Home / Animais / Papagaio Verde e Amarelo: Papagaio Brasileiro?

Papagaio Verde e Amarelo: Papagaio Brasileiro?

Esta espécie de papagaio vem sofrendo sérias ameaças de extinção. Sua beleza rara, exótica, atrai olhares de muitas pessoas; e, algumas tentam adquiri-lo para domesticação através do mercado ilegal, que é o principal fator que contribui para a diminuição da espécie, juntamente, é claro, com a devastação de seu habitat natural.

A UICN (Unidade Internacional de Conservação da Natureza) classifica a espécie em perigo de extinção, e alerta para a diminuição da população; esta que atualmente conta com cerca de 4.700 indivíduos, mas vem diminuindo drasticamente.

Amazona Oratrix: O Papagaio-de-Cabeça-Amarela

É um chamado de atenção, de alerta e de preservação, pois seus ninhos vêm sendo destruídos, devido a degradação do seu meio natural.

Qual seria o seu habitat natural? Onde os Papagaios-de-Cara-Amarela gostam de viver? Vamos conhecer um pouco mais sobre esse papagaio que vem sofrendo riscos devido às ações improprias dos seres humanos para com a espécie.

Origem e Habitat

Os papagaios-de-cara-amarela habitam florestas densas, com muitas árvores, florestas pantanosas, florestas deciduais, em matas ciliares, próximas a riachos; como também campos abertos e savanas. Eles adoram estar em meio às arvores, na floresta é onde a ave vive mais a vontade e consegue ser livre, viver adequadamente, de acordo com seus extintos.

Eles são originários da América Central e do México; e lá está praticamente toda a população desta espécie. A espécie encontra-se distribuída entre este território. Está nas florestas verdes e de pinheiros em Belize, também nos mangues da Guatemala. O papagaio-de-Cara-Amarela não é brasileiro, apenas possui as cores do nosso país.

Antes de a população começar a ser extinta, eles estavam presentes nas zonas costeiras do México, na Ilha Três Marias, Jalisco, Oxaca, Chiapas até Tabasco. No Belize é distribuído amplamente, estando em quase todo o território e chegando até ao Norte de Honduras, onde também estão presentes.

Extinção do Papagaio-de-Cabeça-Amarela
Extinção do Papagaio-de-Cabeça-Amarela

Vale destacar que a população diminuiu cerca de 90% entre os anos de 1970 a 1994 e 70% de 1994 a 2004; ou seja, o pouco que sobrou da população está distribuído ao pouco que sobrou do seu habitat.

Papagaio Verde e Amarelo: Características

É considerado um Psitaciforme, da família Psittacidae; esta que abriga todos os papagaios do gênero Amazona, o qual é atribuído aos papagaios que estão distribuídos na região amazônica. Estão na família ainda as araras, as maritacas, periquitos, etc.

Ele possui a plumagem corporal majoritariamente de coloração verde, com a cabeça e com rosto todo amarelados. Suas asas são redondas e a cauda longa, onde possui pigmentações vermelhas, que dificilmente são vistas. Seu bico é acinzentado, cor de chifre, a mesma coloração de suas patas. É uma beleza ímpar, diferenciada; talvez por isso atraiu tanto os olhares de criadores.

Todas essas características em um corpo médio de 40 centímetros de comprimento, podendo variar entre 37 a 42 centímetros. Em relação a seu peso, é atribuído cerca de 400 a 500 gramas para a ave. Estas medidas são um padrão médio entre os papagaios do gênero Amazona, porém, o papagaio-de-cara-amarela é ligeiramente maior e mais pesado que algumas outras espécies do seu gênero.

Papagaio-de-Cabeça-Amarela Comendo
Papagaio-de-Cabeça-Amarela Comendo

Vamos conhecer agora a respeito da alimentação destas aves fantásticas e curiosas. Uma causa consequente da devastação de florestas, é a decorrente dificuldade dos papagaios de encontrarem alimentos.

Alimentação e Reprodução

A alimentação do papagaio é vital para a sobrevivência da espécie. Ele alimenta-se principalmente de frutos, sementes de diversas árvores, como a Acácia, pequenos insetos, verduras, legumes, folhas no geral; e, quando criados em cativeiros recebem de seu dono ração especializada para aves e papagaios. É de fato uma alimentação bem variada e diversificada, podendo ser adaptada aos locais em que vive.

Reprodução do Papagaio-de-Cabeça-Amarela
Reprodução do Papagaio-de-Cabeça-Amarela

Quando falamos de reprodução, os papagaios tendem a nidificar em fendas de árvores, de paredões rochosos ou em ninhos abandonados. A fêmea bota de 1 a 3 ovos e a incubação é em um período de 28 dias.

Atenção e Cuidados

Quando vivem adequadamente, com os cuidados necessários, com saúde e bem-estar, os papagaios do gênero Amazona podem alcançar os incríveis 80 anos de idade. Seu ciclo de vida é bem longo, e pode ser um animal de estimação que é passado de geração para geração dentro de uma família. Mas claro, no caso do Papagaio-de-Cabeça-Amarela é diferente. Como a espécie está ameaçada de extinção, dificilmente será encontrado para domesticação.

Lembre-se, antes de pensar em ter um papagaio, seja lá de qual espécie, é fundamental que verifique se o local onde você adquiriu seu pássaro possui certificação do IBAMA. Se não possuir, é um caso de comércio ilegal; e, com certeza faz isso com outros animais. Contribuindo com estas lojas e vendedores, você também estará contribuindo para extinção da espécie. Não compre do mercado ilegal, pelo contrario, denuncie-o ao IBAMA de seu Estado.

O IBAMA proibiu a comercialização e a domesticação ilegal, devido às catastróficas ações dos humanos. Comerciantes sedentos em ganhar dinheiro, retiram as aves do seu habitat natural, acabando com o seu estilo de vida e trancafiando-o em uma gaiola, dentro de um cativeiro, para depois comercializa-las ilegalmente.

Com a rápida diminuição de várias espécies, somente lojas com autorização e certificação podem comercializar, você pode encontra-las na internet ou lojas especializadas em sua cidade. Antes de comprar, não se esqueça de perguntar se a loja é autorizada para vendê-lo.

Outro fator importante para refletir antes de comprar uma ave é em relação ao viveiro dela, você terá espaço o suficiente para criar um papagaio? Eles adoram se movimentar, são animais extremamente ativos, gostam de ir de um poleiro a outro, ficarem sossegados em seu espaço e de maneira alguma, podem ser sedentários.

O sedentarismo prejudica muito os papagaios. Quando fica por muito tempo inativo, começam a adoecer, suas penas começam a arrepiar e cair, fica vulnerável, pois seu corpo não está funcionando direito, o que facilita muito para a absorção de bactérias e vírus, prejudicando muito a ave.

Antes de criar qualquer animal, seja ele uma ave, um mamífero, um réptil, um ser aquático; seja o que for, pergunte-se se você tem condições financeiras, espaço adequado, disponibilidade de tempo; pois para criar e cuidar de um ser vivo você tem que estar disposto, ter paciência e dar muito amor e carinho. É uma vida que dependerá de você para viver, se optar por cuidar dela, cuide direito.

Veja também

Quais os Sintomas de Infecção em Cachorros?

Os cães são animais extremamente presentes na maioria das famílias brasileiras, já que é extremamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *