Home / Animais / Qual a Diferença entre o Gato e o Cachorro?

Qual a Diferença entre o Gato e o Cachorro?

Mais um dia falando sobre animais, mas hoje vamos falar dos dois animais mais populares como pet em todo planeta. Tem gente que é time cachorro e tem gente que é time gato, de qual time você é? Aliás tem gente que ama os dois e por isso convive com ambos em casa. Mas será que tem diferença conviver com um gato e conviver com um cachorro? Certamente sim, pois são animais de personalidade bem diferente muito além das características físicas.

Na hora da escolha do melhor amigo, tudo é uma questão de identificação e por isso uns vão escolher um cão, outros um gato. Ambos são queridos, fofos e uma ótima companhia, claro que cada um do seu jeito. Por isso você precisa entender mais sobre as características destes na hora de escolher o seu pet, por isso trouxemos hoje algumas dessas diferenças para te ajudar nessa hora.

Qual a Diferença entre o Gato e o Cachorro?

Cachorro e Gato Lado a Lado
Cachorro e Gato Lado a Lado
  • Os costumes dessas espécies são bem diferentes quando se trata de convivência. Os cachorros apreciam estar em grupo, inclusive elegem entre si o cão dominante para que o sigam. Esse grupo é muito importante para eles, cada um deles tem um valor inestimável. Já os bichanos tem espírito livre, se viram sozinhos, mas isso não quer dizer que vivem sós. 
  • Os cachorros aprendem truques com muita facilidade, independente da complexidade, bastando bons treinamentos. Já os felinos têm dificuldade para aprender truques, mas coisas simples como utilizar a caixa de areia costuma não ser um problema.
  • Outra diferença entre eles está no comportamento comum de cada um, os gatos por exemplo preferem ficar mais tranquilos no período diurno, até um pouco preguiçosos, já a noite são mais ativos. Enquanto isso os cães querem aproveitar o dia junto com seu dono, buscam brincadeiras, passeios, mas também topam assistir TV a tarde toda.
  • O comportamento do gato é imprevisível, eles estão acostumados a tomarem as próprias decisões. Já os cachorros demonstram mais seus sentimentos.
  • Os felinos possuem 30 dentes, enquanto os cachorros possuem 42.
  • Para quem acredita que os cães têm boa memória se enganam, nesse quesito os gatos ganham de lavada.
  • Os cachorros se alimentam também de carne, inclusive instinto natural deles, mas são capazes de viver comendo outras coisas. Já os felinos são realmente carnívoros, é assim que vivem na natureza.

Embora esses animais possam apresentar alguma semelhança, com certeza o número de diferenças é muito maior, especialmente quando falamos de personalidade e comportamento de cada um. É muito fácil reconhecer isso no dia a dia, mas quem tem apenas um deles acaba não conseguindo fazer essa diferenciação. A diferença comportamental é gigantesca, principalmente quando se fala do relacionamento com o seu dono. Os cães são extremamente leais e dependentes de seu tutor, enquanto isso os gatos são independentes e podem querer ou não ficar próximos.

  • Observe em sua casa como seu cão se porta a noite na hora de dormir, eles vão correndo para dormir ao lado do seu tutor, na mesma cama ou próximo. Enquanto isso, os gatos especialmente não castrados vão querer fugir para dar um rolê pelo telhado.
  • Outro ponto a ser observado é quanto a hábitos de higiene quando a questão é necessidades fisiológicas. Os felinos por instinto procuram o lugar ideal para fazer, quando apresentados a caixas de areia nunca mais erram. Já os cachorros não se importam muito com isso, por isso quando filhotes sujam a casa toda até que com muito treinamento e paciência encontrem o local indicado pelo dono.
  • Os felinos costumam ignorar chamados ou pedidos, enquanto isso os cachorros desde filhotes já podem ser chamados pelo nome e atender pedidos.
  • Enquanto os cães até gostam de ficar sujos, os gatos se preocupam em estar sempre limpos, então como forma de auto limpeza eles passam o dia se lambendo.
  • Diferença do Cio de Gatas e Cadelas
  • Então vamos lá, as gatas só vão cruzar enquanto estiverem no cio, e os gatos sabem disso. Não existe intervalo entre eles, a duração de cada cio também é variável e elas não sangram. 
  • Já no caso da fêmea dos cães, elas têm o cio a cada seis meses, e cada um deles dura cerca de 15 dias, podem apresentar um leve sangramento na 1ª semana.
  • Durante esse período do cio as cadelas quase não demonstram diferença do comportamento natural, deve ficar levemente mais carinhosa ou pode ficar levemente mais agressiva também. Enquanto isso, as gatas saem para o telhado e miam de forma estridente a fim de convidar os machos. 
  • Na natureza ambos precisam caçar para sobreviver, mas cada um deles com suas habilidades. Os felinos enxergam muito bem a noite, escutam muito bem e tem um olfato muito apurado, correm e pulam como poucos além de serem extremamente rápidos. Já os cachorros têm o olfato muito aguçado e por isso encontram tudo com muita facilidade, e eles escutam muito bem também. 
  • Como maneira de defesa os felinos podem se utilizar de diversas habilidades como saltar muros e subir em telhados, habilidades também que favorecem na hora de caçar. Já os cachorros não têm essas habilidades, por isso quando assustados eles podem fugir ou atacar.
  • Os cachorros são resistentes e podem correr vários km sem se cansar, enquanto os gatos ganham na velocidade.
  • Os felinos não podem ficar sem comer por muitas horas, pois podem ter doenças relacionadas a alguns órgãos que podem gerar problemas. Já os cachorros aguentam passar mais tempo sem se alimentar, pois utilizam reservas.
  • Os cachorros ficam com as unhas à mostra, por isso precisam ser aparadas frequentemente para evitar acidentes e problemas nas articulações. Já os felinos conseguem retrair essas unhas, elas estão constantemente afiadas por não ficarem à mostra e nem riscando no chão.

Veja também

Lhasa Apso

Tudo Sobre a Raça Lhasa Apso: Características e Fotos

Hoje vamos falar da raça de cachorro Lhasa Apso, conhecer um pouco mais sobre as …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.