Home / Animais / Por Que Cachorro Lambe o Pé do Dono?

Por Que Cachorro Lambe o Pé do Dono?

O comportamento canino faz as pessoas rirem o tempo todo. O que é ótimo, a menos que falemos do riso involuntário que domina quando seu cachorro está lambendo os pés. Para muitos donos de cães com cócegas, a sensação da lambida no pé, é uma forma requintada de tortura.

Seu cachorro lambe os seus pés quando você os coloca na mesa de café.  Talvez ele te siga pela casa, lambendo os seus pés sempre que eles desaceleram o suficiente.  Algumas pessoas não se importam com esse comportamento canino, mas realmente incomoda outras pessoas. E se você não se incomodar com o fato de seu cão lamber os seus pés, pode realmente ser um incomodo para seus convidados.

Por Que Cachorro Lambe o Pé do Dono?

Os cães lambem as coisas por alguns motivos. Para muitos, começa quando as fêmeas lambem seus filhotes. Elas fazem isso por vários motivos:  para limpá-los;  para estimular a evacuação ou meramente para examiná-los.

Os filhotes aprendem o comportamento de lamber de suas mães e, para alguns, isso pode fazer com que se sintam amados porque o experimentaram como filhotes jovens. À medida que crescem, eles se envolvem em lambidas como forma de mostrar amor e carinho.

Os cães também lambem para coletar informações sobre um objeto. Cheiros e gostos podem fornecer uma riqueza de conhecimentos para um cão, e os pés de uma pessoa têm muito a dizer. As glândulas sudoríparas liberam substâncias que, presumivelmente, podem fornecer informações ao seu cão sobre seu humor, onde você esteve, com o que e com quem esteve em contato.

Os cães também lambem os pés porque costumam ter uma reação por fazê-lo. Você pode rir, se movimentar ou conversar com seu cachorro quando ele faz isso. Isso fornece reforço para ele fazê-lo novamente.

Alguns cães lambem mais quando estão ansiosos; portanto, um hábito de lamber os pés pode indicar um distúrbio de ansiedade em alguns cães. Nesse caso, o lamber é frequentemente acompanhado por outros sinais de estresse, como postura agachada, jejum, abanadas curtas na cauda, ofegar ou bocejar.

Quando Lamber o Pé Torna-se Uma Psicose

Os especialistas em cães têm muitas teorias, incluindo sinalização submissa, coleta de informações e busca de atenção. No consenso geral, lamber os pés do dono, é um comportamento benigno que não deve incomodar os donos de cães.

Se seu cão tem o hábito de lamber os pés das pessoas e é irritante por causa de sua constância, você precisará treiná-lo para parar. A maneira de fazer isso não é punir ou reagir com rispidez quando seu cão lamber seus pés, em vez disso, convém substituir a lambida por outro comportamento mais aceitável para você e recompensar seu cão por fazer a coisa nova.

Por exemplo, tente manter um brinquedo para mastigar com você o tempo todo e, quando seu cachorro lamber seus pés, jogue o brinquedo a poucos metros de você, quando o seu cão perseguir o brinquedo e agarra-lo, elogie-o. Você pode até usar um brinquedo de quebra-cabeça com guloseimas para tornar o comportamento alternativo mais gratificante. Seja consistente e seu cão aprenderá que é mais agradável pegar o brinquedo e mastigá-lo perto dos pés do que sentar e lamber os pés.

Se o seu cão mostrar sinais de que lamber o pé é um comportamento compulsivo, converse com seu veterinário. Pode ser necessário usar o medicamento anti-ansiedade por um curto período de tempo durante o treinamento comportamental, ou você pode consultar um especialista em comportamento canino para obter recomendações individuais. Porém, nunca administre medicamentos sem antes consultar o seu veterinário, porque alguns remédios humanos são tóxicos para os cães.

Se o hábito de lamber os pés do seu cão for direcionado para as próprias patas, e não para os pés, você precisará agir antes que ele crie grandes feridas ou uma infecção na pele. Os cães podem lamber incessantemente suas próprias patas devido à ansiedade ou a uma condição da pele como parasitas externos ou alergias. Visite o seu veterinário se o seu cão não parar de lamber as patas.

Aqui estão cinco razões pelas quais a lamber o pé do seu cão pode não ser tão inócua quanto parece. Essas explicações, embora não sejam endossadas por nenhum comportamentalista animal, são todas mais ou menos plausíveis – se um pouco irônicas:

 Seus Pés São Carne

Se há algo que podemos dizer sobre os cães, é que eles estão constantemente procurando algo para comer. Talvez tenha passado pela cabeça do seu cão que seus pés carnudos e salgados sejam como peitos de frango grandes e ossudos. Ou talvez, se você tiver pés duros e calejados, eles emitem uma vibração de mastigação de couro cru. Provavelmente, o cachorro sabe que não é bom dar uma mordida em mamãe ou papai. Então, eles levam sua sondagem gustativa o mais longe que podem – eles lambem.

Cachorro Lambe o Dono

Os Pés tem Chulé

Os cães adoram coisas nojentas. Eles gostam de rolar sobre coisas mortas, remexer no lixo, enraizar na lama e até comer cocô . Quanto mais repugnante algo é para um humano, mais irresistível é para um cachorro. Agora pense no que significa que seu cão está obcecado por seus pés. Talvez seja a hora de cuidar desse problema de fungos ou comprar mais sapatos respiráveis ​​para que seus pés não fiquem tão suados no final de um longo dia.

Os Pés tem Chulé

Os Pés Estão à Mercê do Cão

Os cães podem lamber os pés pelas mesmas razões que lambem os rostos . A diferença é que é mais difícil se defender de avanços indesejados em direção aos dedos dos pés (pelo menos sem chutar seu melhor amigo). Essa estratégia pode ser particularmente atraente para cães mais curtos, que precisam se divertir quando e onde puderem.

O Cão Têm um Problema

Há uma diferença entre um provador de dedos ocasional e uma aberração em tempo integral. Se o seu cão se enquadra na última categoria, você pode observar um comportamento compulsivo que está sendo usado como um mecanismo de enfrentamento. Se for esse o caso, a verdadeira razão para a lambida pode ser algum tipo de estresse na vida do cão – uma mudança na rotina, um problema de saúde subjacente ou algo mais nesse sentido.

Atrair Atenção

Os cães gostam de ler as pessoas e estão ansiosos para agradar. Seu riso – mesmo que seja do tipo involuntário – pode ser um sinal para o seu cão de que ele está fazendo algo certo. Mais preocupante, talvez em um nível subconsciente, você realmente faz como ele. Talvez seu cão esteja captando algo sobre sua personalidade, que você não admite para si mesmo. Afinal, se você realmente odiava ter os dedos dos pés lambidos, há uma solução simples: usar meias.

Cachorro quer Atrair Atenção

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *