhum outro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *