Home / Animais / Quais os Sintomas Quando o Cachorro Está com Verme?

Quais os Sintomas Quando o Cachorro Está com Verme?

Você pode não querer pensar nisso, mas seu cão provavelmente já teve vermes em algum momento de sua vida e pode até tê-los agora. Mas não deixe que o melindre atrapalhe a proteção do seu cão. Se não forem tratados, esses parasitas, que podem infectar os intestinos, o coração, os pulmões e outras partes do corpo, podem adoecer e até matar seu cão, além de possivelmente também infectá-lo.

Praticamente todos os filhotes nascem com infecções por vermes . Certa pesquisa também mostrou que até 30% de todos os cães lançam ovos de vermes em seu ambiente, cães que estão eliminando parasitas nas fezes podem contaminar seu quintal.

Diagnóstico Veterinário

Os sinais de infecção parasitária intestinal incluem letargia , diarreia e vômito, qualquer um dos quais pode indicar uma série de outros problemas de saúde; portanto, um diagnóstico preciso exige uma visita ao seu veterinário.

Além de um exame físico, seu veterinário coletará uma amostra de fezes para determinar se há vermes e que tipo seu cão tem. Também é importante observar que os cães podem ter vermes sem apresentar sintomas observáveis. Portanto, os veterinários geralmente recomendam um exame fecal como parte de uma verificação de rotina de bem-estar.

É importante que os pais tratem seus cães e filhotes de vermes, tanto por causa de sua prevalência quanto por seu potencial de infectar seres humanos.  Cães representam um risco real para os seres humanos, especialmente possível infecção cruzada para crianças.  As infecções por lombrigas em crianças podem causar doenças hepáticas, pulmonares, cegueira e outros problemas.

Vermifugação

Todos os filhotes devem ser tratados com um desparasitador de amplo espectro às duas, quatro, seis e oito semanas de idade e, posteriormente, mensalmente por toda a vida.  Normalmente, os vermífugos prescritos para cães são administrados por via oral, mas algumas opções de vermífugos podem ser aplicadas à pele.

Existem muitos produtos seguros e eficazes que combinam tratamento e prevenção de parasitas intestinais com prevenção de pulgas e dirofilariose. Para eliminar a infecção, seu veterinário pode prescrever qualquer um dos vários medicamentos que vêm em comprimidos, pó comestível, líquidos, comprimidos para mastigar ou preparações tópicas.

Os efeitos colaterais dos medicamentos são leves, especialmente em comparação com as consequências de infecções não tratadas, que incluem vômitos e diarreia profusa .

Os animais de estimação devem ser monitorados com exames fecais regulares, para garantir que o tratamento seja eficaz e rastrear outros parasitas intestinais, alguns dos quais requerem vermifugação especial.

Tipos de Vermes

Lombrigas , ou Toxocara canis – são os vermes mais comuns encontrados em cães.  Os cães podem ser infectados do meio ambiente através de ovos, hospedeiros intermediários (por exemplo, roedores ou aves) ou no útero.

Além da lombriga, seu cão pode ser afetado por outros vermes intestinais, incluindo ancilostomídeos e whipworms , que apresentam sintomas semelhantes.  Alguns desses parasitas podem permanecer dormentes no músculo como infecções ao longo da vida desde a infância.

As tênias , outro parasita intestinal, são menos comuns que as lombrigas, mas podem afetar seu cão. Normalmente, essa infecção é transmitida por pulgas.

Vermes , como o nome indica, instalam-se no coração de um cão e também nos pulmões. Este parasita comum, que é particularmente difundido nos estados do sul do país, ocorre quando um cão é picado por um mosquito que o carrega.

Como na maioria dos problemas de saúde, é preferível prevenir a cura e, para parasitas, a prevenção ocorre com relativa facilidade.  Quase todos os parasitas comuns são controlados com preventivos mensais”, dados por via oral ou tópica.

Mesmo com atenção à prevenção e tratamento,  os cães podem ser infectados novamente. Por esse motivo, a prevenção e o monitoramento de parasitas devem ser considerados um problema ao longo da vida para animais de estimação.

Sinais Evidentes de Contaminação

Animais com vermes podem não mostrar sinais externos evidentes de infecção. Os movimentos intestinais normais não descartam a possibilidade de infecção por parasitas. No entanto, quando os sinais estão presentes, eles podem incluir diarreia ou fezes tingidas de sangue, mucosas nas fezes, variação no apetite, falta de pelos, perda de peso e sinais vagos de desconforto abdominal ou retal, aumento abdominal, movimentação dos posteriores e excesso de lambedura ou irritação ao redor do ânus. Alguns parasitas podem causar severa perda de sangue e até a morte, principalmente em animais jovens, fracos ou desnutridos.

Ocasionalmente, vermes podem ser vistos nas fezes de animais infectados. Nas fezes, os vermes adultos e os ancilostomídeos aparecerão como pequenos a grandes, esbranquiçados a bronzeados, parasitas em forma de espaguete. É possível a infecção humana por lombrigas e ancilóstomos.

As tênias aparecerão como pequenos segmentos esbranquiçados a bronzeados nas fezes ou agarrados aos cabelos ao redor da área genital. Os segmentos frescos serão brancos  e poderão se expandir e contrair. Os segmentos secos lembram sementes de gergelim ou grãos de arroz e terão uma cor mais escura.

Contaminação

Cães e gatos são infectados com lombrigas ao comer ovos de minhoca do solo ou fezes contaminados ou ao comer roedores infectados. Os ancilostomídeos são contraídos pela ingestão de larvas microscópicas por via oral ou pela entrada de larvas através da pele, geralmente nos pés.

Outra fonte importante de infecção de lombrigas, ancilostomídeos e whipworms para cães é através do solo contaminado porque os parasitas vivem no intestino e depositam ovos nas fezes. Pode levar até um mês para que as larvas se tornem ativas e os ovos continuem sendo uma ameaça por vários anos; portanto, muitas vezes não há vestígios das fezes que contaminaram o solo. Os cães geralmente são infectados enquanto se preparam e consomem sujeira contaminada em seus pelos. Portanto, é crucial que os donos de cães sempre limpem seus animais de estimação.

Quais Os Sintomas Quando O Cachorro Está Com Verme?

Lombrigas geralmente não causam doenças, embora às vezes possam deixar os cães muito doentes. Tênias, ancilostomídeos e whipworms são menos uma ameaça à saúde, a menos que estejam presentes em grande número. A maioria dos cães apresenta nenhum ou poucos sintomas, mas às vezes pode incluir:

Diarreia;

Vômito;

Abdômen inchado;

Letargia;

Deficiências nutricionais;

Desidratação;

Tosse (normalmente encontrada apenas em infecções por lombrigas e ancilóstomos);

Intestino bloqueado (apenas em casos graves de infestações);

Pneumonia (observada apenas em casos graves de lombriga).

Veja também

Canguru-Cinza-Ocidental

Cangurus São Violentos? Eles São Perigosos Para Humanos?

Para quem não conhece a vida fora do próprio país, conhecer lugares do outro lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *