Home / Animais / Quais São as Cores dos Pinguins? Onde Tem Pinguim no Brasil?

Quais São as Cores dos Pinguins? Onde Tem Pinguim no Brasil?

Os pinguins são animais que atraem muitas pessoas ao redor do mundo, principalmente por conta de sua características consideradas fofas e ao mesmo tempo extremamente interessantes. Além disso, eles também atraem muitas pessoas por serem animais difíceis de serem vistos.

Mesmo sendo muito conhecidos, muitas pessoas não sabem e se enganam a pensar que existe apenas uma cor de pinguim no mundo, mas sim que tudo isso irá depender do tipo de luz que você tem para olhar o pinguim na hora e também, logicamente, qual é a cor que ele possui em seus pelos.

Pensando nisso, achamos importante que você conheça pelo menos mais uma cor de pinguim existente na natureza! Continue lendo o artigo para saber tudo sobre as cores de pinguim e também entender um pouco mais sobre onde esses animais podem ser encontrados em nosso país (caso eles possam!).

Pinguim Azul

Como já dissemos, quando falamos em pinguim pensamos apenas naquele animal com as costas pretas e a barriga branca, e temos a ideia errada de que todos esses animais são iguais, o que não é verdade.

O pinguim azul é um animal que, no lugar dos pelos de suas costas serem pretos iguais os de todos os outros pinguins, ele possui um reflexo azul que faz com que o pelo fique azul e acabe dando essa expressão que explica seu nome.

Um fato interessante sobre essa espécie de pinguim é que essa se trata da menor espécie de pinguim no mundo, já que ele possui apenas 30 centímetros de altura! Quem diria que um animal em pé poderia medir apenas 30 centímetros?

Além de tudo, podemos dizer que ele chega a pesar ao máximo 1,5kg, o que também mostra que esse é um animal não apenas pequeno em tamanho, mas também extremamente leve em peso.

Portanto, esse é o pinguim azul que com certeza vai atrair muitas pessoas que estudam mais sobre esse assunto!

Pinguim Preto E Branco

Depois de citarmos um pinguim de coloração muito diferente da que já conhecemos, podemos citar também a coloração básica que nós temos em nossa cabeça quando falamos sobre pinguins: o preto e branco.

Pinguins com pelo preto e branco são o clichê dos pinguins, já que essa é a aparência que a maior parte das espécies possui e também porque já estamos acostumados a ver pinguins dessa cor, além de muitos outros fatores biológicos.

Esse pinguim é extremamente comum, mas não se engane! Nem sempre que você vê um pinguim preto e branco isso significa que ele pertencerá à mesma espécie de muitos outros, mas significa pelo menos que ele faz parte da mesma família de animais!

As Cores Do Pinguim

Pinguim Preto, Branco e Amarelo
Pinguim Preto, Branco e Amarelo

Muito provavelmente você ainda não conseguiu entender muito bem o porquê de o pinguim ser um animal que pode possuir pelo até mesmo azul, já que isso realmente não deve fazer sentido na cabeça de muitas pessoas.

Apesar disso, a verdade é que temos algumas explicações científicas bem simples para que você entenda o porquê de esse animal ter pelos que mudam de cor. Por isso, preste bastante atenção!

Quando pintamos o cabelo de alguma cor é comum encontrarmos o reflexo da cor pintada nele e é exatamente isso que ocorre no pinguim. A verdade é que o pelo do pinguim é transparente e por isso a tendência é que os raios solares batam nesse pelo transparente e repassem as cores, fazendo com que o pelo do pinguim assuma uma tonalidade completamente diferente da comum.

Portanto, esses são apenas alguns dos motivos que fazem com que o pinguim tenha pelo de cores diferentes de acordo com a espécie, o clima do local e etc.

Pinguins no Brasil?

Todos já sabemos que a fauna do nosso país é extremamente rica e possui muitas diversidades de animais que atraem qualquer pessoa que gosta de natureza, e principalmente, diversos pesquisadores; já que somos conhecidos no mundo inteiro por conta da nossa grande biodiversidade.

É normal pensarmos em pinguins e automaticamente a nossa mente projetar uma imagem formada por animais no gelo, em locais extremamente isolados do mundo e, obviamente, muito gelados. Porém, a verdade é que nem todos os pinguins vivem nessas condições.

Os pinguins existem sim em grande maioria nas regiões mais afastadas do nosso planeta e principalmente em locais mais frios, já que um número bem grande de espécies habita regiões com todas essas características.

Por esse motivo, muitas pessoas não sabem muito bem se é possível ou não encontrarmos pinguins habitando o nosso país, já que o Brasil é muito quente e temos um clima tipicamente tropical.

Para esse questionamento podemos dizer que a resposta é: sim, existem pinguins no Brasil. Apesar de parecer algo muito inusitado, a espécie chamada popularmente de pinguim de magalhães pode ser encontrada em nosso país, já que ela habita regiões de clima mais ameno e também pode ser encontrada em muitos outros países da porção sul da América.

Portanto, agora você já sabe que existem sim espécies de pinguins vivendo no Brasil, e que essa espécie em específico (o pinguim de magalhães) pode ser também encontrada em outros países da América do Sul, como a Colômbia, a Argentina e também o Chile.

Quem diria que existiriam tantas variedades de cores de pinguim e também que existiria uma explicação científica para essa variedade tão grande de cores? É impressionante como um único animal pode nos proporcionar tantos conhecimentos diferentes!

Além disso, agora você já sabe que o pinguim não vive apenas em regiões frias e que existem inclusive espécies de pinguins habitando o nosso país, o que é ainda mais interessante e o que a grande maioria das pessoas não sabem.

Quer saber ainda mais informações interessantes e de muita qualidade sobre os pinguins, mas não sabe exatamente onde encontrar artigos bons e confiáveis pela internet? Sem problemas, pois aqui no Mundo Ecologia sempre temos o melhor conteúdo para você e seus estudos! Portanto, continue lendo um artigo relacionado ainda em nosso site: Quais são os predadores do pinguim e seus inimigos naturais?

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *