Home / Animais / Quais São os Animais que Têm Carapaças? Espécies e Fotos

Quais São os Animais que Têm Carapaças? Espécies e Fotos

Conhecer todos os animais que habitam o nosso planeta é uma tarefa praticamente impossível, principalmente quando levamos em consideração a fauna extremamente rica que temos em nosso país, conhecido ao redor de todo o mundo por conta de sua biodiversidade.

Apesar disso, podemos sempre tentar classificar alguns animais de acordo com características que eles têm em comum, já que não é tão anormal assim animais diferentes possuírem características semelhantes.

A carapaça é uma característica presente em diversos animais, extremamente importante e ao mesmo tempo não muito conhecida pelas pessoas que não estão inseridas no ramo da Ciência.

Portanto, neste artigo listaremos especificamente os animais que possuem carapaça. Continue lendo o texto para saber quais são essas espécies e ainda ver fotos!

O Que É a Carapaça?

Carapaça
Carapaça

Antes de falarmos exatamente quais animais são os que possuem carapaça, é importante que você entenda exatamente o que é uma carapaça, já que muitas pessoas sabem essa informação apenas por cima e não entendem muito bem o que é isso.

A carapaça nada mais é do que uma estrutura responsável por cobrir o corpo do animal de maneira completa ou parcial, dependendo da espécie. É interessante notarmos que ela muda muito de acordo com o animal que está sendo estudado.

Isso porque a carapaça é uma característica adaptativa, e dessa maneira cada animal tem a carapaça que é necessária para viver em seu habitat natural.

Portanto, agora que você já sabe exatamente o que é uma caracapaça e para que ela serve, vamos ver mais especificamente alguns animais que possuem carapaça.

Tartaruga

No caso da tartaruga a sua carapaça é o seu casco. O casco da tartaruga cobre toda a parte superior de seu corpo e tem justamente a função de proteger essa parte como um escudo, já que ela é vital para todo o funcionamento do corpo da tartaruga

A carapaça da tartaruga pode ter muitas cores diversas, e por isso é interessante estudarmos espécies separadamente. No caso da espécie em questão, o casco possui tom amarronzado.

Portanto, a tartaruga é o primeiro animal com carapaça que citamos e também um animal extremamente famoso quando o assunto é casco, já que o casco da tartaruga é uma das principais estruturas de seu corpo.

Tatu

Tatu Andando no Chão
Tatu Andando no Chão

Outro animal que possui carapaça desenvolvida para proteção do corpo é o tatu, que possui uma carapaça que cobre grande parte do seu corpo, principalmente no caso do tatu bola.

No caso do tatu a carapaça é utilizada até mesmo como casa do animal, já que ele costuma se esconder dentro de sua carapaça para fugir de possíveis ataques e até mesmo para dormir.

Uma curiosidade interessante é que o tatu é uma das presas da onça; isso porque mesmo seu casco sendo bem duro a onça ainda consegue quebrá-lo, já que a mandíbula dela é extremamente forte e sua mordida é muito potente.

Besouro

Besouro na Areia
Besouro na Areia

Muitas pessoas podem pensar que apenas animais de grande porte possuem carapaça, mas isso não é verdade de forma alguma. Isso porque até mesmo alguns insetos possuem carapaça para se proteger, como é o caso especificamente do besouro.

O besouro possui uma carapaça quitinosa (formada de quitina) conhecida como élitro, e é exatamente por isso que o casco desse animal é tão duro.

Logo, agora você já sabe que o besouro é sim um dos exemplos de ser vivo que possuem carapaça em seus corpos, apesar de muitas pessoas não saberem dessa informação!

Caracol

Uma coisa muito interessante a se notar é que nem sempre o anima terá uma carapaça plana como a da tartaruga, mas sim terá uma carapaça com formatos diferentes, como é o caso do caracol.

No caso do caracol todos já sabemos que ele possui uma concha em cima de seu corpo. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que essa concha se trata na verdade de uma carapaça calcária, e por isso o caracol também é um animal com carapaça.

No caso dele, podemos perceber que estamos falando de um animal que usa a carapaça como a sua própria casa e assim ele precisa ainda mais dela para conseguir se proteger durante o dia a dia.

Qual a Utilidade Da Carapaça?

As estruturas do corpo de qualquer animal são feitas por algum motivo, já que tudo é resultado da evolução e nenhum animal possui estruturas físicas em vão, já que todas elas podem sim desempenhar alguma função no corpo.

Por esse motivo, é completamente errado admitir que a carapaça dos animais não possui nenhuma utilidade e trata-se apenas de uma parte do corpo, já que ela possui sim diversas utilidades e por isso é insubstituível para os animais que a têm.

Assim, vamos listar agora algumas das utilidades da carapaça.

  • Proteção

Com certeza principal função da carapaça dos animais é justamente proteger as estruturas e órgãos do corpo, já que o corpo dos animais com carapaça geralmente é mole, e por isso é mais suscetível a machucados.

Portanto, podemos dizer que a carapaça é essencial para que o animal fique protegido de possíveis machucados.

  • Sustentação

Além disso, existe uma outra utilidade extremamente importante para o corpo do animal que possui carapaça: a sustentação. Isso porque, como já dissemos, geralmente o animal não conseguiria sustentar completamente o seu corpo sem a carapaça, e por isso ela é essencial.

Portanto, essas são apenas algumas das utilidades que essa estrutura possui. Dependendo do animal que é levado em consideração a carapaça será menos ou mais importante e terá menos ou mais funcionalidades.

Você já sabia sobre as carapaças de todos esses animais ou nem imaginava que a concha, como é o caso do caracol, poderia ser considerada como uma carapaça? Muito provavelmente você ainda não sabia a maioria dessas informações, e é por isso que é tão interessante estudarmos os animais!

Quer saber ainda mais informações interessantes sobre outras espécies animais que você provavelmente ainda não conhece? Sem problemas, aqui no Mundo Ecologia sempre temos os melhores textos para você. Por isso, leia também: Tubarão lixa – está em extinção? Características, alimentação e fotos

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *