Home / Animais / Quais Legumes Pode dar para Cachorro?

Quais Legumes Pode dar para Cachorro?

Ter um cachorro com certeza é algo comum na vida da maioria dos brasileiros e de todo o resto da América do Sul, já que faz parte da nosso cultura cuidar dos cachorros e colocá-los em casa como se eles fizessem parte da família, ou seja, é da nossa cultura domesticar esse animal.

Por esse motivo, é também muito comum termos dúvidas com relação à forma com que devemos cuidar do cão, por exemplo. Principalmente porque existem muitos cuidadores de primeira viagem que não fazem ideia do que um cão pode ou não consumir.

Por isso, é extremamente importante sempre pesquisar o que se deve fazer quando você possui alguma dúvida, já que qualquer coisa feita da maneira errada pode acabar tendo prejuízos irreversíveis para o seu cachorro.

Quando o assunto é comida, a maioria das pessoas erra demais na hora de cuidar do cachorro, e é exatamente por isso que é tão necessário pesquisar bastante sobre o que o cachorro pode ou não comer, já que principalmente na parte da alimentação a saúde fica muito delicada.

Portanto, vamos falar neste artigo especificamente sobre quais legumes você pode dar para o seu cachorro, assim você saberá exatamente o que ele pode comer na hora que bater alguma dúvida!

Abobrinha para Cães

A abobrinha é um alimento muito saboroso e prático de se fazer, e é exatamente por isso que ela está presente no prato de muitos brasileiros diariamente, fazendo com que os cachorros que pertencem a essas pessoas também comam muita abobrinha.

Porém, algumas pessoas podem acabar se questionando se é certo ou não dar abobrinha para o cachorro comer, principalmente porque essa é uma verdura que pode parecer pesada à primeira vista.

Abobrinha para Cães

A verdade é que você pode sim dar abobrinha para o seu cachorro, mas ela não pode ser temperada (o que significa que ela não pode ter sal) e ela também não pode ser crua, o que significa que ela precisa estar cozida e molinha para ficar muito boa  para o seu cão comer e digerir bem o alimento.

Batata para Cães

A batata é uma rica fonte de carboidratos, sendo essencial para proporcionar energia ao corpo e ao mesmo tempo sendo muito saborosa, o que faz com que ela também seja utilizada nas mais diversas refeições, até mesmo bem mais do que a abobrinha é.

Apesar disso, muitas pessoas erram na hora de dar batata para o cachorro. Você não pode cortar a batata crua e dar pequenos pedaços para o cachorro, já que o legumes oferecido nunca deve ser cru, principalmente porque é duro e dificulta muito a digestão do animal.

Portanto, você pode sim dar batata para o seu cachorro, mas assim como a abobrinha ela deve ficar bem cozida e não pode receber sal, o que significa que ela precisa ser sem tempero, já que o sal pode acabar fazendo com que seu cachorro tenha problemas no coração no futuro, por isso é muito importante tomar bastante cuidado com esse detalhe.

Cenoura para Cães

A cenoura é um assunto polêmico até mesmo entre os seres humanos, já que muitas pessoas odeiam. Entre os cães, tudo irá depender do temperamento do cão que você possui. Alguns cães adoram cenoura, enquanto outros não gostam e não comem de jeito nenhum.

Por isso, primeiro você precisa ver se o seu cão gosta de cenoura, se ele gostar, tudo bem!

Assim como os outros legumes que citamos, a cenoura não pode ser dada crua para o cachorro, pois isso dificulta a digestão e também pode fazer com que ele acabe engasgando.

Por isso, você deve cozinhar muito bem a cenoura até que ela fique bem molinha, você pode servir em pedaços ou em forma de purê, isso irá depender do que seu cão prefere. Assim como nos outros, ela não pode receber nenhum tipo de tempero, inclusive o sal.

Mandioca para Cães

A mandioca é outro alimento extremamente consumido pelos brasileiros e também bem pesado, já que o processo de digestão é lento e ela costuma deixar com uma sensação de estômago cheio bem rápido.

Por esse motivo, muitas pessoas acabam pensando que o cachorro não pode comer mandioca, mas a verdade é que ele pode sim, seguindo algumas regras.

Em primeiro lugar, você deve dar apenas a mandioca suficiente para o porte do seu cachorro, sendo que ela sempre deve acompanhar a ração.

Em segundo lugar, ela deve ser muito bem cozida para que ele não tenha dificuldade em comer.

Por fim, você não pode colocar nenhum tipo de tempero, incluindo o sal, assim como no caso dos outros legumes.

Seguindo essas regras, você pode dar mandioca para o seu cachorro comer com a consciência bem tranquila, pois com certeza ele irá adorar o alimento feito!

Outros Legumes para Cães

Por fim, vamos listar de maneira geral outros legumes que são permitidos para os cães, assim você com certeza não ficará com nenhum resquício de dúvida após esse artigo e seu cão terá uma alimentação bem diversificada e saudável.

  • Inhame;
  • Espinafre;
  • Palmito;
  • Salsinha;
  • Rabanete;
  • Nabo;
  • Tomate;

Além desses, seu cachorro também pode consumir: manjericão, quiabo, ervilha (não pode ser em conserva), couve, couve flor, jiló, cará, brócolis, batata doce etc.

OBS: é importante lembrar, porém, que a ração nunca deve ser substituída por outros alimentos, mesmo que eles sejam permitidos. Ela é rica em nutrientes e essencial para a saúde do seu cachorro, por isso é importante que você não a substitua de forma alguma, mas apenas complemente a alimentação do cachorro com outros alimentos que também oferecem nutrientes.

Portanto, esses foram os legumes que você pode dar para o seu cachorro comer sem ter medo! Ainda existem muitos, mas esses com certeza são os principais presentes nas casas da maioria das pessoas e também os mais simples de se encontrar no mercado, por exemplo.

Quer saber mais informações sobre cuidados com cachorros e não sabe muito bem onde procurar? Sem problemas! Leia também em: Vinagre de Álcool Para Cachorro: Para Que Serve? Será Que Faz Mal?

Veja também

Toucanet-Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

As aves são animais que se destacam de maneira bastante evidente em todo o planeta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *