Home / Animais / Quais são os Predadores da Jiboia e Seus Inimigos Naturais?

Quais são os Predadores da Jiboia e Seus Inimigos Naturais?

As jiboias são conhecidas por sua capacidade de emboscar suas presas. Mas, apesar de serem caçadoras ameaçadoras, elas também enfrentam seus próprios inimigos. Descobrir quais são os predadores da jiboia e seus inimigos naturais pode nos ajudar a entender qual o papel dessa espécie em nosso ecossistema.

Se você quer conhecer os animais que podem ameaçar essa cobra aparentemente tão perigosa, não deixe de ler o artigo até o fim. Com certeza você irá se surpreender!

Jiboia é perigosa
Jiboia é perigosa

Os Predadores da Jiboia e os Seus Inimigos Naturais

Quais são os predadores da jiboia? Seus reais e naturais inimigos incluem:

  • Águias;
  • Falcões;
  • Jacarés;
  • Humanos.

Na maioria dos casos, são os exemplares filhotes que são caçados por animais maiores. Isso ocorre porque são independentes e não têm os cuidados da mãe desde o nascimento.

Uma coisa a se ressaltar é que a jiboia é um réptil não-venenoso. Isso significa que seus mecanismos de defesa não incluem a liberação de veneno para se proteger de qualquer ameaça em potencial. Em vez disso, ela confia nas ações de bater ou morder, e às vezes até liberam um odor desagradável do ânus.

Águias e Falcões

A jiboia enfrenta muitos predadores aéreos, incluindo a águia de barriga branca, a águia de cauda branca e algumas variedades de falcões. Os exemplares dessa espécie que são pequenos e filhotes, como citado acima, podem ser facilmente transportados nas garras dos raptores. Eles servem de alimento muito rápido.

Predadores aéreos voam pelos céus em busca de animais considerados indefesos por eles, como as jiboias filhotes. No entanto, a maioria das jiboias adultas é grande demais e extremamente perigosa para ser atacada por um falcão ou uma águia.

Águia e jiboia
Águia e cobra

Por Que os Filhotes São Mais Vulneráveis ​​aos Predadores de Aves?

A jiboia não põe ovos. Em vez disso, ela dá a luz a filhotes vivos. Os “bebês” ficam sozinhos, sem os cuidados da mãe, caçando e se alimentando de pequenos animais, como pássaros e ratos. Isso permite que eles cresçam em ritmo acelerado.

Portanto, alguns meses após o nascimento e a sobrevivência por conta própria, a espécie pode crescer até mais de um metro e meio. Assim, não há mais preocupações com os predadores da jiboia, nem com suas ameaças potenciais.

Jacarés

Jacarés frequentemente atacam a jiboia selvagem. Contudo, eles também são tipicamente inimigos de filhotes, pois estes são menores e não podem igualar a força de um réptil maior.

Uma única mordida de um jacaré pode causar sangramentos ou infecções graves, levando à morte.

Mas lembre-se de que as jiboias são criaturas astutas que possuem uma agilidade incrível. Portanto, na maioria dos casos, os adultos oferecerem uma resistência formidável, mesmo para os jacarés mais fortes, restringindo o fluxo sanguíneo e engolindo-os inteiros.

Jacaré e jiboia
Jacaré e jiboia

Humanos

Os seres humanos estão entre os predadores da jiboia mais notáveis. Um dos principais motivos é que essas cobras são consideradas uma ameaça para nós, especialmente para crianças pequenas. Sem contar com os pequenos animais de fazenda e animais de estimação que são abatidos por elas.

São um problema de pragas para a população local que vive em áreas onde essas cobras são selvagens. Portanto, morrem quando são encontradas, geralmente pelos agricultores que as veem em seus campos. Sabe-se também que a jiboia perturba os ecossistemas.

Essas cobras comem tudo o que podem, de gambás e guaxinins a gatos, resultando em um declínio severo na população desses animais.

Humano e jiboia
Humano e jiboia

O Que Torna a Jiboia um Risco

Várias questões podem tornam essa espécie um risco. Algumas delas incluem:

  • As jiboias crescem rapidamente, atingindo mais de 4 metros de comprimento e pesando mais de 45 quilos;
  • Elas são generalistas de habitat. Isso significa que podem viver em diferentes tipos de lugares e ter comportamentos que as ajudam a escapar de temperaturas extremamente baixas;
  • Elas também são generalistas da dieta. Isso quer dizer que podem se alimentar de uma grande variedade de pássaros, mamíferos e répteis;
  • Elas toleram bem a urbanização e podem prosperar em áreas urbanas e suburbanas;
  • Os filhotes são arborícolas, o que coloca pássaros e mamíferos arbóreos, como morcegos e esquilos, em risco de serem comidos;
  • Essas cobras se escondem bem e são pacientes predadores. Elas são difíceis de detectar e capturar devido à falta de movimento e capacidade de permanecer imóveis nos esconderijos;
  • Atingem altas densidades populacionais e têm maior impacto na vida selvagem endêmica;
  • Jiboias crescem e amadurecem rapidamente. Elas produzem filhotes vivos, com uma média de mais de 60 cobrinhas por ninhada;
  • Elas servem como hospedeiras em potencial de parasitas causadores de doenças.

Como a Jiboia se Defende?

Os predadores da jiboia a atacam, mas podem ser surpreendidos também. Geralmente, ela não hesita em se defender se estiver em risco de um potencial inimigo natural.

Na maioria dos casos, as jiboias se escondem de possíveis ameaças e são excelentes para permanecer completamente imóveis. Essa é uma habilidade que é extremamente útil durante a caça.

As jiboias normalmente se misturam bem em um ambiente da natureza devido à sua cor. Elas têm habilidades sensoriais agudas, detectando as ameaças. Isso lhe dá tempo suficiente para decidir o próximo curso de ação.

Jiboia Características
Jiboia Características

Às vezes, uma jiboia pode emitir sons para impedir que um predador se aproxime. No entanto, se o som se mostrar ineficaz, ela começará rapidamente a liberar um odor desagradável da região anal. Se isso não funcionar, ela atacará e morderá em sua defesa.

A mordida de um exemplar maior pode ser dolorosa. As jiboias da América Central tendem a ser mais agressivas do que as da América do Sul. Estas últimas são um tanto quanto mais calmas e inofensivas se não estiverem se sentindo acuadas.

Entretanto, diante dos predadores da jiboia, tudo se torna imprevisível.

Ameaça à Sobrevivência

As jiboias são répteis dominantes, mas seus filhotes costumam ser presas de animais carnívoros maiores e mais fortes. É por isso que essa espécie está experimentando perda de habitat e destruição de florestas. Além disso, as jiboias são amplamente utilizadas no comércio de animais de estimação e no comércio de peles.

A caça excessiva fez com que algumas cobras escapassem do cativeiro, o que lhes permitiu se instalar fora de sua localidade natural. O impacto dos constritores desse animal em locais não nativos resultou em perseguição direta. Foi isso que afetou as populações específicas. Algumas populações selvagens estão agora em risco de extinção.

Conhecendo e reconhecendo os predadores da jiboia, quem sabe não podemos salvá-la de “sumir” por completo?

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *