Home / Animais / Qual a Função da Corcova do Dromedário?

Qual a Função da Corcova do Dromedário?

Existem animais que sempre ouvimos faalr no nome, mas nem sempre entendemos ou sabemos quai são eles realmente; e esse é o caso do dromedário, animal muito citado em brincadeiras como o “stop”, mas que poucas pessoas realmente têm conhecimento sobre a espécie e seus hábitos.

Apesar de ser um animal parecido com o camelo, a verdade é que ambos possuem muitas características diferentes e por isso é extremamente importante estudá-los tanto separados quanto juntos, assim fica mais fácil entender exatamente quais as características da espécie.

Portanto, neste artigo iremos falar sobre as características físicas do dromedário, focando principalmente em qual função a corcova que ele tem possui no funcionamento do seu corpo. Portanto, continue lendo para entender tudo sobre esse animal tão esquecido pelas pessoas!

O Dromedário

O dromedário é conhecido cientificamente como Camelus dromedarius e se trata de um animal mamífero que faz parte da família Camelidae, e por esse motivo é considerado um animal com um parentesco bem próximo ao camelo, também pertence à essa família.

Esse animal é nativo da porção nordeste do continente africano e também do ocidente da Ásia, e por esse motivo está acostumado a altas temperaturas e também consegue viver em regiões desérticas com uma facilidade maior do que muitos animais que conhecemos.

Ele é um animal muito interessante pois possui diversas adaptações desenvolvidas justamente para conseguir viver em regiões desérticas sem passar por maiores problemas ou ter sua vida arriscada. São exemplos de adaptações: corcova, pelo próprio para circulação do ar e refrigeração, patas largas, cílios compridos que o protegem da areia.

Todas essas adaptações para o deserto e também o parentesco existente entre o dromedário e o camelo fazem com que ele seja um animal extremamente interessante, mas ainda assim muitas vezes confundido com o camelo de maneira errada.

Diferença Entre Dromedário e Camelo

Ambos pertencem a mesma família e também são parecidos; possuem a mesma cor de pelagem, a mesma face, algumas adaptações de vida em comum e até mesmo podem viver em regiões próximas, porém, a verdade é que camelo e dromedário são animais diferentes.

Apesar de parecerem idênticos para os leigos, a verdade é que justamente por meio da aparência conseguimos saber se o animal que está sendo tratado é um dromedário ou um camelo. E essa descoberta é feita de maneira bem simples ao olhar para a corcova do animal.

Para saber se o animal em questão é um camelo ou um dromedário, basta olhar para as ondulações (conhecidas cientificamente como corcovas) presentes nas costas do animal. Caso o exemplar tenha duas corcovas,  se trata de um camelo; caso o exemplar tenha apenas uma corcova, se trata de um dromedário.

É extremamente fácil descobrir de que animal se trata, já que as corcovas são extremamente proeminentes e se tratam de características bem marcantes desses animais. Portanto, basta se lembrar dessa informação (uma corcova – dromedário / duas corcovas – camelo) que você nunca mais irá confundir os dos animais!

Função da Corcova do Dromedário

Como já dissemos, as corcovas do dromedário são bem proeminentes e esses animais são conhecidos justamente por conta dessa características, já que ela faz com que seja mais fácil reconhecê-los na natureza e também diferenciá-los de outros animais parecidos da família.

Porém, o que muitas pessoas ainda não sabem é qual a função que a corcova possui para o dromedário. Isso porque nos é ensinado desde pequenos que a corcova serve para armazenar água para o animal para os dias quentes no deserto, mas a verdade é que a realidade da corcova é um pouco diferente.

Como dissemos no primeiro tópico, o dromedário possui diversas adaptações corporais para conseguir viver no deserto, e a corcova é uma delas. Isso porque a corcova não armazena água para o animal, mas sim gordura. Essa gordura é reservada em tempos de alimentos abundantes; e dessa forma, em períodos de maior seca ou muito frio o dromedário irá apenas consumir a gordura que possui guardada em seu corpo, assim como os ursos fazem quando hibernam.

Portanto, as corcovas funcionam como uma espécie de despensa portátil para os dromedários, já que eles sempre terão gordura armazenada nas costas para possíveis emergências alimentares, evitando que eles morram de inanição em períodos de poucos alimentos.

Obs: os dromedários são animais com hábitos alimentares herbívoros, o que significa que ao longo da vida eles se alimentam de gramas, folhas, ervas e plantas típicas do deserto, como o cacto.

Situação na Natureza

Apesar de ser um animal extremamente interessante e belo, a triste verdade é que o dromedário está praticamente extinto na natureza nos dias de hoje e isso é resultado na ação humana.

Em diversos países do Oriente Médio e da África, eles são utilizados como meio de transporte e, por esse motivo, deixam de ser selvagens e passam a ser domesticados, o que acaba afetando muito o número de exemplares da espécie.

Infelizmente, nos dias de hoje apenas nos territórios da Austrália é possível encontrar dromedários vivendo de maneira selvagem, sendo que as condições de habitat são as mesmas dos outros países, o que é um ponto positivo.

Logo, apesar do animal ainda não ter sido classificado de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, praticamente todos os seus exemplares se encontram domesticados e explorados pelos seres humanos, o que dá poucas esperanças para a continuação da espécie em médio e até mesmo curto prazo.

Você já sabia como diferenciar um camelo de um dromedário? Você também pensava que a corcova servia para armazenar água e não sabia que ela na verdade armazenava gordura? Precisamos estudar cada vez mais justamente por isso: descobrir informações verdadeiras por meio de fontes confiáveis e baseadas na Ciência!

Quer saber um pouco mais de informações interessantes sobre o dromedário por meio de textos de qualidade e baseados na Biologia? Sem problemas, nós sempre temos o texto certo para você! Leia também em nosso site: O Dromedário Está em Extinção? Qual é o Risco de Ser Extinto?

Veja também

Mulher Cuidando do seu Cachorro Com Convulsão

O Que Provoca Convulsão Em Cachorro? O Que Fazer Na Crise?

Se existe um animal que conseguiu cativar o carinho dos humanos, esse animal é o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *