Home / Animais / Qual o Animal Que Tem Dois Corações? E Três? E o Que Não Tem?

Qual o Animal Que Tem Dois Corações? E Três? E o Que Não Tem?

Como os humanos, a maioria dos animais tem um único coração. No entanto, alguns animais não têm corações como a estrela do mar e alguns equinodermes, enquanto outros animais, como os cefalópodes, têm vários corações.

Animais como polvos e lulas têm até três corações; Um coração que bombeia sangue para todas as partes do corpo e dois outros corações que bombeiam o sangue através das brânquias, onde se mistura com o oxigênio. Curiosamente, alguns animais têm até cinco corações.

Mesmo que esses animais tenham mais de um coração, apenas um dos muitos corações funciona como o coração primário. O resto dos corações apenas suplementam o coração principal. Aqui estão alguns dos animais com mais de um coração.

Baratas

Dezenas de Baratas no Chão
Dezenas de Baratas no Chão

Uma barata tem um coração dividido em 13 câmaras e é mais resistente a falhas do que o coração humano. As câmaras têm a forma de tubos e são organizadas sequencialmente, com cada câmara empurrando o sangue para a próxima até que as últimas câmaras atinjam uma pressão de saída ideal. A última câmara do coração bombeia sangue oxigenado para as outras partes do corpo e outros órgãos. Assim, se uma câmara falhar, o calor ainda pode funcionar, mas com menos eficiência. O seio dorsal em cima da barata ajuda a enviar sangue oxigenado para as várias câmaras do coração.

Hagfish

Hagfish
Hagfish

Hagfish tem sistemas circulatórios primitivos que compõem quatro corações e 5-15 pares de brânquias. O coração principal, conhecido como coração branquial, bombeia o sangue para todas as partes do corpo enquanto os outros três corações servem como bombas acessórias. Hagfish são por vezes referido como enguias, devido aos seus corpos em forma de enguia.

Lula

Lula
Lula

Como um polvo, a lula tem três corações; um coração sistemático e dois corações branquiais. Os dois corações empurram o sangue através das brânquias, onde se mistura com o oxigênio. Das brânquias, o sangue flui para o coração sistemático, onde é bombeado para outras partes do corpo. O coração sistemático é subdividido em três câmaras; duas aurículas superiores e um ventrículo inferior.

Polvos

Polvos
Polvos

O polvo tem três corações no total, com um dos corações funcionando como o coração sistemático que bombeia o sangue oxigenado para as outras partes do corpo. Dois dos três corações são referidos como corações braquiais e bombeiam sangue através das brânquias para oxigenação. Ao contrário da maioria dos vertebrados com hemoglobina rica em ferro no sangue, os polvos têm hemocianina rica em cobre que se dissolve diretamente no sangue fazendo o sangue parecer azul. A hemoglobina é mais eficiente que a hemocianina como transportador de oxigênio. Assim, os três corações compensam bombeando sangue ao redor do corpo em um ritmo mais rápido para fornecer o oxigênio necessário para o estilo de vida ativo do polvo.

Minhocas

Minhocas
Minhocas

As minhocas têm cinco pares de estruturas semelhantes a corações conhecidas como arcos. Embora os arcos da aorta não sejam tecnicamente corações, eles desempenham uma função semelhante à do coração e são tipicamente referidos como coração. Os arcos da aorta são segmentados e percorridos ao longo do corpo do verme. Ao contrário dos corações humanos, que possuem múltiplas câmaras, os arcos aórticos têm apenas uma câmara. Um dos cinco corações atua como o coração primário que bombeia o sangue para o resto dos segmentos. Os vermes regulam o batimento cardíaco usando suas células nervosas.

Animais Sem Coração

Alguns animais podem viver sem coração. Eles não são dependentes de sangue sendo bombeado para os órgãos internos. Eles podem ser tão pequenos que não dependem de nutrientes sendo bombeados pelo corpo. Outros animais não têm órgãos e, portanto,  não precisam de coração.

Água Viva

Água Viva
Água Viva

A água-viva é verdadeiramente estranha porque apenas flui no oceano inconscientemente. É de longe os maiores animais sem coração. Algumas gelatinas podem chegar a até 8 pés (2,5 metros) e quando você adiciona os tentáculos, estamos falando mais de 50 pés! (15 metros). Ela chega como quem não quer nada e vai aprisionar o peixe pequeno e o zooplankton com seus tentáculos e direcionar a comida em sua boca. Quando isso for feito com a comida, ele vai sumir do jeito que apareceu, misteriosamente.

Platelmintos

Platelmintos
Platelmintos

Os Flatworms são tão planos que não têm coração.  Não possuem sistema circulatório e também não possuem órgãos respiratórios (aparelho respiratório como os pulmões). Em vez disso, eles confiam em um processo chamado “difusão” para que o oxigênio e os nutrientes da vida sejam transportados pelo corpo. Difusões é um processo em que o oxigênio e os nutrientes simplesmente fluirão sozinhos conforme o verme se move. Nenhum tipo de bomba está sendo usado aqui.  Os platelmintos são incríveis porque eles podem se regenerar. Muito parecido com a água viva. Você corta uma parte e outra volta a crescer. Mas a parte separada também continua a crescer para se tornar seu próprio verme.

Corais

Corais
Corais

Os corais também não têm coração.  Eles são animais muito mais simples e muitas pessoas pensam que os corais são flores ou plantas. Mas, na verdade, os corais são animais .  Eles parecem todos coloridos e bonitos e eles não têm sangue ou vasos, então não há necessidade de um coração. Eles vivem do zooplâncton e oxigênio da fotossíntese feita por pequenas criaturas parecidas com plantas que crescem nos corais.

Equinodermos

Equinodermos
Equinodermos

Para os deuterostomos, equinodermos como as estrelas do mar têm um sistema circulatório que movimenta a água do mar através do corpo usando cílios, totalmente diferentes de seus parentes, nós. Cordados como humanos e peixes têm o coração familiar e o sistema de vasos sanguíneos.

O Coração

Coração dos Tipos de Animais
Coração dos Tipos de Animais

Um coração pode ser tão grandes quanto um piano, como o coração da baleia azul que tem mais de 400 quilos ou muito pequenos para serem vistos apenas com um microscópio. Eles podem bater até 1.000 – ou tão pouco quanto seis vezes por minuto.Eles são corações de animais e são extraordinários.  O coração humano é bastante surpreendente também. A coisa tem seu impulso elétrico, então, com oxigênio suficiente, ela pode bater quando estiver fora do corpo. O menor mamífero conhecido em massa, o musaranho etrusco pesa menos de 2 gramas e tem um ritmo cardíaco de 25 batimentos por segundo. Isso significa 1.500 BPM. Haja coração!!!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *