Home / Animais / Quais São os Predadores da Perereca e Seus Inimigos Naturais?

Quais São os Predadores da Perereca e Seus Inimigos Naturais?

A perereca se trata de um pequenino anfíbio do grupo dos anuros. Tal grupo se trata do mesmo que inclui os sapos e as rãs.

Há mais de 200 espécies de pererecas no mundo, sendo que no Brasil se registra cerca de 100 espécies diferentes desse anfíbio. A característica principal da perereca é a sua habilita de saltar – o faz as pessoas a confundirem muito com as rãs e os sapos.

Além disso, você sabe quais são os predadores da perereca e seus inimigos naturais? Acompanhe as informações a seguir e sabia tudo sobre os predadores e inimigos das pererecas e outras informações super curiosas sobre esse animalzinho!

Perereca em seu habitat natural
Perereca em seu habitat natural

Quais são os predadores da perereca e seus inimigos naturais?

A sobrevivência das pererecas não é tarefa fácil para elas. Mesmo tendo a habilidade de saltar e fugir de predadores, a perereca eh um animal pequeno, portanto, uma das vítimas preferidas por muitos predadores na cadeia alimentar.

A seguir você conhece quais são os predadores da perereca e seus inimigos naturais:

  • Predadores de filhotes de perereca: as pequenas pererecas são alvos fáceis para muitos predadores e inimigos naturais, já que são bastante vulneráveis. E o perigo parece estar em toda parte! Caçam e alimentam-se de filhotes de perereca predadores como: mamíferos terrestres (alguns macacos por exemplo), répteis (cobras e jacarés), aéreos (como as aves) e aquáticos (como peixes e outros)
Macacos
Macacos
  • Predadores de pererecas jovens: os maiores predadores das pererecas jovens são as aves, já que nessa fase da vida, a maior parte da espécie desse anfíbio vive em solo. No Brasil, por exemplo, o Sábia laranjeira é um dos principais predadores e inimigos naturais das pererecas jovens.
Sábia laranjeira
Sábia laranjeira
  • Predadores de pererecas adultas: assim como as pererecas jovens, as pererecas adultas têm de se defender, sobretudo, de aves. Entre os principais predadores da perereca adulta estão o Anu preto, o Suracuá de peito azul, a Garça branca grande, o Ani Branco e o Inambu xoxoró. Além disso, também são inimigos naturais das pererecas adultas algumas serpentes, em especial, a Jararaca. Ainda, alguns lagartos também se alimentam desses anfíbios.
Anu preto
Anu preto
  • Predadores de ovos de pererecas: a perereca ainda enfrenta predadores que se alimentam de suas ninhadas. Muitos animais buscam por ovos de pererecas, como as serpentes de maneira geral e aves. Um exemplo de predador natural da perereca e a Saracura, que se trata de um tipo de pássaro que habita diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil. Essas aves se atentam ao ciclo de desova das pererecas e são capazes de devastar ninhadas inteiras em apenas alguns minutos!
Saracura
Saracura

Ainda, a perereca “luta” com insetos grandes, como algumas espécies de besouro. Esses insetos se alimentam, igualmente, dos ovos de pererecas. Já as espécies de pererecas que desovam em locais próximos a lagos, por exemplo, correm o risco de terem os seus ovos capturados por alguns tipos de peixes, crustáceos de água doce e cobras aquáticas.

Outros inimigos naturais

As pererecas não têm como perigo apenas outros animais predadores. A destruição e a poluição ambiental, por exemplo, reduz bastante a expectativa de vida desses anfíbios.

Águas poluídas causam doenças nas pererecas. Já a destruição das matas, dificulta muito o esconderijo e o dia a dia desses pequeninos animais.

A defesa das pererecas

Embora fora mencionado anteriormente, muitos dos predadores da perereca e inimigos naturais, esses pequeninos anfíbios também têm seus recursos de defesa. Os seus dedos, por exemplo, contam com ventosas nas extremidades e isso permite que as pererecas se fixem muito bem em superfícies diversas, até mesmo, verticais.

Também são ágeis e saltitantes. Com isso, conseguem fugir e despistar predadores.

Algumas espécies, inclusive, são consideradas venenosas, soltando substâncias tóxicas, quando ameaçadas. Além disso, as membranas entre os dedos das pererecas permitem que algumas praticamente plainem por alguns metros no ar.

Alguns hábitos das pererecas

A maior parte das espécies de pererecas habitam árvores e folhas largas. Em geral, buscam ambientes próximos a lagos e rios, pois necessitam de hidratação cutânea (da pele).

As pererecas têm um importante papel no equilíbrio do meio ambiente. Elas se alimentam, em especial, de insetos e pequenos animais invertebrados. São muito úteis no controle natural de pragas e dificultam a proliferação de doenças transmitidas por alguns insetos.

Perereca Características
Perereca Características Físicas

Diferença entre perereca, sapo e rã

É muito comum que esses anfíbios sejam confundidos pelas pessoas leigas, pelos hábitos e aparência semelhantes. Mas, existem diferenças cruciais entre esses 3 anfíbios. Veja:

  • Pererecas: se diferenciam dos sapos e das rãs por possuírem potentes ventosas nos dedos. Sao os anfíbios que melhor vivem em árvores.
  • Sapos: anfíbio que se diferencia da perereca e da rã por apresentam uma pele bem mais escamosa, grossa e rugosa. Além disso, costumam ser maiores que esses outros 2 anfíbios e venenosos.
  • Rãs: são anfíbios que se caracterizam pela pele lisa e uma espécie de cintura ao meio do dorso. Vivem melhor em ambientes aquáticos.

Classificação científica da perereca

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Amphibia
  • Ordem: Anura
  • Família: Hylidae

Algumas curiosidades sobre a perereca

Agora que já sabemos tudo sobre quais são os predadores da perereca e seus inimigos naturais, não deixe de conferir curiosidades muito interessantes sobre esses anfíbios:

  • Em 2015, um biólogo do Instituto Butantã (São Paulo/SP), descobrir uma espécie intrigante de perereca. Esse anfíbio, denominado Corythomantis greeningi, apresenta espinhos pelo corpo, que emitem um líquido peçonhento para a proteção e aniquilação de predadores. A descoberta foi divulgada no mundo todo.
  • As pererecas apresentam uma abundante desova. As fêmeas dão origem a mais de 150 ovos a cada ninhada.
Nova Espécie de Perereca
Nova Espécie de Perereca
  • O período de encubação dos ovos de pererecas dura somente 1 ou 2 semanas, dependendo da espécie. Ou seja, em no máximo 15 dias, filhotes de pererecas já vêm ao mundo.
  • As pererecas, como a maior parte dos anfíbios, não participam dos cuidados dos filhotes. As fêmeas protegem os ovos, mas com apenas ou 2 dias, os filhotes já são capazes de saltar, nadar e até se defenderem de predadores.
  • A perereca se diferencia do sapo, dentre diversas características, por não terem a glândula paratoíde, que destila veneno. Mesmo assim, como já mencionado, algumas espécies de pererecas são peçonhentas
  • A menor espécie de perereca encontra no Brasil tem apenas 7 mm de comprimento. Já a maior espécie de perereca brasileira pode atingir até 20 cm.

Veja também

Antilocapra

Tudo Sobre o Antilocapra: Características, Nome Científico e Fotos

Hoje trouxemos mais um animal diferente e incrível para vocês. Se assim como nós vocês …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.