Home / Animais / Qual o Melhor Peixe Para Criar em Tanques?

Qual o Melhor Peixe Para Criar em Tanques?

A piscicultura, ou seja, criação de peixes (especialmente os de água doce) é uma atividade que vem sendo praticada a muito anos. Estima-se que os egípcios já criavam tilápia-do-nilo a, pelo menos, 4 mil anos atrás. Algumas dessas estimativas são aplicáveis também para os chineses.

Na atualidade, aqui no Brasil, a piscicultura ocorre principalmente em propriedades rurais, contando com a presença de açudes ou represas.

Esta atividade proporciona bom retorno financeiro, mas também demanda certo conhecimento técnico, assim como manejo adequado.

Mas afinal, qual o melhor peixe para criar em tanques ?

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Vantagens Comerciais da Piscicultura

O consumo de peixes cresce no Brasil a cada ano, logo há um mercado consumidor gigantesco e sempre em ascensão. Honestamente falando, muitos peixes são, inclusive, importados justamente pela produção nacional ainda ser insuficiente.

Consumo de Peixes
Consumo de Peixes

Além de um grande mercado consumidor, o Brasil conta com um clima favorável, bem como muitos recursos hídricos.

A prática de piscicultura também não causa grandes impactos ambientais.

O que Considerar na Escolha dos Peixes?

Existem peixes mais adequados para a prática de piscicultura dentro do Brasil, mas definir qual MELHOR peixe é bastante subjetivo. Esta escolha está relacionada a fatores como a resistência da espécie a clima variados, bem como formas diversas de manejo.

As melhores espécies para criação em cativeiro também são capazes de reproduzirem-se em ciclos mais curtos; podem conviver bem com outras espécies (caso haja necessidade de policultivo); e possuem um desenvolvimento satisfatório mesmo em cativeiro.

Abaixo, serão listadas algumas das melhores espécies de acordo com o atendimento destes requisitos.

Qual o Melhor Peixe Para Criar em Tanques? Tambaqui

O tambaqui é uma espécie de nome científico Colossoma macropomum). Também pode ser chamado pelo nome de pacu vermelho.

Suas características físicas incluem comprimento médio de 110 centímetros (considerando indivíduos adultos). Em relação ao peso, já houve relatos de capturas de tambaqui com 45 quilos. Todavia, este relato é antigo e no cenário atual de sobre-pesca seria muito difícil encontrar esta pesagem em meio à natureza (a exceção fica para os tambaquis criados em cativeiro)

É um peixe de água doce com boca prognata pequena e forte. Geralmente, indivíduos adultos possuem coloração parda na metade superior do corpo, bem como cor preta na metade inferior. No caso dos alevinos (ou seja, filhotes), estes apresentam coloração cinza claro, assim como manchas escuras na metade superior do corpo. Curiosamente, estes peixes podem apresentar coloração mais clara, de acordo com a água em que vivem.

A vantagem do tambaqui dentro da piscicultura é que a espécie geralmente adapta-se ao policultivo. A alimentação também não é dificultosa, visto que, baseia-se no consumo de frutos e sementes e de uma ração balanceada.

Qual o Melhor Peixe Para Criar em Tanques? Tilápia

Acredita-se que as tilápias sejam os peixes mais cultivados do Brasil. Existem várias espécies de tilápia, as quais estão agrupadas dentro de um único gênero (Tilapia spp.).

Estes peixes nativos África possuem a grande vantagem de se reproduzirem com facilidade, uma vez que se reproduzem até 4 vezes ao ano.

Possuem grande tolerância à troca de temperatura, bem como certa resistência à concentração de sal na água.

Alevinos de tilápia podem ser encontrados facilmente para a compra.

Qual o Melhor Peixe Para Criar em Tanques? Pacu

O pacu (família taxonômica Myleinae) é um peixe típico do Pantanal Matogrossense, bem como dos rios amazônicos do Brasil e outros países da América Latina.

Seu peso médio é de 8 quilos, no entanto, pode alcançar até 25 quilos.

É capaz de sobreviver em áreas frias, com tolerância para até 16 graus.

Comercialmente, a sua carne é bastante apreciada pelo sabor e pela textura.

Qual o Melhor Peixe Para Criar em Tanques? Carpa

Existem muitas variações deste peixe, dentre elas a carpa comum, a carpa-capim e até mesmo a carpa ornamental.

Pode alcançar até 100 centímetros de comprimento. Curiosamente, é um dos únicos peixes que não se debatem. É capaz de sobreviver em uma grande variedade de ambientes aquáticos (incluindo locais com pouca oferta de oxigênio e até mesmo água salobra).

Qual o Melhor Peixe Para Criar em Tanques? Pintado

O peixe pintado (nome científico Pseudoplatystoma corruscans)  também pode ser conhecido pelos nomes carapari, moleque, brutelo e loango.

Possui coloração cinza no dorso e esbranquiçada no ventre. Sua característica mais marcante são os vários pontos pretos desenhados na pele; além disso, há longos barbilhões próximos à boca.

Algumas das vantagens que favorecem o seu cultivo são a tolerância a diferentes temperaturas, bem como a capacidade de reproduzir-se em qualquer ambiente aquático.

É uma espécie muito apreciada na culinária por possuir uma carne nobre, que ao mesmo tempo é suave e firme- além de não possuir espinhos.

Qual o Melhor Peixe Para Criar em Tanques? Dourado

O dourado (nome científico Salminus brasiliensis) é uma espécie que dentro da piscicultura possui a vantagem de ter um rápido crescimento e rápido ganho de peso. Possui uma carne de excelente qualidade.

Mesmo tendo alimentação carnívora, responde bem à alimentação artificial. Pode ser criado junto com outras espécies.

Qual o Melhor Peixe Para Criar em Tanques? Piau e Piara

Os peixes piau e piara pertencem à mesma família taxonômica (Anostomidae). Ambos possuem a boca pequena e repleta de dentes.

O piau possui 3 pintas na cor preta; ao passo que, o piara não possui necessariamente pintas mas manchas escuras em forma de faixa (na quantidade de 3 a 5).

Reproduzem-se com facilidade. O filé de ambos os peixes possui bom rendimento.

No caso do piau, pode ser comercializado tanto com fins alimentícios quanto para ornamentação de aquários.

*

E aí ? Gostou das dicas ?

Pois bem, depois de conhecer alguns dos melhores peixes para criação em tanque, nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Você também pode usar o espaço abaixo para deixar a sua opinião sobre o tema deste texto.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Colpani. O que é piscicultura ? Disponível em: < https://www.grupoaguasclaras.com.br/o-que-e-piscicultura#>;

Intrusul. 7 peixes para criar em tanques. Disponível em: < http://blog.instrusul.com.br/peixes-para-criar-em-tanques/>;

Pesca com Mosca. Tambaqui. Disponível em: < http://www.pescacommosca.com.br/px43.htm>;

Pescar Peixe. Como Começar Criação de Peixes em Tanques. Disponível em: < https://pescarpeixe.com/como-comecar-criacao-de-peixes-em-tanques/>;

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *