Home / Animais / Quais São os Predadores do Flamingo e Seus Inimigos Naturais?

Quais São os Predadores do Flamingo e Seus Inimigos Naturais?

O flamingo é uma ave que infelizmente está com ameaça de extinção, sua reprodução é comum mais para o norte do nosso país. Pode ser encontradas na beira do mar e nas depressões formadas por água salgada nas bordas do litoral. O nome científico do animal é Phoenicopterus ruber.

Não  tem como não perceber sua presença, pois trata-se de uma ave muito bonita, suas plumas são de um cor de rosa lindo e claro, suas asas são avermelhadas e contrastam muito bem com o restante. O bico é charmoso, de uma cor meio avermelhada e meio alaranjada, pernas bem compridas um pouco cinzas e avermelhadas ao mesmo tempo, possui nadadeiras da mesma cor. Sua imagem é tão marcante que é frequentemente representado em bóias, cangas, biquínis e roupas que estão sempre na moda.

Sua alimentação vem de algas marinhas, larvas, moluscos, insetos, crustáceos que são muito ricos em pigmentação e colaboram pela linda coloração da ave.

Você raramente verá um flamingo solitário, pois tem o costume de andar em bando tanto de dia quanto de noite, dependendo do lugar ele é conhecido por outros nomes como flamingo – grande, maranhão e até mesmo ganso cor de rosa. A bela ave alcança 1,22m de altura e pode pesar até 4kg.

Uma curiosidade interessante sobre o flamingo é que juntos o macho e a fêmea constroem o ninho seu filhote utilizando lama. Os dois são responsáveis por cuidar do pequeno. Não são muitos ovos por vez, ao contrário apenas uma unidade bem grande e branquinho com uma casca rígida o suficiente para protegê-lo. Depois de longos 28 dias nascer o filhote, cinza e desajeitado ainda, ele só vai ficar bonitão como os conhecemos depois que completar 3 anos de vida.

Inimigos Naturais dos Flamingos

Essa ave é muito beneficiada nesse sentido, quase não são atacadas por predadores naturais, pois vivem em lugares bem específicos que não trazem muito risco para sua espécie.

Quais São os Predadores do Flamingo?

Sem dúvida alguma o maior e pior predador do flamingo é o bicho homem, infelizmente é um animal que vem sendo buscado por muitos para ser animal de estimação e assim retirado de forma cruel de seu habitat natural, isso incentiva cada dia mais o tráfico, a caça e como consequência a extinção.

Flamingos de Estimação
Flamingos de Estimação

Além disso muitas pessoas consomem como alimento os ovos dos flamingos. Em algumas partes do mundo acredita-se que a gordura extraída da ave funcione como cura para doenças como a tuberculose, então matam as aves para extrair esse “remédio”. Em outras parte a língua do flamingo por muito tempo foi uma iguaria culinária.

Sem contar o desmatamento e toda destruição causada no habitat natural de todos os animais de nosso planeta.

No mundo animal seus principais predadores são as hienas, águias pescadoras,abutre, cegonha marabu, alguns tipos de gatos na África, Pythons, raposas, guaxinins, onças e alguns cães selvagens. Animais terrestres não são comuns, pois como eles vivem maior tempo na água conseguem se proteger bem, o perigo maior está mesmo nas aves grandes. Ou períodos de baixa de água.

A Alimentação do Flamingo

Seu bico favorece muito na hora da sua alimentação, eles precisam apenas colocar o bico na água geralmente onde fica a parte mais rasa seja no mar ou em lagos, em seguida seu bico se abre e consegue pegar comida, acontece que não vem apenas comida, junto de tudo isso ele acaba levando areia, lama e água. Curiosamente em seu bico o flamingo possui pelos que tem o objetivo de funcionar como uma espécie de peneira natural. Ele mesmo consegue jogar tudo isso ali utilizando sua língua. Assim ele consegue filtrar toda sujeira desnecessária e consumir apenas a água e a comida como mariscos e etc.

Curiosidades Sobre o Flamingo

Flamingo em Extinção

Infelizmente no nosso país o lindo animal está em extinção, o estado do Amapá ainda é o único lugar possível de encontrá-lo com segurança. 

Flamingo Equilibrista

Flamingos se Equilibrando em Uma Perna Só
Flamingos se Equilibrando em Uma Perna Só

Se você já viu um flamingo certamente já percebeu sua habilidade de ficar em apenas uma perna não é mesmo? Saiba que uma forma que eles tem de equilibrar a temperatura do seu corpo. Já que eles estão sempre na água manter o calor do corpo é importante para eles, e essa é a melhor forma de conseguirem isso.

Flamingo Fiel

Essa é uma curiosidade incrível que vai surpreender muita gente, os flamingos tem parceira fixa e é com ela apenas que ele irá se acasalar pelo resto da vida, um exemplo de monogamia no reino animal. Outra coisa interessante é que não é apenas a fêmea quem cuida da prole, mas o macho também participa ativamente desde a incubação até a fase de filhote. Pode falar, melhor que muito gente por aí, não é mesmo?

Jardim de Infância dos Flamingos

Eita ave inteligente! Os pequenos filhotes ficam juntinhos como que em uma “escolinha” de flamingos por cerca de 100 dias. Ali o pai e mãe ficam de olho na prole, para poder proteger dos predadores, alimentar em segurança. Depois de todo esse tempo de cuidados as aves estão prontas para serem independentes.

Flamingo Top Model

Os flamingos desfilam por aí com muita elegância, e podem chegar a 1,5m de altura. Embora a fêmea seja um pouco mais baixa ainda assim os flamingos estão no top aves de mais altura em nossa fauna.

Longa Vida

Além de tudo os flamingos possuem boa longevidade, podendo alcançar  os 40 anos de vida, não é incrível? Na natureza a média é de trinta e três anos de vida, em cativeira é possível esticar um pouco mais, alto em torno de quarenta e quatro anos de vida.

Aves Ativas

Os flamingos não ficam parados, ou apenas desfilando por aí não, bem ao contrário são aves que estão em constante movimento. Estão sempre em busca de alimentos e novos lugares seguros para fazer bonitos ninhos para seus futuros filhotes. Para tudo isso os flamingos são capazes de voar cerca de quinhentos km por dia.

Quanto coisa bacana, são realmente encantadores esses flamingos.

Veja também

Mulher Cuidando do seu Cachorro Com Convulsão

O Que Provoca Convulsão Em Cachorro? O Que Fazer Na Crise?

Se existe um animal que conseguiu cativar o carinho dos humanos, esse animal é o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *