Home / Animais / Pelicano-Peruano: Características, Nome Científico, Habitat E Fotos

Pelicano-Peruano: Características, Nome Científico, Habitat E Fotos

Você conhece o Pelicano, aquele carinha com um bicão enorme e que engole os peixes de uma vez só? Ele aparece bastante nos desenhos animados e facilmente é identificado por nós! O que você sabe sobre os Pelicanos Peruanos? Venha conhecê-los a partir de agora!

Características e Nome Científico

Esta é uma daquelas espécies que podem ser consideradas de grande porte, esse bichão possui 1.5m de comprimento e suas asas o ajudam ter um tamanho ainda maior, elas alcançam 2m e meio. Ele é um dos maiores dentre as demais espécies. Seu peso pode chegar até 20kg.

Pelicano-Peruano na Praia

Ele pode ser visto acompanhado de muitos outros amigos nos países da América do Sul como o próprio Peru e também o Chile.

O Pelicano do Peru é um animal que possui uma coloração marrom escura e branca, sendo que ainda podem haver algumas variações de tons.

Seu nome cientifico é Pelecanus thagus, eu duvido que ao final dessa matéria você ainda vai lembrar deste nome!

Habitat

O Pelicano Peruano não é nada bobo, por isso fica exatamente onde os animais do seu cardápio estão, ele adora ficar nas beiras das praias. O lema é o seguinte: onde houver peixes e crustáceos, ali ele estará!

Por Quanto Tempo Vivem?

Não dá para definir isso tão facilmente, pois existem muitas variáveis que podem influenciar no tempo de vida deles, porém, a estimativa permeia entre 25 anos, um período considerado longo. Existe a possibilidade de algumas espécies viverem o dobro disso.

Cardápio do Nosso Pelicano

Nosso amiguinho adora saborear uns peixinhos, quase 100% das espécies existentes estão no cardápio dele, algumas são: Tilápia, Tainhas, Carpas e outros peixes menores.

Outras Espécies de Pelicano

Pelicano Pardo

Ele é minúsculo, possui apenas 140cm e chega a pesar de 2,7 a 10kg.

Pode ser visto em muitos lugares do mundo inclusive no Brasil, aqui você pode apreciá-los nas lindas paisagens do Rio Amazonas.

Pelicano Vulgar

Você pode identificá-lo como Pelicano Branco ou Comum, ele é ainda maior que o Peruano, possui 150cm e pesa de 10 a 20kg.

Um fato curioso a respeito dele é referente ao período migratório, ele vai diretamente a África do Sul, não encontrei informações especificas sobre o porquê isso acontece, o que se sabe é que ocorre sempre quando o inverno está próximo.

Porque será que o chamam de Pelicano Vulgar? Não encontrei nada a respeito!

Pelicano Australiano

A cabeça e o pescoço dele são brancos e sua pele muda de cor quando é chegada a época de reprodução, ela fica dourada.

A Simbologia Por Trás Do Pelicano

Nosso mundo é repleto de símbolos, até mesmo as coisas mais simples podem ter significados altamente relevantes. Veja algumas considerações a respeito do Pelicano:

O Pelicano No Cristianismo

Ele é representado como uma figura completamente paternal, que cuida de seus filhos sendo capaz de fazer o que for preciso por eles, este animal realmente tem muito zelo pelos seus filhotes.

O Pelicano Na Visão da Maçonaria

Para eles o animal é sinal de sacrifício, um ser que retira a própria carne para dar aos filhos quando há a ausência de alimento.

Aves de Grande Porte

Agora que você já sabe que o Pelicano é uma ave considerada de grande porte, que tal conhecer outras espécies com esta mesma característica?

O Grande Condor Andino

Este incrível animal merece o nosso respeito, ele é considerado a maior ave de rapina do mundo. Sua envergadura é de 3m e seu peso chega até os 15kg.

Mesmo sendo uma espécie bem grande seu cardápio é composto de roedores e outros bichos pequenos.

Ele pode ser encontrado em regiões montanhosas e fica por lá para se aproveitar dos ventos fortes que sopram nesses lugares, eles o ajudam a voar.

Condor-da-Califórnia

Mais um campeão, ele é a maior ave da América do Norte e chega até competir pela posição do Condor Andino, possui uma envergadura semelhante a do nosso amigo anteriormente citado, porém, seu peso é de apenas 12kg.

Sua alimentação é baseada em carcaças de outros animais, ele é como um lixeiro do mundo animal.

Há um fato muito triste sobre este animal, a sua extinção! Infelizmente as atividades humanas estão destruindo constantemente a mãe natureza.

Abutre Real

Outra espécie cuja a envergadura é igual à do Condor, somente o seu peso difere, ele é de 14kg.

Este bicho pode ser visto nas savanas africanas e ainda na Arábia, ele vagueia por estes lugares a procura de animais como: gazelas, flamingos e antílopes.

Um fato curioso sobre este animal é que ele saboreia outras aves e também rouba ovos.

Na disputa pelo alimento o Abutre Real parte para cima dos outros pássaros que tentam se aproximar da sua comida, ele faz tudo para ter uma saborosa carcaça só para ele. Esse aí não se sensibiliza com os outros!

Albatroz Errante

Já viu o vídeo viral na internet em que um pássaro branco parece estar levantando a cabeça e dando risada? Pois bem, é esse o animal! Esta espécie de Albatroz é a maior de todas, lembrando que existem mais de 24 delas.

Seu cardápio é regado a peixes e a uma imensa quantidade de água salgada, isso mesmo, eles bebem água salgada. Só de imaginar isso, já me dá nos nervos!

Cisne Branco

Um animal bastante representado nas peças teatrais, desenhos e filmes, ele é quase um astro e encanta com a sua beleza e também quando abre as suas imensas e lindas asas.

Ele pode ser visto apenas em países europeus e sempre está à procura de vegetações aquáticas, alguns peixes pequenos e também insetos.

Como anda os seus cuidados com a mãe natureza? Lembre-se de sempre tomar conta dela com muito amor e carinho, graças a ela nos podemos contemplar espécies maravilhosas!

Lembrando mais uma vez: os melhores conteúdos estão neste site, sempre que estiver à procura de conhecimento sobre este nosso vasto mundo da fauna e da flora, nos procure, pois sempre estamos trazendo matérias inéditas para você.

Muito obrigado pela presença, até a próxima!

Veja também

Asno Catalão: Características, Nome Científico e Fotos

O asno catalão (equus asinus) é considerado o símbolo nacional não oficial da Catalunha, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *