Home / Animais / Por que Os Cachorros Latem para as Pessoas? O que Significa?

Por que Os Cachorros Latem para as Pessoas? O que Significa?

Hoje vamos falar sobre uma curiosidade muito interessante, você já parou para pensar por que os cachorros latem?

Assim como os bebês humanos aprendem a se expressar vocalmente imitando outras pessoas, também os trejeitos, a alimentação entre outros e alguns estudiosos acreditam que o mesmo aconteça com os cães.

Para eles os cães de tanto conviver conosco ao longo dos anos começou a querer copiar nossas ações. O latido também pode ter vindo daí, foi a forma que encontraram de se expressar cada vez mais, podemos concluir isso baseado no fato que os lobos que são os ancestrais do cachorro o latido representava apenas 3% da comunicação. Os cachorros são animais extremamente inteligentes, as habilidades de comunicação desse animal foram se aperfeiçoando ao longo dos anos de convivência conosco, a partir disso eles desenvolveram o que é chamado de três tipo de comunicação através do latido. São eles:

  • Latidos de alerta;
  • Latidos para chamar a atenção;
  • Latidos para brincar.

Por que os Cachorros Latem Para as Pessoas?

Cachorro Latindo
Cachorro Latindo

Nunca duvide da inteligência do seu pet, pois ela vai ainda mais longe. Pode acreditar, alguns estudos descobriram que os cão foram criando maneiras de serem mais eficazes em em sua comunicação com a gente, eles foram desenvolvendo nuances novas em seus latidos, que podem variar na altura do sim, na duração do latido e ainda na frequência do mesmo.

A inteligência dos cães não se limita na sua comunicação, é possível encontrar animais com ótimo raciocínio espacial, outros tem uma memória invejável.

O Que Significa Quando o Cachorro Late Para Alguém?

Vamos então desvendar a linguagem dos cães, o seu melhor amigo está cada dia mais empenhado em ser entendido por você, da mesma forma que seus bebês.

Ele então vai variar a sua vocalização e ficar muito atento aos seus sinais para saber se foi ou não compreendido. Geralmente a vocalização canina que mais chama a atenção dos donos é o latido que eles emitem para pessoas estranhas. Apesar de parecer uma coisa simples foi se percebendo que o assunto ainda pode ser mais complexo do que parece. Alguns estudiosos zootecnistas dizem ter identificado o padrão do latido para estranhos, ele tende a ser mais grave e com sons mais curtos. Podemos dizer que o final desse latido soa como uma mordida.

O latido utilizado para chamar seu dono para brincadeiras tende a ser mais agudo e também mais espaçado.

O latido de um cão querendo chamar a atenção se caracteriza por ser o mais espaçado de todos, não são tão graves, mas também não tão agudos.

Esses são os padrões mais conhecidos, mas é sabido que alguns animais são capazes de desenvolver outras variações em sua vocalização. Pode latir de forma mais lenta, de forma mais aguda e até mesmo choramingar. Um fato interessante é que o cão precisa de estímulos para desenvolver com mais qualidades essas habilidades de comunicação. Para isso no seu dia a dia preste bem atenção no que seu amigo pet está querendo lhe dizer.

A Comunicação do Cachorro

Expressão do Cachorro
Expressão do Cachorro

O fato dos cães latirem cada hora de uma forma diferente não basta para afirmar que é um animal inteligente. 

Por outro lado, quando esse cão encontra novas formas de se expressar ao seu dono a fim de conseguir o que quer pode sim considerá- lo bastante inteligente.

Repare na sua convivência no dia a dia com seu pet. Ele consegue perceber por exemplo se você está ou não prestando atenção no que ele está querendo dizer, dessa forma bola um jeito de se fazer entendido. Um exemplo é quando o cão lambe seu pote de ração porque está com fome, então você pega e coloca ração no pote. Com apenas algumas repetições dessa cena o animal entende que ele precisa mexer no pote para ganhar comida, assim podemos dizer que estamos sendo treinados por ele.

O latido é uma forte ferramenta de comunicação dos cachorros, mas cachorros que são inibidos de latir como é o caso dos que vivem em apartamentos por exemplo são forçados a encontrar outra forma de se fazer entendido. Esses animais vão recorrer a outras formas de chamar a sua atenção, como por exemplo olhar fixamente para o que está querendo e também para seu dono, indo e voltando até o objeto de interesse, e até mesmo tocando com a sua pata. Ele não só tenta de expressar como pode até entender o que você está dizendo.

O Cachorro Entende o Que Dizemos?

Alguns estudiosos do assunto notaram que os cachorros podem conseguir entender o que nós dizemos para eles. Eles podem entender algumas palavras e inclusive decorá-las, deduzir algumas situações e ainda podem entender o que você quer através da comunicação corporal humana. Por isso ele é capaz de perceber quando você está o observando, é capaz de ter empatia, e até mesmo repetir as suas ações. Perceba que o cão volta o olhar para o local que você está apontando, seja com a mão, o pé e até mesmo com a cabeça sem perder o foco.

Inteligência dos Cães

Existe uma empresa chamada Dognition, que em português quer dizer cachorro e cognição que estudo sobre as habilidades desses animais. Lá seu cachorro pode ser testado e você pode descobrir as competências deles, onde ele é melhor e onde não é tão bom. São realizados testes de memória, de comunicação entre outros. Inclusive você pode realizar esse teste pela internet e tem uma taxa a ser paga para a instituição. Ao final dos testes um relatório sobre as habilidades do seu melhor amigo é emitido. 

Nesse projeto eles conseguem importantes dados que diferenciam habilidades de diversas raças.

As atividades a que são submetidas os animais tendem a ser bem simples, um deles é um jogo de memória onde uma pequena porção de petisco é colocada atrás de alguma coisa na frente do cão. Depois de dez segundos o animal é liberado para encontrar sozinho o petisco, e não pode ser pelo faro e sim pela memória. Alguns cachorros bem espertos se lembram, já outro grupo nem se recordam que um petisco tinha sido escondido.

Veja também

Rosto do Coton Tuléar

História do Coton de Tuléar, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a história e origem dessa ração tão incrível …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.