Home / Animais / Pelicano-Branco-Americano: Características, Habitat e Fotos

Pelicano-Branco-Americano: Características, Habitat e Fotos

O Pelicano branco americano é uma ave de nome científico Pelecanus erythrorhynchos, é exuberante e não passa despercebido em nenhum lugar. Vive nas águas dos países mais precisamente da América Central, também nos Estados Unidos e no México. 

A ave foi classificada por uma alemão naturalista chamado Johann Friedrich Gmelin no ano de 1789. Ele nomeou cientificamente o animal baseando-se em termos em latim e também com referências do grego, que se fosse traduzido para o português brasileiro seria algo parecido com Vermelho faturado pelicano.

Características do Pelicano Branco Americano

Se você observar bem vai perceber que a ave é bem grande, por este motivo é comparada ao pássaro mais longo conhecido na América do Norte, o famoso Cisne de Trompetista. E eles são realmente robustos e redondos, medem em altura cerca de 130cm a 180cm é muita coisa não é mesmo?. Mas não é apenas isso, podemos notar também que eles possuem grandes bicos que chegam a medir algo em torno de 290mm a 390mm nos pelícanos machos, já nas nas aves fêmeas são um pouco menores algo em torno de 260mm a 360mm. Outra característica forte é sua curvatura de cerca de 240cm a 300cm, inclusive é considerada a curvatura mais imponente comparado a outras aves norte americanas. E essa forte característica facilita muito o dia a dia do pelicano que consegue voar mais facilmente quando é necessário migrar. Com tanto tamanho já é possível imaginar o quanto ele pode ser pesado também, mas existe uma grande variação entre eles que pode ser de 3,5Kg a 13,6. Essa variação foi encontrada em outros estudos que avaliação machos e fêmeas de portes diferentes. Continuando a aferir as medidas foi notado que a asa dos pelícanos tem medidas próximas de 51cm a 68cm, a planta do pé também conhecida como tardo tem de 9.9 a 13.7cm no total.

As penas da ave são muito chamativas, tem um brilho que acende com o sol dando a sensação de que ele é ainda mais branco, quando estão tranquilos em lagos não se nota, mas quando estão voando é possível ver que por baixo da plumagem branca existem algumas penas mais escuras que protegem o corpo. Embora ressaltando a beleza de sua plumagem branca saiba que não é o ano todo assim, quando iniciar a primavera por exemplo até o final do ciclo de acasalamento dos pelicanos que termina ao final do verão podemos notar que na parte do peitoral da ave existe uma coloração diferente, mais puxada para o amarelo. Um pelicano jovem tem suas penas mais acinzentadas, próximo a nuca é possível perceber uma coloração diferente mais para o castanho que se mantém também no final de suas asas. Eles tem bico gigante e notável, abaixo um saco enorme que vai até quase a garganta, especialmente quando estão em período de reprodução o bico fica com um laranja ainda mais vivo. Seus pés ficam nus assim como em volta dos olhos.

Habitat do Pelicano Branco Americano

Pelicano Branco Americano Voando
Pelicano Branco Americano Voando

O Pelicano Branco Americano é facilmente encontrado com seus ninhos em diversos lugares inclusive em vária Ilhas afastadas sejam elas de água doce ou água salgada principalmente aquelas localizadas para para dentro da América do Norte. É muito comum os pelicanos construírem seus ninhos na região Norte especialmente no Rio Slave. O Useless Bay é muito famoso como o santuário das aves e já é possível encontrar as aves por lá desde 2015. Um pequena parte  opta por lugares como Great Salt Lake, ou Great Basin’s ou Ilha Gunnison para ter seus filhotes. Mas também é possível encontrar na região sul, como em Ontário na região Sudeste ou na Califórnia na região nordeste.

 Já no inverno eles preferem passar pelo Golfo do México, no Pacífico, Flórida, mais ao centro da Califórnia.  Mais para o final do inverno você dificilmente encontrará uma pelicano em mar aberto por ai, nessa época eles optam por estar em lagos mais calmos. Embora viagem bastante passando por montanhas e regiões desérticas quando chegam não buscam estar em mar aberto. Caso você veja alguma ave voando fora de época por ai saiba que o que pode ter acontecido é que elas tenham sido despistadas por ventos fortes e furacões por exemplo, no Caribe isso é comum.

Curiosidades do Pelicano Branco Americano

Pelicano Branco Americano Em Voo Rasante
Pelicano Branco Americano Em Voo Rasante

No ano de 1997, mas precisamente em 22 do mês de fevereiro na Colômbia aconteceu pela primeira vez uma situação curiosa. Foi na famosa Ilha de San Andrés onde aconteceu o furacão Marco que esteve por ali no ano de 1996 no mês de novembro e afetou a vida dos pelicanos tempo depois, a espécie foi varrida de foi encontrada em outros lugares que não eram naturalmente esperados.

Outra curiosidade interessante é o tempo de vida da ave, essa espécie especificamente em ambiente natural conseguem alcançar os 16 anos de idade e até um pouco mais, já em casas em que são criados indoor conseguem viver ainda mais, estudos registraram algo em torno de 34 anos de vida.

Alimentação do Pelicano Branco Americano

Essa espécie de pelicano tem um espírito de caça, diferente de seus primos pelicanos marrons que buscam comida mergulhando na água. O Pelicano branco adora comer peixes e o caçam enquanto estão nadando mesmo, e eles comem bastante viu? Bem mais de 4t de alimentos por dia, seus peixes preferidos são as carpas. truta, bagres e diversos outros tipos de peixe. Além disso ainda consomem outros tipos de alimentos, como larvas, alguns tipo de anfíbios, salamandras  e crustáceos. Como eles gostam de ficar em lagos, a comida não fica de tão fácil acesso assim, então ele precisa se mover para lugares mais distantes para ter uma alimentação mais variada.

Eles gostam de estar sempre juntos e é fácil ver que geralmente estão em maior número, assim a alimentação fica mais fácil e eles cooperam entre si. Mas nem sempre é assim, em lugares onde a comida é mais escassa, ou onde é mais difícil caçar eles optam por não estar em bando. Já com outros tipos de aves eles não são tão legais assim, é comum ver pelicanos roubando comida de gaivotas e corvos marinhos por aí.

Veja também

Mulher Cuidando do seu Cachorro Com Convulsão

O Que Provoca Convulsão Em Cachorro? O Que Fazer Na Crise?

Se existe um animal que conseguiu cativar o carinho dos humanos, esse animal é o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *