Home / Animais / Ariranha Está em Extinção? Qual O Risco e Gravidade?

Ariranha Está em Extinção? Qual O Risco e Gravidade?

A ariranha também pode ser conhecida popularmente pelos nomes onça da água, lontra gigante e lobo do rio; cientificamente falando, ela é chamada de Pteronura brasiliensis. Já pelo nome da sua espécie, podemos perceber que esse animal é nativo da fauna brasileira.

Apesar de ser nativa do Brasil, a ariranha é um animal que não possui tanta visibilidade assim, e que atualmente está enfrentando uma situação difícil com relação ao seu estado de conservação. Dessa forma, é muito importante estudarmos mais sobre o animal, até mesmo para prevenir sua extinção e conhecer mais sobre ela.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre a ariranha. Por isso, continue lendo para saber mais sobre as suas características físicas, hábitos de alimentação e reprodução; e além disso, para entender se ela está em extinção ou não e qual é a gravidade da sua situação atual na natureza.

Características Da Ariranha

Como já dissemos anteriormente, a ariranha é um animal tipicamente brasileiro, e por isso possui características e hábitos que se adaptam ao clima tropical e aos biomas que temos em nosso país.

Vamos ver agora mais detalhadamente como funciona a alimentação da ariranha, quais são seus hábitos reprodutivos e também quais são os seus aspectos físicos. Dessa forma, poderemos conhecê-la ainda mais antes de entendermos o seu estado de conservação na natureza.

  • Alimentação

As ariranhas são animais com hábitos alimentares carnívoros, o que significa que elas se alimentam de outros animais e não consomem plantas. A sua principal presa é o peixe, mais especificamente a piranha. Na maioria das vezes, ela tende a caçar em grandes grupos com até 10 outros animais, sendo que a caça é feita na água.

Porém, em período de maior escassez de alimentos é comum encontrarmos ariranhas de alimentando de cobras e até mesmo de jacarés, já que tudo irá depender de qual é o seu habitat e quais são os animais presentes lá.

Apesar de parecer um animal frágil para algumas pessoas, a ariranha adulta é considerada uma predadora do topo da cadeia alimentar quando inserida em seu habitat natural.

  • Reprodução

Quanto à reprodução da ariranha podemos destacar uma característica muito interessante que não está presente na maioria das outras espécies: apenas a fêmea dominante do grupo irá reproduzir, ficando em gestação por um período pouco maior que 60 dias.

Ao dar à luz, geralmente a ariranha possui 5 filhotes, que serão cuidados por todos os outros membros do grupo, não apenas pelos seus genitores, o que também é uma característica muito interessante desse animal.

  • Físico

Engana-se quem pensa que a ariranha é um animal de porte pequeno. Isso porque o macho dessa espécie pode chegar a medir 1,8 metros, enquanto a fêmea pode chegar a medir 1,7 metros. Quanto ao peso, o macho pesa quase o dobro da fêmea, já que seu peso está entre 32kg e 45kg, enquanto o da fêmea está entre 22kg e 26kg.

A Ariranha Está Em Extinção?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse animal tão interessante, provavelmente está se questionando qual é a situação da ariranha na natureza, já que a maioria dos animais que se destacam de alguma forma acaba por ser extinta com o passar do tempo.

Infelizmente, essa também é a situação a ariranha. A dúvida que não quer calar é: a ariranha está em extinção nos dias atuais? E, infelizmente, a resposta é sim.

A ariranha atualmente se encontra em um estado preocupante de ameaça de extinção, principalmente por conta da ação de seres humanos, como veremos um pouco mais para frente.

Logo, essa situação não está ocorrendo de forma natural, mas sim por conta da intervenção do ser humano na natureza e da falta de responsabilidade para com a fauna de nosso país.

Estado de Conservação

A ariranha é uma espécie classificada como EN (endangered – em perigo) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Isso significa que a previsão é que ela não seja mais encontrada na natureza em curto prazo, e provavelmente será criada apenas em cativeiro para tentar recolocar a espécie na natureza em um futuro distante.

Portanto, podemos perceber que o estado de conservação da ariranha é bem preocupante, e mesmo assim muitas pessoas não entendem a gravidade dessa problema.

Ariranha Fotografada Dentro da Água
Ariranha Fotografada Dentro da Água

A futura extinção da ariranha é resultado de dois fatores causados pelo ser humano: a caça ilegal para venda da pele do animal e o desmatamento desenfreado, que está resultando na perda do habitat da ariranha. Para se ter uma ideia, entre os anos de 1904 e 1969 cerca de 23 milhões de exemplares da ariranha foram caçados na região da Amazônia para o mercado de peles.

Logo, percebemos que a situação realmente é muito grave e se nada for feito ela entrará para a lista de animais extintos em pouco tempo.

Qual O Risco E Gravidade?

Até aqui você com certeza já percebeu que o risco de uma possível extinção é iminente e praticamente certeza em um futuro próximo. Para se ter noção da gravidade, a classificação EN (onde ela se encontra agora) é a segunda mais grave da lista vermelha com relação a animais na natureza, perdendo apenas para a classificação CR.

De acordo com as previsões, daqui a pouco tempo a ariranha passará da classificação EN para a CR, o que significa que a espécie passará a ser considerada como critically endangered – criticamente em perigo, a categoria de maior risco para espécies selvagens.

Após isso, ela não poderá mais ser encontrada na natureza, apenas em cativeiros em uma possível tentativa de reproduzir a espécie para que ela não desapareça.

Portanto, podemos dizer que a ariranha está em um estado de conservação realmente grave e o risco de ela sumir na natureza é muito alto, por isso leis mais rígidas devem ser criadas e a população também deve ser conscientizada sobre esse problema não apenas no caso da ariranha, mas de todos os outros animais.

Quer saber um pouco mais sobre animais que estão ameaçados de extinção? Leia também: Os Ursos Estão em Extinção? Quais Espécies e Riscos de Cada?

Veja também

Quais os Sintomas de Piometra em Cachorros? Como Tratar?

Apesar do nome diferente, infelizmente, trata-se de um problema grave, mas muito comum em cadelas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *